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Como se tornar um especialista em marketing digital

Escrito por Mariana Moraes | 01/12/2022 17:35:54

O marketing digital é uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos tempos. Afinal, o avanço da internet e das novas tecnologias têm demandado cada vez mais profissionais especializados para construir boas marcas e impulsionar as vendas no meio virtual.

Nesse cenário, a figura do especialista de marketing é uma das que mais tem se sobressaído, já que as empresas necessitam mais do que nunca de profissionais com conhecimentos e habilidades aprofundados na área.

Frente a todo esse contexto, se você é profissional de marketing, comunicação ou áreas afins, possivelmente já deve ter considerado se especializar no campo do marketing digital, não é mesmo? Mas, por onde começar?

Neste artigo, apresentamos 7 passos para se tornar um especialista em marketing digital. Fique conosco e descubra tudo o que você precisa para alavancar sua carreira:

1. Compreenda os principais conceitos do campo do marketing digital
2. Conheça as principais áreas do marketing digital
3. Entenda o funcionamento das ferramentas mais usadas
4. Aprenda a interpretar métricas e relatórios
5. Acompanhe os principais portais sobre marketing digital
6. Desenvolva suas soft skills
7. Faça uma pós reconhecida pelo mercado



1. Compreenda os principais conceitos do campo do marketing digital

Para se tornar um especialista em marketing digital, é essencial começar pelo básico, dominando os conceitos gerais da área.

O marketing, como um todo, possui diversas nomenclaturas, sendo assim, é indispensável conhecer os conceitos fundamentais para compreender de forma plena todos os processos e estratégias.

Abaixo, apresentamos os conceitos-chave que todo profissional de marketing digital deve compreender:

  • Persona: é um perfil de uma pessoa imaginária, baseado em pessoas reais e que representa o consumidor ideal do seu produto;
  • Leads: são pessoas que demonstram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa. Ou seja, são os potenciais clientes da sua marca;
  • Landing Pages: é a página que o usuário cai quando clica em algum link de divulgação;
  • Funil de Vendas: é a denominação da jornada que o consumidor faz até o momento da compra;
  • SEO: é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar a sua página na internet, permitindo que o seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google;
  • CTA: é um link ou um botão para que o usuário explore mais do serviço ou produto oferecido;
  • Email marketing: emails que um usuário recebe após se cadastrar em um um site;
  • Inbound marketing: Conjunto de estratégias utilizadas para conduzir o cliente de acordo com seus interesses, que tem como objetivo atrair, voluntariamente, consumidores para o site da empresa;
  • Marketing de conteúdo: Consiste na produção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa, envolvendo o usuário, de forma que se interesse pelo o que a organização tem a oferecer;
  • Métricas: indicadores que ajudam a medir a efetividade das campanhas e estratégias de marketing digital.

A lista acima é um resumo básico dos conceitos essenciais, para se aprofundar acesse este glossário e confira todos os termos relacionados ao marketing digital.

Ter essa base é importante para que você aprofunde seus conhecimentos e se torne um especialista.

>>> Leia mais: O que significa engajamento e por que ele é essencial nas organizações

2. Conheça as principais áreas do marketing digital

Depois de entender os conceitos fundamentais, é hora de se aprofundar nas áreas do marketing digital.

Ter esse conhecimento das principais frentes de atuação do marketing digital é essencial para planejar, criar e implementar boas estratégias. Conheça quais são:

  • Inbound Marketing: é a frente responsável pelo conjunto de estratégias focadas em atrair, converter e encantar clientes. Para isso, faz uso de marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais para atrair clientes por meio de canais online;
  • SEO: é a área responsável pela otimização de sites, buscando potencializar e melhorar o posicionamento das páginas nos buscadores, como o Google;
  • Tráfego pago: é a frente que pensa as estratégias de investimento em anúncios publicitários na internet. Isso ocorre por meio de plataformas para atrair visitantes até um site, loja ou landing page. O tráfego pago pode ser cobrado do anunciante por clique (CPC) ou impressões, por exemplo.
  • Marketing de relacionamento: é o campo do de marketing que trabalha a retenção e a satisfação do cliente, em vez de transações de vendas
  • Neuromarketing: é a frente que estuda o comportamento do consumidor. Também usa conhecimentos relacionados à psicologia, sociologia e áreas correlatas para entender o comportamento das pessoas frente às suas necessidades e ofertas de mercado;
  • Endomarketing: é o marketing voltado para dentro da empresa. É o campo que trabalha estratégias para engajar os colaboradores, favorecendo que eles se sintam mais satisfeitos com a organização. Dessa forma, eles podem trabalhar mais motivados e integrados com as ações da companhia.

É importante ressaltarmos que, ao se tornar um especialista em marketing, você provavelmente terá que focar em uma dessas áreas.

Afinal, não é possível ter um conhecimento realmente aprofundado em todas as frentes de atuação do marketing digital. São muitos conceitos, ferramentas e estratégias envolvidos em cada nicho.

Sendo assim, além de ter uma visão geral sobre os diversos campos do marketing, é interessante que você conheça todas as áreas para entender com qual você tem mais afinidade.

A partir disso, você afunila seu caminho em direção a tornar-se um especialista em um desses campos.

>>> Leia mais: O verdadeiro impacto do branded content no engajamento do consumidor

3. Entenda o funcionamento das ferramentas mais usadas

O marketing digital conta uma gama de ferramentas que fazem parte do dia a dia da área. Você não precisa saber utilizar todas elas — isso nem seria possível.

Contudo, ter uma visão geral e entender a lógica básica das principais é algo indispensável se você deseja se tornar um especialista em marketing digital.

A seguir, trazemos algumas das principais ferramentas:

>>> Leia mais: 6 dicas valiosas para um community management perfeito. Quantas você conhece?

4. Aprenda a interpretar métricas e relatórios

Trabalhar com dados, interpretar métricas e produzir relatórios faz parte do dia a dia de todo profissional de marketing. E para se tornar um especialista, essa habilidade é ainda mais requisitada.

As métricas são indicadores que trazem insights essenciais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Então, saber extrair dados, quais ferramentas utilizar, para quais indicadores olhar e como apresentar todas essas informações são competências indispensáveis para um especialista em marketing digital.

>>> Leia mais: 7 dicas para um profissional de marketing digital ter um currículo inesquecível

5. Acompanhe os principais portais sobre marketing digital

Manter-se atualizado das tendências de marketing é essencial para se tornar um especialista na área. Afinal, novas ferramentas, tecnologias e mudanças em algoritmos surgem praticamente todos os dias.

Abaixo, listamos alguns portais em que você pode se manter informado:

6. Desenvolva suas soft skills

Além de habilidades técnicas, para se tornar um especialista em marketing digital, você também deve dominar uma série de competências interpessoais.

Afinal, implementar boas estratégias, junto a times com diversos perfis profissionais, exige habilidades como boa comunicação, inteligência emocional, capacidade de gerenciar o tempo, entre outras.

Abaixo, citamos algumas das principais soft skills que uma especialista em marketing digital precisa desenvolver:

  • Facilidade de trabalhar em equipe;
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Inteligência emocional;
  • Olhar analítico;
  • Autonomia;
  • Dinamismo;
  • Proatividade;
  • Empatia;
  • Curiosidade e vontade de aprender;
  • Criatividade;
  • Organização;
  • Visão estratégica;
  • Flexibilidade;
  • Espírito de liderança.

7. Faça uma pós reconhecida pelo mercado

Todos os passos que citamos acima são essenciais para você dar início a sua carreira de especialista em marketing digital. Contudo, uma das etapas mais importantes para se tornar um grande profissional é investir na sua formação.

Atualmente, existem diversas pós-graduações que fornecem os conhecimentos necessários para que você se torne um especialista no campo do marketing digital.

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Desejamos sucesso em sua trajetória profissional e esperamos que este artigo tenha ajudado você a trilhar seu caminho no marketing digital.