Saúde Mental e Neurociência

O Modelo SPIRE e as 5 dimensões do bem-estar

Como você descreveria bem-estar?

É uma experiência muito subjetiva, não é?

Mesmo assim, cientistas e entidades internacionais se debruçam sobre o tema para entender como podemos alcançar esse estado fundamental para a qualidade de vida, de uma perspectiva individual e coletiva.

Um ramo da Psicologia que se dedica ao assunto é a Psicologia Positiva, que desenvolveu nos anos 2000 o Modelo SPIRE para descrever os aspectos individuais que contribuem para o bem-estar.

A seguir, você vai conhecer mais detalhes desse modelo e como usá-lo para desenvolver a autoconsciência. Confira:

O conceito de bem-estar
O que é o Modelo SPIRE
Exercício de autoconhecimento com o Modelo SPIRE
Ações práticas para melhorar o seu bem-estar a partir do Modelo SPIRE
Aprenda outras técnicas de Psicologia Positiva com quem é referência

Inscreva-se na pós-graduação em Neurociência da Pós PUCPR Digital

O conceito de bem-estar

Bem-estar é um estado de felicidade e contentamento, caracterizado por baixos níveis de stress e boa qualidade de vida, que se manifestam em boas condições de saúde física e mental.

Essa é a definição da Associação Americana de Psicologia (APA), mas podemos detalhar mais o conceito.

Para a Psicologia, entendemos o que é bem-estar a partir de duas dimensões:

1. Avaliação da vida: pensamentos que temos quando refletimos sobre nossas condições de saúde, alimentação, habitação, educação e segurança;
  2. Avaliação emocional: frequência e intensidade de momentos de alegria, estresse, tristeza, raiva e ternura. A partir delas é que as pessoas definem suas vidas como agradáveis ou desagradáveis.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fornece mais parâmetros de bem-estar com o Índice para uma Vida Melhor, que propõe medir esse estado de satisfação de um ponto de vista coletivo e comparativo.

Para isso, são analisados 11 quesitos de bem-estar de 41 países, incluindo o Brasil. Os quesitos são:

1. Moradia;
  2. Renda;
  3. Emprego;
  4. Comunidade;
  5. Educação;
  6. Meio ambiente;
  7. Governança;
  8. Saúde;
  9. Satisfação de vida;
  10. Segurança;
  11. Equilíbrio vida-trabalho.

Cada quesito tem índices próprios. O do emprego, por exemplo, avalia as taxas de emprego e desemprego de um país, os rendimentos pessoais da população e a segurança no emprego.

Existem outras propostas de conceitos e avaliação do bem-estar. É o caso do Modelo SPIRE.

>>> Leia também: O que estuda a neurociência, campo que revolucionou o conhecimento científico

O que é o Modelo SPIRE

O Modelo SPIRE é uma representação gráfica de 5 dimensões que compõem o estado de bem-estar de um indivíduo na sua integralidade. SPIRE é o acrônimo para:

• Espiritual (S): levar uma vida de propósito e apreciar o momento presente;
  • Físico (P): cuidar da saúde e da conexão entre corpo e mente;
  • Intelectual (I): se engajar em aprender e estar aberto a novas experiências;
  • Relacional (R): cativar relacionamos construtivos consigo mesmo e com os outros;
  • Emocional (E): aceitas todas as emoções e buscar mais resiliência e positividade.

Ele foi desenvolvido pelo psicólogo e pesquisador Tal Ben-Shahar dentro da linha da Psicologia Positiva. Este ramo da Psicologia se concentra no estudo das emoções e reações relacionadas à felicidade.

Nesse sentido, o Modelo SPIRE propõe que as pessoas adotem um ponto de vista direcionado às 5 dimensões do bem-estar para cuidarem da sua saúde emocional. A ideia é diminuir a influência do viés da negatividade nas situações do cotidiano.