Carreira

Por que apostar nos cursos online na pandemia?

Era comum se questionar sobre os benefícios dos cursos online, muitas vezes pela falta de conhecimento sobre o processo de ensino ou por dúvidas sobre a disposição de materiais didáticos. Felizmente, essa fase já foi ultrapassada.

Com a popularização do universo digital e aumento do acesso à internet, especialmente após a pandemia provocada pelo Covid-19, muitos hábitos foram repensados. Um deles, de extrema importância, foi o de estudo.

Você percebeu, nestes últimos tempos, que os cursos online estão cada vez mais populares? Existe um consenso de que as especializações são importantes para quem deseja melhores oportunidades de carreira. Não se pode perder tempo.

Portanto, as pessoas perceberam que este formato de ensino possui diversas vantagens de aprendizado e que atualmente se equipara ao ensino presencial. É sobre esse tema que falaremos nas próximas linhas, acompanhe!

Por que os cursos online estão em alta?

O ano de 2020 foi marcado por inúmeros acontecimentos, mas nenhum se compara à pandemia. O surgimento de uma nova doença praticamente impôs uma reflexão sobre a forma de vida que estávamos levando. E exigiu, também, mudança importantes de hábitos.

tecnologia e a ciência, mais uma vez, surgiram como grandes aliadas neste processo. E os encontros que antes eram presenciais, tiveram que se tornar virtuais. As lives em mídias sociais, as reuniões de trabalho, as chamadas por vídeo com os amigos… Quem não presenciou algum desses encontros?

Naturalmente, essa “nova forma de ver e viver o mundo” recaiu sobre os estudos. A pandemia não só incentivou as instituições na elaboração dos cursos, como também fez com que as pessoas passassem a entender e a valorizar este modelo.

Hoje é possível fazer uma graduação e uma pós-graduação completas sem sair de casa, em instituições de prestígio e com o reconhecimento do MEC.

Ficar em casa todo este tempo fez com que muitos profissionais se dedicassem às atualizações e especializações. Além disso, também ajudou as  empresas a terem uma nova visão sobre a urgência da transformação digital.

Quais os benefícios dos cursos online na pandemia?

A flexibilidade dos cursos online é um benefício muito importante para quem precisa equilibrar o home office e as tarefas de casa (além de cuidar da saúde). Normalmente, as aulas e os materiais ficam disponíveis aos alunos e há um acesso irrestrito, o que facilita a organização dos horários.

Neste contexto, os cursos online também surgem como uma vantagem quando se pensa em conteúdo: com eles é possível encontrar uma maior variedade de temas e formatos (como vídeos, e-books, fóruns, slides), especializações e vertentes acadêmicas.

Além desses benefícios, também podemos citar:

1. mais economia;
  2. vivência de dinâmicas diferentes;
  3. auxílio na progressão da carreira;
  4. convívio com corpo docente especializado.

E para quem valoriza a integração com os colegas, é sempre válido lembrar que os cursos online ajudam a reforçar o networking. Os encontros permitem a interação com outros profissionais da área, que trazem experiências distintas e igualmente valiosas.

Como escolher uma boa instituição de ensino?

Está interessado em fazer um curso online? Antes decidir pela instituição de ensino, não se esqueça de analisar alguns pontos essenciais, que podem fazer grande diferença no seu aprendizado.

Como comentamos, a flexibilidade para os estudos é importante, especialmente neste momento de pandemia. Analise o conteúdo programático oferecido pela instituição e veja a disposição das disciplinas e dos materiais.

Outro ponto é o histórico dos professores e suas qualificações. Leia, pesquise sobre eles e entenda como poderão lhe ajudar nesse processo de aprendizado. E, claro, não deixe de analisar o histórico da instituição em que vai estudar (se é reconhecida pelo MEC, se atende aos indicadores de qualidade e se seus resultados são positivos).

Por fim, entre em contato com a instituição e avalie o atendimento. Suas dúvidas são respondidas? O tempo de retorno é aceitável? Há uma explicação correta sobre os processos, avaliações e datas? Ter um suporte da instituição durante cursos online é muito importante. Logo no primeiro contato, você já pode começar a observar essa questão.