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Sabe aquela sensação de medo e angústia que aparece quando você precisa lidar com mil tarefas ao mesmo tempo? O tremor e a palpitação ao lembrar de um prazo urgente de uma tarefa que ainda não conseguiu começar? Esses são apenas alguns sinais de ansiedade no trabalho — e de que você precisa lidar com isso o quanto antes.
Venha conosco nesse artigo para entender um pouco mais sobre esse problema, incluindo seus sintomas, causas e como profissionais e empresas podem se unir em busca do tratamento. Boa leitura!
As crises de ansiedade são episódios súbitos de intensa ansiedade e medo que podem ocorrer sem aviso. Durante esses quadros, é comum que sintomas físicos e emocionais se manifestem, como:
Inclusive, os sintomas das crises muitas vezes são confundidos com um infarto, fazendo com que pessoas busquem a emergência acreditando estar sofrendo com esse problema cardíaco. É importante destacar que a ansiedade é uma emoção natural e experimentada por todas as pessoas, por exemplo, antes de um evento importante.
No entanto, quando esse sentimento é desproporcional ao perigo real ou quando interfere na vida diária, significa que a ansiedade se tornou um problema e precisa ser tratada de maneira adequada.
Em um estudo realizado pela Vittude em 2023, 33% dos profissionais avaliados apresentavam algum tipo de transtorno mental severo ou extremamente severo. Esse dado aponta também uma necessidade importante para a atualidade: falar sobre a ansiedade no trabalho.
Além de alertar sobre as causas e formas de prevenção — que veremos a seguir — o debate sobre esse tema também é importante para os profissionais conseguirem identificar essas crises e buscar a ajuda adequada. Então, vamos começar falando dos sintomas e sinais mais comuns:
As crises podem desencadear um momento de medo ou preocupação em excesso, fazendo com que a ansiedade domine a mente, provocando as alterações listadas.
É importante também praticar o autoconhecimento. Com isso, você poderá compreender melhor a mudança na sua mente e comportamento, entendendo que realmente precisa pedir ajuda.
Durante uma crise de ansiedade, sua mente apenas consegue focar no lado negativo das coisas, direcionando seus pensamentos ao medo e ao problema — em níveis maiores do que a realidade.
Portanto, ao apresentar quadros recorrentes, o profissional passa a ter dificuldade de se concentrar em suas obrigações e, consequentemente, sua produtividade e qualidade do trabalho realizado diminuem.
Ao não ser tratada da forma adequada, a ansiedade no trabalho pode desencadear uma síndrome de impostor ou até mesmo o Burnout, como dissemos anteriormente.
Inclusive, a ansiedade no trabalho pode deixar o profissional incapacitado temporariamente de exercer suas atividades profissionais, sendo necessário o afastamento laboral pelo INSS.
O ambiente da empresa impacta diretamente na ocorrência de quadros de ansiedade no trabalho. Desse modo, locais onde há carga excessiva de trabalho, pressão por resultados e assédios, os casos são mais comuns.
Contudo, essas cobranças também podem ser pessoais e causadas pelo próprio profissional, que em uma busca incansável pela excelência e a aprovação, acaba exigindo de si mais do que pode suportar. Independente da origem, as principais causas da ansiedade no trabalho são:
Outra causa bastante comum da ansiedade no trabalho é o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ou seja, pessoas que doam todo o seu tempo para o trabalho sobrecarregam suas mentes com as responsabilidades, estresse e pressão da sua profissão, sem dar espaço para a mente relaxar.
Como resultado, é comum surgirem quadros de ansiedade e até mesmo esgotamento mental, a chamada Síndrome de Burnout. Portanto, é crucial cultivar momentos de lazer, tanto sozinho — no qual você pode (e deve) praticar o autocuidado — como também para nutrir suas relações familiares, amorosas e de amizade.
O primeiro passo para tratar esse problema é justamente identificá-lo. Esse diagnóstico deve ser feito tanto pelos profissionais, a partir do autoconhecimento e análise dos seus sintomas, quanto pelos gestores.
Afinal, a empresa é responsável pela saúde mental dos seus colaboradores, devendo promover um ambiente saudável, seguro e adequado para o exercício das suas funções. Cuidar da saúde mental dos trabalhadores também é um investimento, visto que mentes saudáveis produzem mais e com maior qualidade.
Portanto, é importante que as empresas invistam em medidas como:
Ao perceber quadros de ansiedade no trabalho, você também deve fazer sua parte e procurar ajuda. Trate esse problema ainda no início, impedindo que seu desempenho profissional e vida pessoal continuem sendo afetados.
Por Redação Pós PUCPR Digital
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