Inscreva-se
imagem
PUCPR Logo

Como se tornar um Chief Digital Officer (CDO)

msmoraes • 16 de setembro de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Você já ouviu falar em Chief Digital Officer (CDO)? É uma das profissões que estão em alta no mercado de trabalho em função do avanço digital.

    A tecnologia está cada vez mais presente em empresas de todos os tamanhos, não é mesmo?

    Apesar disso, muitas organizações ainda carecem de profissionais que entendam em profundidade os impactos do digital nos processos e que saibam se reorganizar frente a essas mudanças.

    É aí que entra o CDO, um profissional capacitado para conduzir o processo de transformação das operações tradicionais em digitais nas empresas.

    Quer conhecer mais sobre essa carreira? Neste artigo, explicamos o que faz um Chief Digital Officer e como você pode se tornar um. Confira!

    Inscreva-se na pós-graduação em Big Data da Pós PUCPR Digital

    O que faz um Chief Digital Officer (CDO)

    Chief Digital Officer (CDO) é o profissional responsável pela transformação digital nas empresas.

    Ele ajuda as organizações a incorporar tecnologias avançadas em suas operações, como nuvem, IA, machine learning, automação e IoT, para criar valor comercial.

    O objetivo de um CDO é gerar novas oportunidades de negócios, fluxos de receita e serviços ao cliente a partir da adoção de tecnologias digitais.

    Assim, ele pode realizar mudanças que vão desde a substituição de formulários em papel por aplicações digitais até a reorganização de unidades de inteiras negócios.

    Para uma empresa prosperar atualmente, é cada vez mais essencial dominar as ferramentas digitais. E isso geralmente requer uma transição de um modelo de negócios mais analógico para um mais centrado em dados e tecnologia.

    O CDO é um profissional capacitado para guiar essas transformações nas organizações.

    A seguir, confira algumas das funções e responsabilidades desse profissional:

    • Liderar os esforços de transformação digital em toda a organização;
    • Definir e implementar a estratégia digital da empresa, organizando a transição dos processos tradicionais para os digitais;
    • Implementar a análise de dados de forma eficaz nos processos do negócio;
    • Garantir que os sistemas de inteligência de negócios atendam aos requisitos organizacionais;
    • Desenvolver métricas para mensurar os avanços;
    • Apoiar o desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços;
    • Descobrir novas oportunidades de negócios digitais e desenvolver fluxos de receita;
    • Construir relacionamentos com fornecedores, startups e partes interessadas;
    • Acompanhar a inovação do mercado para manter a estratégia digital atualizada.

    Mercado de trabalho e salário de um CDO

    Mesmo que seja um cargo relativamente novo, um Chief Digital Officer já encontra muitas oportunidades no mercado de trabalho.

    Isso se deve principalmente à pandemia da Covid-19. Afinal, durante a crise sanitária, muitas empresas se atentaram para a necessidade de aderir aos novos processos e tecnologias virtuais.

    Segundo o levantamento realizado pela Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas , a pandemia acelerou o processo de transformação digital em organizações de todo o Brasil.

    De acordo com o relatório, o uso, os gastos e os investimentos em TI nas empresas brasileiras representaram 8,7% da receita em 2021. E a tendência é que continue crescendo.

    Sendo assim, a expectativa é que aumente a oferta de vagas para profissionais do ramo da tecnologia, principalmente os CDO 's.

    Além de muitas possibilidades de carreira, esses profissionais também podem esperar salários muito atrativos.

    Segundo o portal Glassdoor , o salário médio nacional de um Chief Digital Officer (CDO) é de R$ 20.426 ao mês.

    Ou seja, é certamente uma carreira extremamente promissora e que vai se consolidar ainda mais no futuro.

    >>> Leia também: O papel do CISO (Chief Information Security Officer) nas organizações

    Habilidades e perfil do CDO

    Você já sabe que um CDO é um profissional que trabalha com tecnologia, certo?

    Mas, quais são as habilidades que esse profissional precisa dominar? Qual o perfil ideal para assumir o cargo?

    Além do conhecimento técnico e da familiaridade com tecnologias avançadas como IA, nuvem, IoT e automação, o CDO precisa ter experiência em negócios, marketing ou relações públicas.

    Fortes habilidades de comunicação e colaboração também são essenciais para conduzir a tarefa de inovação digital, estratégia e transformação em toda a empresa.

    O LinkedIn publicou um exemplo de descrição de trabalho de um CDO que inclui as seguintes qualificações:

    • mínimo de cinco a sete anos de experiência em uma função semelhante, projetando e lançando plataformas digitais;
    • histórico comprovado de liderança de projetos de transformação digital bem-sucedidos;
    • compreensão dos principais processos de negócios e soluções técnicas associadas;
    • mentalidade inovadora e disruptiva, constantemente olhando para o futuro;
    • experiência gerenciando e liderando uma equipe digital;
    • habilidades comprovadas de influência e colaboração; e
    • grau avançado em negócios, tecnologia ou engenharia.

    Além disso, o artigo “ The New Path To the C-Level ”, do site Harvard Business Review, também apontou algumas características que as empresas devem considerar na hora de procurar um executivo para posições do campo da tecnologia, como o CDO. São elas:

    • boa comunicação;
    • espírito colaborativo;
    • pensamento estratégico;
    • orientação comercial.

    O que cursar para ser Chief Digital Officer (CDO)

    Como vimos neste artigo, Chief Digital Officer é uma carreira nova, que surgiu para atender as demandas do mercado de trabalho.

    Em função disso, não existe uma formação que prepare especificamente para essa profissão.

    Contudo, é perceptível que a maioria dos profissionais que vêm atuando nesse ramo é da área da tecnologia e da engenharia, com formações que vão desde Gestão de TI até Engenharia da Automação, por exemplo.

    Entre esses profissionais, o grande diferencial para atuar como CDO é investir em uma pós-graduação.

    Aqui na Pós PUCPR Digital , temos três especializações que podem ajudá-lo a ingressar na carreira de CDO, são elas:

    Esses cursos são oferecidos 100% online, com 360 horas de conteúdo — sendo 300 horas de aulas e 60 horas para o projeto final.

    Conheça mais sobre a Pós PUCPR Digital e comece hoje a mesma a trilhar sua carreira em direção ao cargo de Chief Digital Officer.

    Por msmoraes

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Share by: