Acompanhe
Como você descreveria bem-estar?
É uma experiência muito subjetiva, não é?
Mesmo assim, cientistas e entidades internacionais se debruçam sobre o tema para entender como podemos alcançar esse estado fundamental para a qualidade de vida, de uma perspectiva individual e coletiva.
Um ramo da Psicologia que se dedica ao assunto é a Psicologia Positiva, que desenvolveu nos anos 2000 o Modelo SPIRE para descrever os aspectos individuais que contribuem para o bem-estar.
A seguir, você vai conhecer mais detalhes desse modelo e como usá-lo para desenvolver a autoconsciência. Confira:
Bem-estar é um estado de felicidade e contentamento, caracterizado por baixos níveis de stress e boa qualidade de vida, que se manifestam em boas condições de saúde física e mental.
Essa é a definição da Associação Americana de Psicologia (APA) , mas podemos detalhar mais o conceito.
Para a Psicologia, entendemos o que é bem-estar a partir de duas dimensões:
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fornece mais parâmetros de bem-estar com o Índice para uma Vida Melhor , que propõe medir esse estado de satisfação de um ponto de vista coletivo e comparativo.
Para isso, são analisados 11 quesitos de bem-estar de 41 países, incluindo o Brasil. Os quesitos são:
Cada quesito tem índices próprios. O do emprego, por exemplo, avalia as taxas de emprego e desemprego de um país, os rendimentos pessoais da população e a segurança no emprego.
Existem outras propostas de conceitos e avaliação do bem-estar. É o caso do Modelo SPIRE.
O Modelo SPIRE é uma representação gráfica de 5 dimensões que compõem o estado de bem-estar de um indivíduo na sua integralidade. SPIRE é o acrônimo para:
Ele foi desenvolvido pelo psicólogo e pesquisador Tal Ben-Shahar dentro da linha da Psicologia Positiva. Este ramo da Psicologia se concentra no estudo das emoções e reações relacionadas à felicidade.
Nesse sentido, o Modelo SPIRE propõe que as pessoas adotem um ponto de vista direcionado às 5 dimensões do bem-estar para cuidarem da sua saúde emocional. A ideia é diminuir a influência do viés da negatividade nas situações do cotidiano.
>>> Leia também: O modelo PERMA e a relação com o bem-estar
Centro de estudos norte-americano da Psicologia Positiva, o Wholebeing Institute disponibiliza um framework que ajuda as pessoas a desenvolverem a autoconsciência e, assim, planejar ações para conquistarem bem-estar.
A instituição chama esse framework de check-in SPIRE, que deve ser preenchido diariamente por quem deseja ampliar a visão que tem sobre si mesmo. O exercício abaixo foi adaptado do material da Wholebeing Institute e envolve 5 passos:
Você pode fazer o check-in SPIRE em uma folha de papel, em uma planilha de Excel ou no template disponibilizado pelo Wholebeing Institute.
O check-in SPIRE pode ser combinado à reflexão sobre as seguintes questões:
>>> Leia também: Qual a diferença entre emoção e sentimento? A Psicologia responde
Ao preencher o check-in, pode ser difícil pensar em ações práticas que contribuam para o seu bem-estar. Veja alguns exemplos que podem te ajudar, separados pelas dimensões do Modelo SPIRE:
O Modelo SPIRE fez sentido para você?
Você pode aprender outras técnicas de Psicologia Positiva com professores que são referência internacional no assunto na Pós PUCPR Digital !
Maria Sirois, Psy.D. em Psicologia Positiva e professora convidada da Pós PUCPR Digital.
Um deles é Maria Sirois , professora convidada do curso Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness. Ela é Psy.D. em Psicologia Positiva e autora dos livros "Felicidade após a perda" (2016).
Maria Sirois ministra a disciplina Positividade e Resiliência Humana: Anticorpos da Mente , que também pode ser realizada no formato de curso livre.
Por okleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!