Negócios e Gestão

Conheça a Teoria da Mudança, ferramenta para avaliar impacto social

A Teoria da Mudança é um modelo de planejamento usado por empreendedores sociais e organizações para descrever o impacto desejado causado por uma intervenção ou programa em uma determinada comunidade.

Se você se interessa por negócios sociais e sonha em realizar um projeto de impacto na sua empresa, esse é um dos métodos mais indicados. Ele facilita a visualização de ações práticas que, no longo prazo, vão melhorar a vida das pessoas.

Conheça o conceito e os estágios da Teoria da Mudança a seguir:

O que diz a Teoria da Mudança
Quem criou a Teoria da Mudança
Vantagens e desvantagens de aplicar a Teoria da Mudança
Quando aplicar o método da Teoria da Mudança
Os 6 estágios da Teoria da Mudança

1. Insumos (Inputs)
  2. Atividades (Activities)
  3. Produtos (Outputs)
  4. Resultados Intermediários (Intermediate Outcomes)
  5. Resultados Finais (Outcomes)
  6. Impacto (Impact)

Inscreva-se no curso Transição Energética: Novos Negócios e o Futuro da Energia da Pós PUCPR Digital!

O que diz a Teoria da Mudança

A Teoria da Mudança é uma abordagem de planejamento que reúne atributos de avaliação, mensuração e acompanhamento do impacto de um programa. Ela trabalha com uma perspectiva de resultados a longo prazo, analisada a partir da sequência de resultados intermediários.

A aplicação da Teoria da Mudança começa com a descrição do que se espera alcançar, etapa que vai nortear o mapeamento do que deve ser feito no curto e médio prazo para chegar a esse objetivo. Para isso, é feita uma representação gráfica causal de como e por que uma mudança deve acontecer em um dado contexto.

Modelo de Teoria da Mudança adaptado do Planet B Insights.
Modelo de Teoria da Mudança adaptado do Planet B Insights

Assim fica mais fácil para todos os envolvidos visualizarem que os resultados de longo prazo só serão alcançados caso os de médio e curto prazo sejam atingidos. Representantes de todos os stakeholders devem fazer parte do processo, o que inclui diretores, colaboradores, parceiros e beneficiários do programa.

É importante lembrar que os indicadores de sucesso estabelecidos para os resultados de curto, médio e longo prazo devem ser mensuráveis. Também devem ser definidas ações específicas para alcançar cada um dos objetivos.

Os três tipos de organização que mais usam a Teoria da Mudança são:

• Organizações da sociedade civil, como institutos, fundações e agências de cooperação;
  • Agências governamentais das áreas da saúde, assistência social e desenvolvimento agrário;
  • Negócios de impacto social.

>>> Leia também: Seriam as DAOs o futuro do trabalho?

Quem criou a Teoria da Mudança

Não dá para mencionar apenas um nome como criador. A Teoria da Mudança é uma construção coletiva que se iniciou na década de 1950 e ganhou força na organização internacional sem fins lucrativos Aspen Institute.

Foi nesse espaço de debate que surgiu o Roundtable on Community Change, em 1990, cujas conclusões foram publicadas no livro “New Approaches to Evaluating Comprehensive Community Initiatives” (1995).

Dentre os pesquisadores que contribuíram para a definição do conceito estão Huey Chen, Peter Rossi, Michael Quinn Patton e Carol Weiss. Esta foi a grande responsável pela popularização do nome “Teoria da Mudança”, além de colocar como um dos objetivos a resposta a três perguntas fundamentais:

1. Por que é tão difícil compreender os pressupostos que dão base às mudanças sociais?
  2. Por que as fases que antecedem os resultados finais e que mostram como uma política ou programa se desdobra nas comunidades são tão pouco evidentes e explicitadas?
  3. Por que os stakeholders tipicamente desconhecem o caminho e os desdobramentos dos programas com os quais se relacionam?

>>> Leia também: Futuro do trabalho: as profissões que deixarão de existir (e as que irão surgir)

Vantagens e desvantagens de aplicar a Teoria da Mudança

As vantagens da Teoria da Mudança são:

• Ter uma hipótese clara e testável que permite uma previsão mais assertiva dos resultados;
  • Ter uma representação visual didática para ser compartilhada com todos os stakeholders;
  • Ter uma ferramenta de comunicação que expresse de forma inteligível a complexidade da iniciativa.

Já como desvantagem podemos citar possíveis falhas que podem surgir na cadeia resultados, ao estabelecer metas de longo prazo que não podem ser alcançadas pelas de médio e curto. Por isso o indicado é combinar a Teoria da Mudança com outras metodologias de gestão.

Quando aplicar o método da Teoria da Mudança

A Teoria da Mudança é indicada para todo empreendedor ou grande organização que deseja ter uma compreensão clara e sistematizada dos resultados que deseja alcançar no longo prazo. O método também permite visualizar a forma e os passos necessários para alcançar os objetivos.

Algumas situações específicas em que a Teoria da Mudança pode ser aplicada são:

• Desenvolvimento de projetos e programas, ao facilitar a definição de objetivos, estratégias de implementação e metas. Também contribui para o direcionamento de recursos e para a mensuração consistente dos resultados;
  • Avaliação de impacto, ao facilitar a visualização de como as como as atividades implementadas contribuíram para os resultados intermediários e finais;
  • Comunicação de resultados de forma clara e acessível para as partes interessadas e o público em geral, o que facilita a prestação de contas para os stakeholders;
  • Desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade a longo prazo.