

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
Conheça o conceito e os estágios da Teoria da Mudança a seguir.
Os três tipos de organização que mais usam a Teoria da Mudança são:
Dentre os pesquisadores que contribuíram para a definição do conceito estão Huey Chen, Peter Rossi, Michael Quinn Patton e Carol Weiss. Esta foi a grande responsável pela popularização do nome “Teoria da Mudança”, além de colocar como um dos objetivos a resposta a três perguntas fundamentais:
Já como desvantagem podemos citar possíveis falhas que podem surgir na cadeia resultados, ao estabelecer metas de longo prazo que não podem ser alcançadas pelas de médio e curto. Por isso o indicado é combinar a Teoria da Mudança com outras metodologias de gestão.
Algumas situações específicas em que a Teoria da Mudança pode ser aplicada são:
Vamos usar como exemplo nesse e nos demais estágios da Teoria da Mudança um programa social que pretende reduzir a evasão escolar de adolescentes em uma determinada comunidade. Os insumos necessários para começar a intervenção seriam:
Alguns exemplos são:
São os resultados imediatos ou tangíveis das atividades implementadas no estágio anterior. Eles são medidos com indicadores quantitativos, como:
Em nosso exemplo sobre o programa de combate à evasão escolar, os resultados intermediários podem incluir mudanças no:
Quer saber mais sobre a Teoria da Mudança? Confira algumas obras dos pesquisadores mencionados e as fontes consultadas para este guia do Blog da Pós PUCPR Digital:
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!