Quem é Yu-Kai Chou, o pioneiro da gamificação

"Gamificação é a arte de extrair toda a diversão e os elementos engajantes dos jogos e aplicá-los em atividades produtivas do mundo real.”

“Gamification is the craft of deriving all the fun and engaging elements found in games and applying them to real-world or productive activities.”

Yu-Kai Chou, pioneiro da gamificação, consultor e palestrante.

É assim que uma tendência global é definida por Yu-Kai Chou, pesquisador e palestrante internacional sobre Gamificação e Behavioral Design e fundador da The Octalysis Group.

O taiwanês foi um dos pioneiros a transportar a lógica dos jogos para as corporações, por meio de uma metodologia exclusiva, desenvolvida após quase vinte anos de pesquisas: o Octalysis Framework.

O conhecimento de Yu-Kai Chou o levou a ministrar palestras ao redor do mundo, em organizações como a Google, Universidade de Stanford, LEGO, Tesla, TEDx e Huawei, além de ter prestado consultoria para os governos do Reino Unido, Singapura, Coreia do Sul e Bahrain.

As ideias dele já impactaram mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, por meio da implantação de estratégias de gamificação nos mais diferentes segmentos econômicos.

E a lista de instituições que procuraram Yu-Kai Chou só aumenta: ele já prestou consultoria e fez projetos para a LEGO, Uber, Volkswagen/Porsche, Sberbank, eBay, Fidelity Investments, AIG Japan e Verizon. Todas o procuraram pelas vantagens de se implementar a gamificação.

Mas o que é esta metodologia exclusiva que ajudou tanto estas empresas? E o que você pode aprender com a trajetória de Yu-Kai Chou? Confira neste artigo.

Yu-Kai Chou e os primórdios da gamificação

Yu-Kai Chou nasceu em 9 de maio de 1986, em Taipei, Taiwan. Como o pai era diplomata do governo taiwanês, ele morou em diferentes países na infância, como África do Sul, Estados Unidos e Canadá.

Sempre foi um apaixonado por videogames, o que o levou a ter uma epifania ao jogar Diablo II, da Blizzard Entertainment. De uma hora para outra, após meses dedicando-se a aumentar o nível dos personagens, Chou não viu mais um motivo para continuar jogando. Ele se perguntou: como fazer com o que os jogos tenham um sentido e, ao mesmo tempo, deixar a vida mais divertida?

A reflexão o motivou a desenvolver o conceito de "Lifestyle Gamification" em 2003, o que o inspiraria a empreender pouco depois, com a fundação da empresa Future Delivery, voltada à consultoria e implementação de estratégias de gamificação em processos seletivos.

Nos primeiros anos de carreira, Chou enfrentou o descrédito por parte de empresários, que achavam que gamificar um processo era algo infantil.

Tudo mudou em 2010, quando o termo "gamificação" voltou a aparecer no mundo dos negócios e virou uma ferramenta chave de engajamento de consumidores e colaboradores. Yu-Kai Chou já estava à frente da concorrência e apresentou para o mercado o framework Octalysis, metodologia que se tornou referência mundial.

A inovação de Yu-Kai Chou fez com que ele ficasse em 1º lugar na lista “Gamification Gurus Power 100” da RISE, além de receber o título de Guru da Gamificação dos anos de 2014, 2015 e 2017, premiação concedida pelo Gamification Congress e pela Gamification Europe Conference.

Em 2015, ele publicou o livro “Actionable Gamification: Beyond Points, Badges and Leaderboards”, em que compartilha o resultado de anos de pesquisas nas áreas da gamificação e no Human-Focused Design.

O que é o Octalysis Framework

A metodologia exclusiva inventada por Yu-Kai Chou tem como base o Human-Focused Design, com o objetivo de fomentar a motivação e o engajamento das pessoas que fazem parte do público-alvo.

O modelo pode ser usado no ensino, no marketing, na gestão de pessoas e em outros setores de corporações em que haja a necessidade de gamificar processos. Você confere alguns cases de sucesso de gamificação aplicada em grandes empresas neste artigo.

O Octalysis Framework é dividido em oito Cores Drives, que são elementos motivadores de atividades específicas. O processo de gamificação envolve aplicar pelo menos um deles, dependendo do objetivo. Os Cores Drives são:

1. Significado Épico & Chamado (Epic Meaning & Calling)
  2. Desenvolvimento & Realização (Development & Accomplishment)
  3. Empoderamento da Criatividade & Feedback (Empowerment of Creativity & Feedback)
  4. Propriedade & Posse (Ownership & Possession)
  5. Influência Social & Afinidade (Social Influence & Relatedness)
  6. Escassez & Impaciência (Scarcity & Impatience)
  7. Imprevisibilidade & Curiosidade (Unpredictability & Curiosity)
  8. Perda & Prevenção (Loss & Avoidance)