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Carreira

Da estratégia à execução: o papel do Chief Data Officer (CDO) nas organizações

Por Olívia Baldissera   | 

O papel do Chief Data Officer (CDO) é extrair valor dos dados para ajudar as empresas a alcançarem seus objetivos de negócio, liderando iniciativas de armazenamento, uso, governança e estratégia de dados. 

Saiba mais sobre as atribuições desse cargo C-Level a seguir: 

O que faz um Chief Data Officer (CDO)  
Diferença entre Chief Data Officer e Chief Digital Officer 
Diferença entre CDO, CTO e CIO 
Chief Data Officer vs. Chief Analytics Officer 
Quanto ganha um Chief Data Officer 
Como se tornar um Chief Data Officer

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O que faz um Chief Data Officer (CDO) 

Também chamado de diretor de dados, o Chief Data Officer (CDO) é um executivo responsável pela governança, qualidade e estratégia de dados de uma organização, com o objetivo de extrair o máximo de valor das informações disponíveis à empresa. Para isso, o CDO deve garantir o acesso a dados relevantes e a ferramentas de analytics a todos os colaboradores da empresa.

Os dados usados para a geração de valor têm diferentes fontes, como iniciativas de marketing, desenvolvimento de produtos, cadeias logísticas, processos de negócio e relacionamento com o cliente. É papel do CDO coordenar a coleta, armazenamento e bom uso de dados de todas essas áreas. 

O Chief Data Officer também estimula o desenvolvimento da cultura data-driven na empresa. Isso inclui definir as expectativas do uso de dados por todos os departamentos, desenvolver políticas de bom uso de dados e liderar iniciativas de Business Intelligence que aumentem a receita ou diminuam custos.

Com a disseminação da inteligência artificial (IA), cabe ao CDO oferecer dados de treinamento adequados às aplicações dessa tecnologia, além de coordenar iniciativas de internet das coisas (IoT). 

Dependendo da estrutura hierárquica da organização, o Chief Data Officer pode responder ao Chief Executive Officer (CEO), ao Chief Operating Officer (COO) ou ao Chief Financial Officer (CFO). É pouco comum que ele responda ao Chief Technology Officer (CTO) ou ao Chief Information Officer (CIO). 

O cargo é relativamente recente, se comparado a outros postos C-Level. O primeiro Chief Data Officer da história foi a executiva Clay Doss, da empresa de crédito Capital One. Ela foi escolhida em 2002, atuando também como vice-presidente da companhia.   

 

Diferença entre Chief Data Officer e Chief Digital Officer 

Os dois cargos C-level têm a mesma sigla, mas têm atribuições diferentes. 

O Chief Digital Officer lidera projetos de transformação digital de uma empresa. Ele ajuda as organizações a incorporar tecnologias avançadas em suas operações, como nuvem, IA, machine learning, automação e IoT, para criar valor comercial.

Assim, ele pode realizar mudanças que vão desde a substituição de formulários em papel por aplicações digitais até a reorganização de unidades de inteiras negócios.   

Diferença entre CDO, CTO e CIO 

Por serem cargos de liderança em tecnologia, é comum que haja uma certa confusão entre as atribuições do Chief Data Officer, do Chief Technology Officer (CTO) e do Chief Information Officer (CIO).

O CTO é responsável por definir a estratégia tecnológica da empresa e liderar o setor de pesquisa e desenvolvido (P&D), garantindo o alinhamento com os objetivos de negócios. O foco dele é o crescimento do negócio, implementando serviços e produtos que atendam as necessidades de clientes. 

Já o CIO tem um papel mais operacional e focado no uso da tecnologia em si, sendo responsável pelas ferramentas tecnológicas usadas nos processos internos. Entre elas estão as necessárias para o CDO coletar, armazenar e acessar os dados.  

Nem todas as organizações vão ter os três cargos no organograma. Isso vai depender do porte da empresa e do modelo de negócio adotado. 

>>> Leia também: O papel do CISO (Chief Information Security Officer) nas organizações

Chief Data Officer vs. Chief Analytics Officer 

Dependendo do tamanho da organização, há dois cargos executivos diferentes: o de Chief Data Officer e o de Chief Analytics Officer (CAO). A diferença entre as funções de ambos é sutil. 

Enquanto o CDO é responsável pela gestão, fluxo e estratégia de dados durante todo o seu ciclo de vida, o CAO foca na análise desses mesmos dados para atender as necessidades operacionais e de negócio da empresa.  

Dependendo do tamanho da organização, os papéis de CDO e CAO são combinados em um único cargo. 

>>> Leia também: O papel estratégico do Chief Revenue Officer (CRO) nas organizações

Quanto ganha um Chief Data Officer 

O salário varia de acordo com o nível de experiência do profissional e o porte da empresa em que atua.  

Em empresas de pequeno e médio porte, um Chief Data Officer pode ganhar de R$ 30.000,00 a R$ 40.000,00. Já em empresas de grande porte a remuneração varia entre R$ 35.000,00 a R$ 45.000,00. 

Os valores são do Estudo de Remuneração 2024 da consultoria Michael Page, que reuniu o valor médio praticado em várias indústrias do mercado brasileiro.

Como se tornar um Chief Data Officer 

O percurso para se tornar um Chief Data Officer inclui uma ampla experiência profissional e pelo menos uma especialização no currículo. Geralmente, os CDOs das empresas já ocuparam posições de gestão orientadas a dados, em cargos relacionados à tecnologia, marketing e finanças. 

Também há alguns conhecimentos técnicos que profissionais que almejam se tornarem CDOs precisam dominar: 

Ter os certificados PSP, CPP e GIAC e ser membro de organizações como a ASIS e a Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) são um diferencial na hora de se candidatar para o cargo.

E as habilidades socioemocionais, as soft skills, não podem ser deixadas de lado. De acordo com uma pesquisa de 2021 feita pelo MIT em parceria com a Accenture, espera-se que um CDO demonstre ser:

  • Agente de mudança 
  • Divulgador da cultura data-driven 
  • Tradutor das mudanças e novas tecnologias implementadas para os demais colaboradores 
  • Criador de redes de contatos 
  • Inovador 
  • Questionador 

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Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

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