

Neurobranding e Neuromarketing: Estratégias de Engajamento Sensorial
Com António Damásio, Jaime Troiano, Yuval Noah Harari e mais.

Por que este curso?
Integre ciência e estratégia
Domine ferramentas avançadas
Explore múltiplos sentidos
Entenda o comportamento do consumidor
Desperte o potencial criativo
Diferencie-se no mercado

Saiba mais no Guia do Curso
- Carga horária
- Como funcionam as aulas e atividades avaliativas
- Como é a experiência da Pós PUCPR Digital
- Ementa disciplina a disciplina
- Condições comerciais e opções de pagamento
Pronto!
Agora é só clicar no botão abaixo para fazer o download do guia do curso.
Baixar guia do cursoDetalhes do curso
É necessário entender como o cérebro humano decide, para usar este conhecimento na valorização de marcas.
Prepare-se para uma nova era no marketing: onde neurociência, dados e criatividade são o centro das suas estratégias.
- Criar estratégias de marketing eficazes e inovadoras: utilize insights da neurociência para desenvolver campanhas que se conectem de forma autêntica com os consumidores;
- Engajar consumidores profundamente: aprenda a criar experiências sensoriais que transformam interações em conexões emocionais;
- Personalizar abordagens para o público-alvo: compreenda como a criação de conexões emocionais se tornou um diferencial competitivo no mercado atual;
- Dominar técnicas de neuromarketing: aplique ferramentas e estratégias para transformar interações entre marcas e consumidores em experiências marcantes.
- Empreendedores e gestores interessados em compreender melhor o comportamento do consumidor para aprimorar produtos e serviços;
- Especialistas em branding, comportamento do consumidor ou comunicação que buscam agregar insights científicos ao trabalho;
- Pesquisadores e acadêmicos que desejam explorar a interseção entre neurociência e marketing;
- Líderes de marcas que querem transformar suas estratégias de engajamento usando neurociência como diferencial competitivo.
As estrelas com quem você vai aprender
Conhecimento acadêmico e bagagem prática. Tudo isso junto, nas suas aulas, no seu curso.

Flávia Ávila
- Economista comportamental com mais de 15 anos de experiência.
- Fundadora da InBehavior Lab.
- Fundadora da Rede EconomiaComportamental.org.
- Fundadora da primeira pós-graduação em Economia Comportamental no Brasil (ESPM Business School, 2016).
- Co-organizadora do livro "Guia de Economia Comportamental e Experimental".
- Experiência com experimentos de laboratório e de campo.
- Autora de material de referência em português sobre Economia Comportamental e Experimental.
- Colaboradora com pesquisadores renomados, como Richard Thaler, Dan Ariely, Cass Sunstein, entre outros.

Tiago Cavalcanti Tabajara
- Renomado especialista brasileiro em Neurociência aplicada aos negócios.
- Doutorado e mestrado em Neuromarketing obtidos nos Estados Unidos.
- Autor do primeiro livro sobre Mindset no Brasil, "Mente de Aço Atitudes de Ouro", BestSeller pela revista Veja.
- Mais de duas décadas de experiência no setor comercial em empresas multinacionais
- CEO da Infinity Neurobusiness School.
- CEO da MindSync Tecnologia, empresa inovadora no desenvolvimento de software para FIT Cultural em empresas.
- Criador e coordenador do primeiro MBA em Neurobusiness do Brasil.
- Líder do Programa de Mestrado Americano em "Master of Science in Neuroscience for Business".
- Impactou mais de 13 mil alunos com quase 11 mil horas de aulas ministradas.

António Damásio
- Professor da cátedra David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Filosofia.
- Diretor do Instituto do Cérebro e da Criatividade na Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles.
- Formado em neurologia e neurociência, com contribuições importantes para a compreensão dos processos cerebrais relacionados ao afeto, tomada de decisões e consciência.
- Autor de centenas de artigos científicos e um dos cientistas mais citados no mundo.
- Recentemente, focado na biologia da consciência, regulação da vida e natureza não biológica da inteligência artificial.
- Autor de livros influentes como "O Erro de Descartes" e "O Sentimento de Si".
- Membro da Academia Nacional de Medicina dos EUA, Academia Americana de Artes e Ciências e Academia das Ciências de Lisboa.
- Recebeu diversos prêmios e doutorados honorários.
- Escola Secundária António Damásio fundada em Lisboa em 2013.
- Membro do Conselho de Estado de Portugal de 2016 a fevereiro de 2024.

Jaime Troiano
- Membro do Hall da Fama dos profissionais de Marketing no Brasil.
- Formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP.
- Fundou e comanda há quase 30 anos a Troiano Branding , primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas .
- Antes disso, foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubicam , MPM-Lintas e BBDO , com atuação em toda América Latina.
- Autor de 4 livros best-sellers sobre gestão de marcas e comportamento de consumidor: “As Marcas no Divã” (Editora Globo), “Brand Intelligence” (Estação das Letras e Cores), “Qual é o seu Propósito?” (CLA) e “Ecos na Pandemia” (CLA).

Edgard Morya
- Graduado em Fisioterapia e possui doutorado e pós-doutorado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo.
- Atualmente, coordena pesquisas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, e é docente no curso de Mestrado em Neuroengenharia.
- Tem ampla experiência em neurorreabilitação, neurociência, neuroengenharia, neurofisiologia, eletrofisiologia, controle motor, psicofísica e acoplamento sensório-motor.

Daiane Golbert
- Doutora em Ciências biológicas (Genética) pela UFRJ, em estreita colaboração com o Laboratório Nacional de Computação Científica e Fiocruz-RJ;
- Pós-doutora em Neurociências pela Brown University/EUA e Instituto do Cérebro/UFRN;
- Autora de artigos que foram publicados em importantes revistas científicas internacionais, como a Nature, sobre os temas imunogenética, neurogenética de sono e memória, psicodélicos e ansiedade e ensino de genética;
- Experiência em docência em instituições públicas e privadas: IFRN, UNP, UNIFACEX, UFRN, Pós em Neurociência do Sono Infantil;
- Parecerista da International Brain Organization-IBRO;
- Artista visual de Mandalas, com experiência de mais de 10 anos em exposições, cursos ministrados e produções de artigos de arte;

Clóvis de Barros Filho
- Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
- Autor de mais de 30 livros, como “A vida que vale a pena ser vivida”, “Ética e vergonha na cara!” e “A felicidade é inútil”.
- Pesquisador e Consultor em Ética da UNESCO.
- Há dez anos atua como alestrante e consultor de grandes empresas.
- Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.
- Mestre em Ciência Política pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris(1990).
- Especialista em Direito Constitucional (1988) e em Sociologia do Direito (1989) pela Université Panthéon-Assas de Paris.
- Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo (1985) e em Direito pela USP (1986).

Yuval Noah Harari
- Professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. Suas ideias mudaram a forma de enxergamos a história e o futuro, tornando-o uma das figuras mais emblemáticas do século 21;
- Autor dos best-sellers " Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", " Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã" e " 21 Lições para o Século 21";
- Cofundador da Sapienship, organização multidisciplinar que busca debater e encontrar soluções para os maiores problemas da atualidade.

Gabriel Viégas
- Coautor da adaptação da metodologia Lean Inception para ambiente totalmente remoto.
- Professor de cursos de pós-graduação e MBAs.
- Certificações: Agile Product Owner pela Scrum Alliance e Certified Lean Inception Facilitator pela Caroli.org.
- Foi Analista de Produtos, Product Owner e Coordenador Comercial na Terra Networks.
- Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria e desenvolvimento de software.
- Administrador de Empresas, com especializações em Gestão de Projetos de TI, E-commerce e Marketing Digital.

Flávia Ávila
Conheça
Tiago Cavalcanti Tabajara
Conheça
António Damásio
Conheça
Jaime Troiano
Conheça
Edgard Morya
Conheça
Daiane Golbert
Conheça
Clóvis de Barros Filho
Conheça
Yuval Noah Harari
Conheça
Gabriel Viégas
ConheçaO que você vai desenvolver
Veja o programa com todas as disciplinas do curso:
Admirável Futuro Novo
- Os potenciais da inteligência artificial e biotecnologia;
- Obstáculos políticos e educacionais contemporâneos;
- Visão interdisciplinar sobre a área de Negócios, Direito, Educação, Tecnológica e da Saúde;
- Possíveis caminhos de superação dos desafios globais.

Ética: Inteligência Moral na Era Digital
- Dilemas éticos contemporâneos e seus impactos no futuro;
-A importância da inteligência moral na tomada de decisão.

Neurociência Aplicada a Negócios
- Marcadores somáticos e neurônios-espelho;
- Estratégias de estímulo ao consumo, como mensagens subliminares e estímulos sensoriais do neuromarketing;
- Exposição a situações de estímulo ao consumo;
- Atividade profissional em vendas com foco na satisfação e no bem-estar do cliente.

Cérebro a Nosso Favor: Neurociência Aplicada à Saúde Mental
- Entendimento da maneira como os humanos foram constituídos, para aprender e gerenciar suas emoções;
- Origens dos principais conflitos pessoais e interpessoais da atualidade;
- Estratégias de desenvolvimento da inteligência emocional para autoconhecimento e aprimoramento de habilidades sociais;
- Aplicações em contextos de tomada de decisão e liderança.
Psicologia da Comunicação: Uma Abordagem Neurocientífica
- Compreensão de como o cérebro percebe, interpreta e responde aos estímulos comunicativos;
- Análise dos efeitos neurocientíficos na persuasão, influência e compreensão de mensagens;
- Habilidade para estabelecer interações mais eficazes e impactantes em contextos pessoais e profissionais.
Jornada do Cliente
- Técnicas e ferramentas para mapeamento e análise da jornada do cliente;
- Melhoria da experiência do cliente como objetivo principal;
- Construção da jornada do cliente com foco nas necessidades como elemento central do processo.

Interfaces Humano-Máquina: O Hibridismo e a Neurociência
- Desenvolvimento de ciborgues e seus impactos;
- Reflexão sobre os benefícios do aprimoramento de capacidades humanas;
- Avaliação das características humanas, especialmente cognitivas, potencializadas pelo hibridismo humano-máquina.
Neurociência da Inspiração: Desvendando o Processo Criativo
- Processamento de estímulos e informações para insights e soluções inovadoras;
- Neuroplasticidade, estados de fluxo e técnicas para estimular a criatividade;
- Fundamentos neurocientíficos da inspiração para potencializar a criatividade;
- Desenvolvimento de abordagens eficazes para resolução de problemas e promoção da inovação. -

Consciência e Decisões: Uma Abordagem Neuroética
- Investigação de como o cérebro processa informações, influenciando percepção, raciocínio e escolhas morais;
- Discussão sobre livre arbítrio, responsabilidade moral e dilemas éticos contemporâneos;
- Impacto das descobertas neurocientíficas na reflexão ética e tomada de decisões;
- Aplicações na liderança, resolução de conflitos e negociação para promover um ambiente ético e produtivo;
- Aplicações em saúde mental para criar intervenções terapêuticas mais eficazes, promovendo bem-estar e resiliência.
Gestão de Marca: Branding
- Uso de estratégias e ferramentas atuais para cada etapa do processo de valorização de marca;
- Avaliação de estratégias adequadas para construção, posicionamento e administração de marcas no digital.

Experiência do Consumidor e Estratégias de Marketing Multissensorial
- Uso de estímulos sensoriais no marketing para gerar maior envolvimento com a marca;
- Criação de estratégias multissensoriais para aumentar a percepção e a conexão emocional do consumidor com produtos e serviços;
- Abordagem de experiências de marca imersivas e consistentes através de estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e gustativos.
Economia Comportamental
- Estudo da psicologia econômica e suas aplicações práticas;
- Aplicação dos conceitos em finanças, marketing, saúde e políticas públicas;
- Discussão de estudos de caso e experimentos reais;
- Desenvolvimento de habilidades para compreender decisões humanas;
- Aplicação interdisciplinar em diversas áreas e profissões.

Fundamentos e Aplicações de Neurociência para Marketing
- Análise de como o cérebro processa informações e reage a estímulos de compra;
- Aspectos neuroanatômicos e neurofisiológicos relacionados com as decisões de compra e de consumo.
Neurobranding e Comportamento do Consumidor
- Análise de aspectos cognitivos e emocionais relacionados às escolhas dos consumidores;
- Estudo do papel da atenção, emoção, memória e aprendizagem no fortalecimento de marcas;
- Desenvolvimento de estratégias para captar atenção, criar conexões emocionais e construir marcas memoráveis.
Ferramentas de Neuromarketing
- Análise de respostas cognitivas e emocionais a anúncios, vídeos, produtos, preços e embalagens;
- Estudo de métodos como eye tracking, eletroencefalograma e análise de expressões faciais;
- Discussão sobre potencialidades e aplicações de técnicas neurométricas e biométricas;
- Capacitação para planejar avaliações de respostas a estímulos mercadológicos usando ferramentas neurocientíficas.
Entenda o curso
Confira as principais informações da pós para fazer a sua escolha.
Formação em 360h
300h de conteúdo divididas em 15 disciplinas + 60h destinadas ao Projeto de Aplicação.
Conteúdo para enriquecer sua jornada
Aprofunde sua aprendizagem com artigos, vídeos e cases reais, além de uma exclusiva biblioteca virtual.
Aprenda com grandes nomes
Aqui seus professores são mentes brilhantes em suas áreas, como Yuval Harari, autor do best-seller Sapiens.
Momentos de interação
Toda a praticidade do online para equilibrar com sua rotina, somada à conexão e valor de aulas ao vivo com seus professores.
Certificado PUCPR
Leve para seu currículo um selo que representa tradição e excelência de ensino. Uma das melhores universidades da América Latina.
Acompanhamento próximo
Sempre que precisar, fale com nossa equipe para tirar dúvidas acadêmicas, de secretaria ou financeiro.
Matricule-se


Em até @parcelas de:
@mensalidade
ou à vista, de R$ @valorTotal
, por: R$ @valorDesconto
- Curso online
- Professores referência
- Duração: 12 meses
- Carga horária: 360h
- Projeto de aplicação: 60h
- Disciplinas ao vivo
- Certificado PUCPR

Interesse registrado com sucesso! ✅
Recebemos suas informações e em breve entraremos em contato com mais detalhes sobre o curso.
Se tiver alguma dúvida, estamos à disposição!
Tire suas dúvidasParcelamento disponível no cartão de crédito, boleto ou pix.
De:* | Por**: |
---|
* De: preço original do curso, considerando a condição de parcelamento.
** Por: preço final do curso parcelado + desconto, se aplicável.
Valores sujeitos á mudanças de acordo com método de pagamento escolhido.
Perguntas que nos fazem
Como faço minha inscrição/matrícula?
Por meio do site (ou com auxílio do nosso contact center), na página do curso escolhido. Insira seus dados de cadastro, confirme o formato de pagamento de sua escolha e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação com os seus dados de acesso à Plataforma de Estudos.