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Ansiedade no trabalho: causas, sintomas e como tratar

Redação Pós PUCPR Digital • 23 de agosto de 2024

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    Sabe aquela sensação de medo e angústia que aparece quando você precisa lidar com mil tarefas ao mesmo tempo? O tremor e a palpitação ao lembrar de um prazo urgente de uma tarefa que ainda não conseguiu começar? Esses são apenas alguns sinais de ansiedade no trabalho — e de que você precisa lidar com isso o quanto antes.


    Venha conosco nesse artigo para entender um pouco mais sobre esse problema, incluindo seus sintomas, causas e como profissionais e empresas podem se unir em busca do tratamento. Boa leitura!

    O que são crises de ansiedade? 

    As crises de ansiedade são episódios súbitos de intensa ansiedade e medo que podem ocorrer sem aviso. Durante esses quadros, é comum que sintomas físicos e emocionais se manifestem, como:


    • Palpitações; 
    • Sudorese excessiva; 
    • Falta de ar; 
    • Dores no peito; 
    • Medo de perder o controle; 
    • Sensação de irrealidade ou despersonalização. 


    Inclusive, os sintomas das crises muitas vezes são confundidos com um infarto, fazendo com que pessoas busquem a emergência acreditando estar sofrendo com esse problema cardíaco. É importante destacar que a ansiedade é uma emoção natural e experimentada por todas as pessoas, por exemplo, antes de um evento importante.


    No entanto, quando esse sentimento é desproporcional ao perigo real ou quando interfere na vida diária, significa que a ansiedade se tornou um problema e precisa ser tratada de maneira adequada.

    Como identificar crises de ansiedade no trabalho? 

    Em um estudo realizado pela Vittude em 2023, 33% dos profissionais avaliados apresentavam algum tipo de transtorno mental severo ou extremamente severo. Esse dado aponta também uma necessidade importante para a atualidade: falar sobre a ansiedade no trabalho.


    Além de alertar sobre as causas e formas de prevenção — que veremos a seguir — o debate sobre esse tema também é importante para os profissionais conseguirem identificar essas crises e buscar a ajuda adequada. Então, vamos começar falando dos sintomas e sinais mais comuns: 


    • Boca seca; 
    • Falta de ar; 
    • Sudorese excessiva; 
    • Palpitações cardíacas; 
    • Tensão muscular; 
    • Formigamento; 
    • Mãos e/ou pés frios; 
    • Ruminação (pensar no problema sem parar); 
    • Hiperventilação (respiração ofegante); 
    • Sensação de perigo iminente. 


    As crises podem desencadear um momento de medo ou preocupação em excesso, fazendo com que a ansiedade domine a mente, provocando as alterações listadas.


    É importante também praticar o autoconhecimento. Com isso, você poderá compreender melhor a mudança na sua mente e comportamento, entendendo que realmente precisa pedir ajuda.

    Impactos da ansiedade no trabalho e na vida profissional 

    Durante uma crise de ansiedade, sua mente apenas consegue focar no lado negativo das coisas, direcionando seus pensamentos ao medo e ao problema — em níveis maiores do que a realidade.


    Portanto, ao apresentar quadros recorrentes, o profissional passa a ter dificuldade de se concentrar em suas obrigações e, consequentemente, sua produtividade e qualidade do trabalho realizado diminuem.


    Ao não ser tratada da forma adequada, a ansiedade no trabalho pode desencadear uma síndrome de impostor ou até mesmo o Burnout, como dissemos anteriormente.


    Inclusive, a ansiedade no trabalho pode deixar o profissional incapacitado temporariamente de exercer suas atividades profissionais, sendo necessário o afastamento laboral pelo INSS.

    Quais são as principais causas desse problema? 

    O ambiente da empresa impacta diretamente na ocorrência de quadros de ansiedade no trabalho. Desse modo, locais onde há carga excessiva de trabalho, pressão por resultados e assédios, os casos são mais comuns.


    Contudo, essas cobranças também podem ser pessoais e causadas pelo próprio profissional, que em uma busca incansável pela excelência e a aprovação, acaba exigindo de si mais do que pode suportar. Independente da origem, as principais causas da ansiedade no trabalho são: 


    • Sobrecarga de tarefas: assumir mais responsabilidade do que consegue gerenciar, causando um sentimento de incompetência ao não conseguir cumprir todos os prazos; 
    • Multitarefas: lidar com várias atividades ao mesmo tempo sobrecarrega a mente, ocasionando em quadros de ansiedade no trabalho; 
    • Pressão por resultados: exigir metas extremamente altas ou difíceis de alcançar cria uma pressão constante, que alimenta a ansiedade; 
    • Falta de apoio: ambientes que não oferecem suporte emocional, compreensão ou comunicação aberta tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade no trabalho; 
    • Desvalorização: quando o esforço e resultados não são reconhecidos, o profissional pode apresentar desânimo, desmotivação e até mesmo ansiedade. 


    Outra causa bastante comum da ansiedade no trabalho é o desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ou seja, pessoas que doam todo o seu tempo para o trabalho sobrecarregam suas mentes com as responsabilidades, estresse e pressão da sua profissão, sem dar espaço para a mente relaxar.


    Como resultado, é comum surgirem quadros de ansiedade e até mesmo esgotamento mental, a chamada Síndrome de Burnout. Portanto, é crucial cultivar momentos de lazer, tanto sozinho — no qual você pode (e deve) praticar o autocuidado — como também para nutrir suas relações familiares, amorosas e de amizade.

    Como tratar a ansiedade no trabalho? 

    O primeiro passo para tratar esse problema é justamente identificá-lo. Esse diagnóstico deve ser feito tanto pelos profissionais, a partir do autoconhecimento e análise dos seus sintomas, quanto pelos gestores.


    Afinal, a empresa é responsável pela saúde mental dos seus colaboradores, devendo promover um ambiente saudável, seguro e adequado para o exercício das suas funções. Cuidar da saúde mental dos trabalhadores também é um investimento, visto que mentes saudáveis produzem mais e com maior qualidade.


    Portanto, é importante que as empresas invistam em medidas como: 


    • Promover uma cultura organizacional de apoio; 
    • Criar um ambiente seguro para o diálogo; 
    • Oferecer programas de bem-estar e saúde mental; 
    • Capacitar os líderes para reconhecer sinais de ansiedade no trabalho; 
    • Incentivar uma cultura de feedback construtivo e positivo; 
    • Fazer uma gestão de tarefas equilibrada, evitando a sobrecarga em algumas pessoas. 


    Ao perceber quadros de ansiedade no trabalho, você também deve fazer sua parte e procurar ajuda. Trate esse problema ainda no início, impedindo que seu desempenho profissional e vida pessoal continuem sendo afetados.

    Por Redação Pós PUCPR Digital

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