

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
Assim como a Inteligência Artificial Limitada, a Inteligência Artificial Geral é dividida em duas subcategorias:
É importante dizer que não há um consenso sobre o conceito de Inteligência Artificial. De forma geral, os estudos da área se dividem em 4 dimensões de pesquisa:
Filósofos da Antiguidade Clássica já discutiam a possibilidade de existência da Inteligência Artificial. Como campo científico, ela remonta à década de 1940, com os trabalhos de Warren Macculloch (1898-1969) e Walter Pitts (1923-1969).
A Inteligência Artificial é o campo da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de executar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como raciocínio, aprendizado, percepção e tomada de decisão.
O conceito moderno de Inteligência Artificial foi estruturado por Alan Turing, em 1950, com a publicação do artigo Computing Machinery and Intelligence. No entanto, os primeiros experimentos práticos surgiram nas décadas de 1950 e 1960 em universidades como MIT, Princeton, Stanford e Carnegie Mellon.
A IA já faz parte da rotina de milhões de pessoas em ferramentas como:
Existem três tipos principais de inteligência artificial:
Também chamada de IA fraca, é projetada para executar tarefas específicas, como reconhecimento de voz, recomendações de filmes ou funcionamento de chatbots. Não possui consciência ou raciocínio amplo.
A IA Limitada se divide em:
A IA Geral é um modelo teórico que busca reproduzir habilidades cognitivas humanas, como raciocínio lógico, percepção sensorial, linguagem natural e aprendizado em diferentes contextos.
IA Forte é outro nome dado à Inteligência Artificial Geral, já que ela teria capacidade de realizar qualquer tarefa intelectual que um humano desempenha.
A Superinteligência Artificial é uma hipótese de sistemas que superariam as capacidades humanas em ciência, criatividade, habilidades sociais e solução de problemas, ultrapassando a inteligência natural.
Não. Ela é apenas um conceito teórico e ainda não há sistemas com esse nível de inteligência.
Quer saber mais sobre os tipos de Inteligência Artificial? Confira algumas obras dos pesquisadores mencionados e as fontes consultadas para este guia do Blog da Pós PUCPR Digital:
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!