Skip to content

Futuro do trabalho

Como se tornar um Chief Digital Officer (CDO)

Por Mariana Moraes   | 

Você já ouviu falar em Chief Digital Officer (CDO)? É uma das profissões que estão em alta no mercado de trabalho em função do avanço digital.

A tecnologia está cada vez mais presente em empresas de todos os tamanhos, não é mesmo?

Apesar disso, muitas organizações ainda carecem de profissionais que entendam em profundidade os impactos do digital nos processos e que saibam se reorganizar frente a essas mudanças.

É aí que entra o CDO, um profissional capacitado para conduzir o processo de transformação das operações tradicionais em digitais nas empresas.

Quer conhecer mais sobre essa carreira? Neste artigo, explicamos o que faz um Chief Digital Officer e como você pode se tornar um. Confira!

Aqui você abordar:
O que faz um Chief Digital Officer (CDO)
Mercado de trabalho e salário de um CDO
Habilidades e perfil do CDO
O que cursar para ser Chief Digital Officer (CDO)

Inscreva-se na pós-graduação em Big Data da Pós PUCPR Digital

O que faz um Chief Digital Officer (CDO)

Chief Digital Officer (CDO) é o profissional responsável pela transformação digital nas empresas.

Ele ajuda as organizações a incorporar tecnologias avançadas em suas operações, como nuvem, IA, machine learning, automação e IoT, para criar valor comercial.

O objetivo de um CDO é gerar novas oportunidades de negócios, fluxos de receita e serviços ao cliente a partir da adoção de tecnologias digitais.

Assim, ele pode realizar mudanças que vão desde a substituição de formulários em papel por aplicações digitais até a reorganização de unidades de inteiras negócios.

Para uma empresa prosperar atualmente, é cada vez mais essencial dominar as ferramentas digitais. E isso geralmente requer uma transição de um modelo de negócios mais analógico para um mais centrado em dados e tecnologia.

O CDO é um profissional capacitado para guiar essas transformações nas organizações.

A seguir, confira algumas das funções e responsabilidades desse profissional:

  • Liderar os esforços de transformação digital em toda a organização;
  • Definir e implementar a estratégia digital da empresa, organizando a transição dos processos tradicionais para os digitais;
  • Implementar a análise de dados de forma eficaz nos processos do negócio;
  • Garantir que os sistemas de inteligência de negócios atendam aos requisitos organizacionais;
  • Desenvolver métricas para mensurar os avanços;
  • Apoiar o desenvolvimento e comercialização de novos produtos e serviços;
  • Descobrir novas oportunidades de negócios digitais e desenvolver fluxos de receita;
  • Construir relacionamentos com fornecedores, startups e partes interessadas;
  • Acompanhar a inovação do mercado para manter a estratégia digital atualizada.

>>> Leia também: O que é governança de TI, uma das áreas mais bem remuneradas da tecnologia

Mercado de trabalho e salário de um CDO

Mesmo que seja um cargo relativamente novo, um Chief Digital Officer já encontra muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Isso se deve principalmente à pandemia da Covid-19. Afinal, durante a crise sanitária, muitas empresas se atentaram para a necessidade de aderir aos novos processos e tecnologias virtuais.

Segundo o levantamento realizado pela Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, a pandemia acelerou o processo de transformação digital em organizações de todo o Brasil.

De acordo com o relatório, o uso, os gastos e os investimentos em TI nas empresas brasileiras representaram 8,7% da receita em 2021. E a tendência é que continue crescendo.

Sendo assim, a expectativa é que aumente a oferta de vagas para profissionais do ramo da tecnologia, principalmente os CDO 's.

Além de muitas possibilidades de carreira, esses profissionais também podem esperar salários muito atrativos.

Segundo o portal Glassdoor, o salário médio nacional de um Chief Digital Officer (CDO) é de R$ 20.426 ao mês.

Ou seja, é certamente uma carreira extremamente promissora e que vai se consolidar ainda mais no futuro.

>>> Leia também: O papel do CISO (Chief Information Security Officer) nas organizações

Habilidades e perfil do CDO

Você já sabe que um CDO é um profissional que trabalha com tecnologia, certo?

Mas, quais são as habilidades que esse profissional precisa dominar? Qual o perfil ideal para assumir o cargo?

Além do conhecimento técnico e da familiaridade com tecnologias avançadas como IA, nuvem, IoT e automação, o CDO precisa ter experiência em negócios, marketing ou relações públicas.

Fortes habilidades de comunicação e colaboração também são essenciais para conduzir a tarefa de inovação digital, estratégia e transformação em toda a empresa.

O LinkedIn publicou um exemplo de descrição de trabalho de um CDO que inclui as seguintes qualificações:

  • mínimo de cinco a sete anos de experiência em uma função semelhante, projetando e lançando plataformas digitais;
  • histórico comprovado de liderança de projetos de transformação digital bem-sucedidos;
  • compreensão dos principais processos de negócios e soluções técnicas associadas;
  • mentalidade inovadora e disruptiva, constantemente olhando para o futuro;
  • experiência gerenciando e liderando uma equipe digital;
  • habilidades comprovadas de influência e colaboração; e
  • grau avançado em negócios, tecnologia ou engenharia.

Além disso, o artigo “The New Path To the C-Level”, do site Harvard Business Review, também apontou algumas características que as empresas devem considerar na hora de procurar um executivo para posições do campo da tecnologia, como o CDO. São elas:

  • boa comunicação;
  • espírito colaborativo;
  • pensamento estratégico;
  • orientação comercial.

>>> Leia também: Como é o mercado da arquitetura de software? Salário, empresas e mais!

O que cursar para ser Chief Digital Officer (CDO)

Como vimos neste artigo, Chief Digital Officer é uma carreira nova, que surgiu para atender as demandas do mercado de trabalho.

Em função disso, não existe uma formação que prepare especificamente para essa profissão.

Contudo, é perceptível que a maioria dos profissionais que vêm atuando nesse ramo é da área da tecnologia e da engenharia, com formações que vão desde Gestão de TI até Engenharia da Automação, por exemplo.

Entre esses profissionais, o grande diferencial para atuar como CDO é investir em uma pós-graduação.

Aqui na Pós PUCPR Digital, temos três especializações que podem ajudá-lo a ingressar na carreira de CDO, são elas:

Esses cursos são oferecidos 100% online, com 360 horas de conteúdo — sendo 300 horas de aulas e 60 horas para o projeto final.

Conheça mais sobre a Pós PUCPR Digital e comece hoje a mesma a trilhar sua carreira em direção ao cargo de Chief Digital Officer.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Sobre o autor

Mariana Moraes

Mariana Moraes

Jornalista formada pela UFRGS e redatora da Pós PUCPR Digital.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.