
Neurobranding e Neuromarketing: Estratégias de Engajamento Sensorial
Para entender marketing, entenda o ser humano, conexões que unem pessoas e marcas geram resultados.
15 disciplinas de 20h
Certificado em 12 meses
Interações ao vivo
100% online
Sobre o curso
É necessário entender como o cérebro humano decide, para usar este conhecimento na valorização de marcas.
Prepare-se para uma nova era no marketing: onde neurociência, dados e criatividade são o centro das suas estratégias.
Para quem é?
• Empreendedores e gestores interessados em compreender melhor o comportamento do consumidor para aprimorar produtos e serviços;
• Especialistas em branding, comportamento do consumidor ou comunicação que buscam agregar insights científicos ao trabalho;
• Pesquisadores e acadêmicos que desejam explorar a interseção entre neurociência e marketing;
• Líderes de marcas que querem transformar suas estratégias de engajamento usando neurociência como diferencial competitivo.
Resultados esperados
• Engajar consumidores profundamente: aprenda a criar experiências sensoriais que transformam interações em conexões emocionais;
• Personalizar abordagens para o público-alvo: compreenda como a criação de conexões emocionais se tornou um diferencial competitivo no mercado atual;
• Dominar técnicas de neuromarketing: aplique ferramentas e estratégias para transformar interações entre marcas e consumidores em experiências marcantes.


O que está incluso
• Certificado PUCPR reconhecido e compartilhável
• Conteúdo atualizado e em evolução constante
• Estudos de caso e prática aplicada
• Suporte acadêmico e tutoria próxima


Ferramentas que você vai aprender
• Eletroencefalograma (EEG)
• Análise de expressões faciais
• Resposta galvânica da pele (GSR)
• Testes implícitos e de tempo de reação
Baixe o programa completo
- Carga horária
- Como funcionam as aulas e atividades avaliativas
- Como é a experiência da Pós PUCPR Digital
- Ementa disciplina a disciplina
- Condições comerciais e opções de pagamento
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Online com momentos ao vivo
Desenvolvimento 360° de habilidades
Digital sim, humana também
Muito além da sala de aula
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Metodologia Inovadora
Evolua no aspecto técnico, comportamental e adicione repertório de forma ampla. Tudo em uma pós-graduação.
Professores do curso
Aprenda com quem já está criando o futuro.

Flávia Ávila
- Economista comportamental com mais de 15 anos de experiência.
- Fundadora da InBehavior Lab.
- Fundadora da Rede EconomiaComportamental.org.
- Fundadora da primeira pós-graduação em Economia Comportamental no Brasil (ESPM Business School, 2016).
- Co-organizadora do livro "Guia de Economia Comportamental e Experimental".
- Experiência com experimentos de laboratório e de campo.
- Autora de material de referência em português sobre Economia Comportamental e Experimental.
- Colaboradora com pesquisadores renomados, como Richard Thaler, Dan Ariely, Cass Sunstein, entre outros.

Tiago Cavalcanti Tabajara
- Renomado especialista brasileiro em Neurociência aplicada aos negócios.
- Doutorado e mestrado em Neuromarketing obtidos nos Estados Unidos.
- Autor do primeiro livro sobre Mindset no Brasil, "Mente de Aço Atitudes de Ouro", BestSeller pela revista Veja.
- Mais de duas décadas de experiência no setor comercial em empresas multinacionais
- CEO da Infinity Neurobusiness School.
- CEO da MindSync Tecnologia, empresa inovadora no desenvolvimento de software para FIT Cultural em empresas.
- Criador e coordenador do primeiro MBA em Neurobusiness do Brasil.
- Líder do Programa de Mestrado Americano em "Master of Science in Neuroscience for Business".
- Impactou mais de 13 mil alunos com quase 11 mil horas de aulas ministradas.

António Damásio
- Professor da cátedra David Dornsife de Neurociência, Psicologia e Filosofia.
- Diretor do Instituto do Cérebro e da Criatividade na Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles.
- Formado em neurologia e neurociência, com contribuições importantes para a compreensão dos processos cerebrais relacionados ao afeto, tomada de decisões e consciência.
- Autor de centenas de artigos científicos e um dos cientistas mais citados no mundo.
- Recentemente, focado na biologia da consciência, regulação da vida e natureza não biológica da inteligência artificial.
- Autor de livros influentes como "O Erro de Descartes" e "O Sentimento de Si".
- Membro da Academia Nacional de Medicina dos EUA, Academia Americana de Artes e Ciências e Academia das Ciências de Lisboa.
- Recebeu diversos prêmios e doutorados honorários.
- Escola Secundária António Damásio fundada em Lisboa em 2013.
- Membro do Conselho de Estado de Portugal de 2016 a fevereiro de 2024.

Jaime Troiano
- Membro do Hall da Fama dos profissionais de Marketing no Brasil.
- Formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP.
- Fundou e comanda há quase 30 anos a Troiano Branding , primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas .
- Antes disso, foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubicam , MPM-Lintas e BBDO , com atuação em toda América Latina.
- Autor de 4 livros best-sellers sobre gestão de marcas e comportamento de consumidor: “As Marcas no Divã” (Editora Globo), “Brand Intelligence” (Estação das Letras e Cores), “Qual é o seu Propósito?” (CLA) e “Ecos na Pandemia” (CLA).

Billy Nascimento
Fundador e CEO da Forebrain, referência em neurociência aplicada ao consumo
Consultor e Conselheiro em Ciências do Ensino e Aprendizagem no Sistema Verbum
Doutor e Mestre em Neurofisiologia pelo IBCCF-UFRJ
Professor e coordenador do Master em Neurociência do Consumidor da ESPM
Docente no MBA em Neurociência, Consumo e Marketing da PUCRS

Perla Amabile
Cofundadora da Be Intelligence, consultoria de branding e inovação
23 anos de experiência em estratégia e Data Insights
Ex-diretora em grupos multinacionais de comunicação e consultoria
TV host do programa EstrategicaMente no Terra
Professora executiva e pesquisadora no Laboratório de Neurociências Clínicas da UNIFESP
Atuou com marcas como Toyota, Itaú, Boticário e Samsung

Paula Souto Templaars
Head do laboratório da Neurons no Brasil (Google, Meta, TikTok, IKEA)
Diretora-geral da Daxx One2One, do grupo Daxx Omnimedia
Cofundadora da W.AI, comunidade de mulheres na IA
Membro do Mastermind da AI Brasil
Experiência em neurociência, IA, marketing e inovação
Referência em integração entre tecnologia, estratégia e desenvolvimento humano

Edgard Morya
- Graduado em Fisioterapia e possui doutorado e pós-doutorado em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo.
- Atualmente, coordena pesquisas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, e é docente no curso de Mestrado em Neuroengenharia.
- Tem ampla experiência em neurorreabilitação, neurociência, neuroengenharia, neurofisiologia, eletrofisiologia, controle motor, psicofísica e acoplamento sensório-motor.

Daiane Golbert
- Doutora em Ciências biológicas (Genética) pela UFRJ, em estreita colaboração com o Laboratório Nacional de Computação Científica e Fiocruz-RJ;
- Pós-doutora em Neurociências pela Brown University/EUA e Instituto do Cérebro/UFRN;
- Autora de artigos que foram publicados em importantes revistas científicas internacionais, como a Nature, sobre os temas imunogenética, neurogenética de sono e memória, psicodélicos e ansiedade e ensino de genética;
- Experiência em docência em instituições públicas e privadas: IFRN, UNP, UNIFACEX, UFRN, Pós em Neurociência do Sono Infantil;
- Parecerista da International Brain Organization-IBRO;
- Artista visual de Mandalas, com experiência de mais de 10 anos em exposições, cursos ministrados e produções de artigos de arte;

Clóvis de Barros Filho
- Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP.
- Autor de mais de 30 livros, como “A vida que vale a pena ser vivida”, “Ética e vergonha na cara!” e “A felicidade é inútil”.
- Pesquisador e Consultor em Ética da UNESCO.
- Há dez anos atua como alestrante e consultor de grandes empresas.
- Doutor em Ciências da Comunicação pela USP.
- Mestre em Ciência Política pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris(1990).
- Especialista em Direito Constitucional (1988) e em Sociologia do Direito (1989) pela Université Panthéon-Assas de Paris.
- Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo (1985) e em Direito pela USP (1986).

Yuval Noah Harari
- Professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. Suas ideias mudaram a forma de enxergamos a história e o futuro, tornando-o uma das figuras mais emblemáticas do século 21;
- Autor dos best-sellers " Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", " Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã" e " 21 Lições para o Século 21";
- Cofundador da Sapienship, organização multidisciplinar que busca debater e encontrar soluções para os maiores problemas da atualidade.

Gabriel Viégas
- Coautor da adaptação da metodologia Lean Inception para ambiente totalmente remoto.
- Professor de cursos de pós-graduação e MBAs.
- Certificações: Agile Product Owner pela Scrum Alliance e Certified Lean Inception Facilitator pela Caroli.org.
- Foi Analista de Produtos, Product Owner e Coordenador Comercial na Terra Networks.
- Tem mais de 20 anos de experiência em consultoria e desenvolvimento de software.
- Administrador de Empresas, com especializações em Gestão de Projetos de TI, E-commerce e Marketing Digital.
Billy Nascimento

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ConheçaO que você vai desenvolver
Veja o programa com todas as disciplinas do curso
Admirável Futuro Novo
- Os potenciais da inteligência artificial e biotecnologia;
- Obstáculos políticos e educacionais contemporâneos;
- Visão interdisciplinar sobre a área de Negócios, Direito, Educação, Tecnológica e da Saúde;
- Possíveis caminhos de superação dos desafios globais.

Ética: Inteligência Moral na Era Digital
- Dilemas éticos contemporâneos e seus impactos no futuro;
-A importância da inteligência moral na tomada de decisão.

Neurociência Aplicada a Negócios
- Marcadores somáticos e neurônios-espelho;
- Estratégias de estímulo ao consumo, como mensagens subliminares e estímulos sensoriais do neuromarketing;
- Exposição a situações de estímulo ao consumo;
- Atividade profissional em vendas com foco na satisfação e no bem-estar do cliente.

Cérebro a Nosso Favor: Neurociência Aplicada à Saúde Mental
- Entendimento da maneira como os humanos foram constituídos, para aprender e gerenciar suas emoções;
- Origens dos principais conflitos pessoais e interpessoais da atualidade;
- Estratégias de desenvolvimento da inteligência emocional para autoconhecimento e aprimoramento de habilidades sociais;
- Aplicações em contextos de tomada de decisão e liderança.
Psicologia da Comunicação: Uma Abordagem Neurocientífica
- Compreensão de como o cérebro percebe, interpreta e responde aos estímulos comunicativos;
- Análise dos efeitos neurocientíficos na persuasão, influência e compreensão de mensagens;
- Habilidade para estabelecer interações mais eficazes e impactantes em contextos pessoais e profissionais.
Jornada do Cliente
- Técnicas e ferramentas para mapeamento e análise da jornada do cliente;
- Melhoria da experiência do cliente como objetivo principal;
- Construção da jornada do cliente com foco nas necessidades como elemento central do processo.

Interfaces Humano-Máquina: O Hibridismo e a Neurociência
- Desenvolvimento de ciborgues e seus impactos;
- Reflexão sobre os benefícios do aprimoramento de capacidades humanas;
- Avaliação das características humanas, especialmente cognitivas, potencializadas pelo hibridismo humano-máquina.
Neurociência da Inspiração: Desvendando o Processo Criativo
- Processamento de estímulos e informações para insights e soluções inovadoras;
- Neuroplasticidade, estados de fluxo e técnicas para estimular a criatividade;
- Fundamentos neurocientíficos da inspiração para potencializar a criatividade;
- Desenvolvimento de abordagens eficazes para resolução de problemas e promoção da inovação. -

Consciência e Decisões: Uma Abordagem Neuroética
- Investigação de como o cérebro processa informações, influenciando percepção, raciocínio e escolhas morais;
- Discussão sobre livre arbítrio, responsabilidade moral e dilemas éticos contemporâneos;
- Impacto das descobertas neurocientíficas na reflexão ética e tomada de decisões;
- Aplicações na liderança, resolução de conflitos e negociação para promover um ambiente ético e produtivo;
- Aplicações em saúde mental para criar intervenções terapêuticas mais eficazes, promovendo bem-estar e resiliência.
Gestão de Marca: Branding
- Uso de estratégias e ferramentas atuais para cada etapa do processo de valorização de marca;
- Avaliação de estratégias adequadas para construção, posicionamento e administração de marcas no digital.

Experiência do Consumidor e Estratégias de Marketing Multissensorial
- Uso de estímulos sensoriais no marketing para gerar maior envolvimento com a marca;
- Criação de estratégias multissensoriais para aumentar a percepção e a conexão emocional do consumidor com produtos e serviços;
- Abordagem de experiências de marca imersivas e consistentes através de estímulos visuais, auditivos, táteis, olfativos e gustativos.
Economia Comportamental
- Estudo da psicologia econômica e suas aplicações práticas;
- Aplicação dos conceitos em finanças, marketing, saúde e políticas públicas;
- Discussão de estudos de caso e experimentos reais;
- Desenvolvimento de habilidades para compreender decisões humanas;
- Aplicação interdisciplinar em diversas áreas e profissões.

Fundamentos e Aplicações de Neurociência para Marketing
- Análise de como o cérebro processa informações e reage a estímulos de compra;
- Aspectos neuroanatômicos e neurofisiológicos relacionados com as decisões de compra e de consumo.

Neurobranding e Comportamento do Consumidor
- Análise de aspectos cognitivos e emocionais relacionados às escolhas dos consumidores;
- Estudo do papel da atenção, emoção, memória e aprendizagem no fortalecimento de marcas;
- Desenvolvimento de estratégias para captar atenção, criar conexões emocionais e construir marcas memoráveis.

Ferramentas de Neuromarketing
- Análise de respostas cognitivas e emocionais a anúncios, vídeos, produtos, preços e embalagens;
- Estudo de métodos como eye tracking, eletroencefalograma e análise de expressões faciais;
- Discussão sobre potencialidades e aplicações de técnicas neurométricas e biométricas;
- Capacitação para planejar avaliações de respostas a estímulos mercadológicos usando ferramentas neurocientíficas.



Habilidades que você terá
• Desenhar experiências multissensoriais que geram conexão e lembrança.
• Fortalecer marcas com neurobranding e jornada do cliente.
• Testar e otimizar comunicações, produtos e experiências com métricas neurométricas e comportamentais.
E muito mais!


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Investimento
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- Duração: 12 meses
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- Projeto de aplicação: 60h
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Neurociência e Psicologia do Consumidor
20%
Experiência do Consumidor e Marketing Multissensorial
13.3%
Branding e Estratégia de Marca
13.3%
Pesquisa e Ferramentas de Neuromarketing
13.3%
Jornada do Cliente e Interfaces H‑M
13.3%
Economia Comportamental e Negócios
13.3%
Ética e Futuro
20%
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Imagem e Marca Pessoal: Estratégia para Geração de Valor
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