Tecnologia

Tipos de Inteligência Artificial que fazem (e que não fazem) parte do nosso dia a dia

Há 3 tipos de Inteligência Artificial (IA): a Limitada, a Geral e a Superinteligência.

Enquanto as duas últimas existem apenas no plano das ideias, a IA Limitada faz parte do nosso dia a dia há algumas décadas. Assistentes virtuais como Siri e Alexa, serviços de streaming como a Netflix e chatbots usados por empresas no WhatsApp são os exemplos mais comuns.

A seguir, você vai conhecer mais detalhes de cada um dos tipos de Inteligência Artificial. Confira:

Tipos de Inteligência Artificial

1. Inteligência Artificial Limitada (Narrow Artificial Intelligence, NAI)
  2. Inteligência Artificial Geral (Artificial General Intelligence, AGI)
  3. Superinteligência Artificial (Artificial Superintelligence, ASI)

O conceito de Inteligência Artificial
A história da Inteligência Artificial
Aprenda sobre Inteligência Artificial com quem é referência

Inscreva-se na pós-graduação em Governança de TI da Pós PUCPR Digital

Tipos de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é classificada em 3 tipos, de acordo com a capacidade e funcionalidade:

1. Inteligência Artificial Limitada (Narrow Artificial Intelligence, NAI)

Também chamada de “IA fraca”. Tem como único objetivo realizar as atividades para as quais foi programada, armazenando uma grande quantidade de dados e fazendo cálculos complexos com rapidez. Por isso é capaz de realizar funções específicas e solucionar problemas pré-determinados.

Esse tipo de Inteligência Artificial usa machine learning, deep learning e processamento de linguagem natural para se autoaprimorar, porém não tem o mesmo desempenho nem versatilidade do cérebro humano.

A Inteligência Artificial Limitada engloba mais duas subcategorias: máquinas reativas e memória limitada.

Máquinas Reativas

O tipo mais antigo de Inteligência Artificial. Mimetizam a capacidade humana de responder a diferentes estímulos, por isso sua usabilidade se baseia em respostas automáticas a um conjunto de inputs. Não têm uma funcionalidade baseada em memória.

A IA que derrotou Garry Kasparov em uma partida de xadrez em 1997, a Deep Blue da IBM, era uma máquina reativa.

Membros da equipe responsável pelo Deep Blue da IBM levam o sistema pelas ruas de Nova York. Divulgação IBM.Membros da equipe responsável pelo Deep Blue da IBM levam o sistema pelas ruas de Nova York. Divulgação IBM.

Memória Limitada

Armazenam mais informações do que as máquinas reativas, por isso são capazes de tomar pequenas decisões autônomas. Para isso, elas criam banco de dados a partir do histórico de interação com o usuário.

As indicações dos serviços de streaming como a Netflix, por exemplo, têm como base a Inteligência Artificial Limitada. Outro exemplo são as assistentes virtuais como a Siri e a Alexa.

Alexa da Amazon é um exemplo de IA Fraca. Foto de 2018 da Quote Catalog.Alexa, a assistente virtual da Amazon, é um exemplo de IA Fraca. Foto de 2018 da Quote Catalog.

2. Inteligência Artificial Geral (Artificial General Intelligence, AGI)

Ainda em desenvolvimento, sem exemplos que façam parte do nosso dia a dia. Os sistemas seriam capazes de emular habilidades cognitivas e solucionar problemas para os quais não foram programados. Ou seja, a máquina conseguiria realizar qualquer tarefa que poderia ser executada por uma pessoa.

Chamada de “IA forte”, em teoria a Inteligência Artificial Geral superaria a capacidade humana, pois seria capaz de acessar e processar um grande volume dados em uma velocidade sobre-humana. Para isso, esse tipo de Inteligência Artificial teria as seguintes habilidades:

• Pensamento abstrato;
  • Conhecimento do contexto;
  • Raciocínio lógico;
  • Raciocínio de causa e efeito;
  • Aprendizado por transferência;
  • Percepção sensorial;
  • Habilidades motoras finas;
  • Compreensão da linguagem natural.

Assim como a Inteligência Artificial Limitada, a Inteligência Artificial Geral é dividida em duas subcategorias:

Máquinas cientes

Esse tipo de IA é capaz de compreender os estímulos que recebe para processar as informações.

Máquinas autoconscientes

Têm consciência do mundo e da própria existência, o que facilita a compreensão de estímulos.

3. Superinteligência Artificial (Artificial Superintelligence, ASI)

Existe apenas no campo teórico. A Superinteligência Artificial se refere a um sistema que demonstra poderes intelectuais sobre-humanos em praticamente toda área do conhecimento, incluindo a ciência, a criatividade e as habilidades sociais.

Às vezes a expressão é usada como sinônimo de “IA Forte”.