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Pós-graduação

Como se tornar um especialista em marketing digital

Por Mariana Moraes   | 

O marketing digital é uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos tempos. Afinal, o avanço da internet e das novas tecnologias têm demandado cada vez mais profissionais especializados para construir boas marcas e impulsionar as vendas no meio virtual.

Nesse cenário, a figura do especialista de marketing é uma das que mais tem se sobressaído, já que as empresas necessitam mais do que nunca de profissionais com conhecimentos e habilidades aprofundados na área.

Frente a todo esse contexto, se você é profissional de marketing, comunicação ou áreas afins, possivelmente já deve ter considerado se especializar no campo do marketing digital, não é mesmo? Mas, por onde começar?

Neste artigo, apresentamos 7 passos para se tornar um especialista em marketing digital. Fique conosco e descubra tudo o que você precisa para alavancar sua carreira:

1. Compreenda os principais conceitos do campo do marketing digital
2. Conheça as principais áreas do marketing digital
3. Entenda o funcionamento das ferramentas mais usadas
4. Aprenda a interpretar métricas e relatórios
5. Acompanhe os principais portais sobre marketing digital
6. Desenvolva suas soft skills
7. Faça uma pós reconhecida pelo mercado

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1. Compreenda os principais conceitos do campo do marketing digital

Para se tornar um especialista em marketing digital, é essencial começar pelo básico, dominando os conceitos gerais da área.

O marketing, como um todo, possui diversas nomenclaturas, sendo assim, é indispensável conhecer os conceitos fundamentais para compreender de forma plena todos os processos e estratégias.

Abaixo, apresentamos os conceitos-chave que todo profissional de marketing digital deve compreender:

  • Persona: é um perfil de uma pessoa imaginária, baseado em pessoas reais e que representa o consumidor ideal do seu produto;
  • Leads: são pessoas que demonstram interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa. Ou seja, são os potenciais clientes da sua marca;
  • Landing Pages: é a página que o usuário cai quando clica em algum link de divulgação;
  • Funil de Vendas: é a denominação da jornada que o consumidor faz até o momento da compra;
  • SEO: é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar a sua página na internet, permitindo que o seu site seja encontrado pelos buscadores, como o Google;
  • CTA: é um link ou um botão para que o usuário explore mais do serviço ou produto oferecido;
  • Email marketing: emails que um usuário recebe após se cadastrar em um um site;
  • Inbound marketing: Conjunto de estratégias utilizadas para conduzir o cliente de acordo com seus interesses, que tem como objetivo atrair, voluntariamente, consumidores para o site da empresa;
  • Marketing de conteúdo: Consiste na produção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa, envolvendo o usuário, de forma que se interesse pelo o que a organização tem a oferecer;
  • Métricas: indicadores que ajudam a medir a efetividade das campanhas e estratégias de marketing digital.

A lista acima é um resumo básico dos conceitos essenciais, para se aprofundar acesse este glossário e confira todos os termos relacionados ao marketing digital.

Ter essa base é importante para que você aprofunde seus conhecimentos e se torne um especialista.

>>> Leia mais: O que significa engajamento e por que ele é essencial nas organizações

2. Conheça as principais áreas do marketing digital

Depois de entender os conceitos fundamentais, é hora de se aprofundar nas áreas do marketing digital.

Ter esse conhecimento das principais frentes de atuação do marketing digital é essencial para planejar, criar e implementar boas estratégias. Conheça quais são:

  • Inbound Marketing: é a frente responsável pelo conjunto de estratégias focadas em atrair, converter e encantar clientes. Para isso, faz uso de marketing de conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais para atrair clientes por meio de canais online;
  • SEO: é a área responsável pela otimização de sites, buscando potencializar e melhorar o posicionamento das páginas nos buscadores, como o Google;
  • Tráfego pago: é a frente que pensa as estratégias de investimento em anúncios publicitários na internet. Isso ocorre por meio de plataformas para atrair visitantes até um site, loja ou landing page. O tráfego pago pode ser cobrado do anunciante por clique (CPC) ou impressões, por exemplo.
  • Marketing de relacionamento: é o campo do de marketing que trabalha a retenção e a satisfação do cliente, em vez de transações de vendas
  • Neuromarketing: é a frente que estuda o comportamento do consumidor. Também usa conhecimentos relacionados à psicologia, sociologia e áreas correlatas para entender o comportamento das pessoas frente às suas necessidades e ofertas de mercado;
  • Endomarketing: é o marketing voltado para dentro da empresa. É o campo que trabalha estratégias para engajar os colaboradores, favorecendo que eles se sintam mais satisfeitos com a organização. Dessa forma, eles podem trabalhar mais motivados e integrados com as ações da companhia.

É importante ressaltarmos que, ao se tornar um especialista em marketing, você provavelmente terá que focar em uma dessas áreas.

Afinal, não é possível ter um conhecimento realmente aprofundado em todas as frentes de atuação do marketing digital. São muitos conceitos, ferramentas e estratégias envolvidos em cada nicho.

Sendo assim, além de ter uma visão geral sobre os diversos campos do marketing, é interessante que você conheça todas as áreas para entender com qual você tem mais afinidade.

A partir disso, você afunila seu caminho em direção a tornar-se um especialista em um desses campos.

>>> Leia mais: O verdadeiro impacto do branded content no engajamento do consumidor

3. Entenda o funcionamento das ferramentas mais usadas

O marketing digital conta uma gama de ferramentas que fazem parte do dia a dia da área. Você não precisa saber utilizar todas elas — isso nem seria possível.

Contudo, ter uma visão geral e entender a lógica básica das principais é algo indispensável se você deseja se tornar um especialista em marketing digital.

A seguir, trazemos algumas das principais ferramentas:

>>> Leia mais: 6 dicas valiosas para um community management perfeito. Quantas você conhece?

4. Aprenda a interpretar métricas e relatórios

Trabalhar com dados, interpretar métricas e produzir relatórios faz parte do dia a dia de todo profissional de marketing. E para se tornar um especialista, essa habilidade é ainda mais requisitada.

As métricas são indicadores que trazem insights essenciais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.

Então, saber extrair dados, quais ferramentas utilizar, para quais indicadores olhar e como apresentar todas essas informações são competências indispensáveis para um especialista em marketing digital.

>>> Leia mais: 7 dicas para um profissional de marketing digital ter um currículo inesquecível

5. Acompanhe os principais portais sobre marketing digital

Manter-se atualizado das tendências de marketing é essencial para se tornar um especialista na área. Afinal, novas ferramentas, tecnologias e mudanças em algoritmos surgem praticamente todos os dias.

Abaixo, listamos alguns portais em que você pode se manter informado:

6. Desenvolva suas soft skills

Além de habilidades técnicas, para se tornar um especialista em marketing digital, você também deve dominar uma série de competências interpessoais.

Afinal, implementar boas estratégias, junto a times com diversos perfis profissionais, exige habilidades como boa comunicação, inteligência emocional, capacidade de gerenciar o tempo, entre outras.

Abaixo, citamos algumas das principais soft skills que uma especialista em marketing digital precisa desenvolver:

  • Facilidade de trabalhar em equipe;
  • Boa comunicação interpessoal;
  • Inteligência emocional;
  • Olhar analítico;
  • Autonomia;
  • Dinamismo;
  • Proatividade;
  • Empatia;
  • Curiosidade e vontade de aprender;
  • Criatividade;
  • Organização;
  • Visão estratégica;
  • Flexibilidade;
  • Espírito de liderança.

7. Faça uma pós reconhecida pelo mercado

Todos os passos que citamos acima são essenciais para você dar início a sua carreira de especialista em marketing digital. Contudo, uma das etapas mais importantes para se tornar um grande profissional é investir na sua formação.

Atualmente, existem diversas pós-graduações que fornecem os conhecimentos necessários para que você se torne um especialista no campo do marketing digital.

Aqui na Pós PUCPR Digital, temos a especialização em Comunicação Digital, Branding e Storytelling. É um curso que trabalha os métodos e ferramentas de comunicação aplicados a redes sociais, dispositivos móveis e outras formas de comunicação digital.

Com essa formação, você vai estar atualizado e conectado com as tendências deste mercado, aplicando também técnicas e conceitos de branding e storytelling.

Confira o programa completo com todas as disciplinas do curso:

  • KPI's Estratégicos em Marketing
  • Marketing Digital e Community Management
  • Futurologia: Tendências para o Século 22
  • Gestão da Comunicação em Mídias Digitais
  • Ética: Inteligência Moral na Era Digital
  • Admirável Futuro Novo
  • Fundamentos de Ciência de Dados e Big Data
  • Jornada do Cliente
  • Planejamento Estratégico em Comunicação
  • Storytelling: Histórias que Vendem
  • Criação de Conteúdo Digital
  • Inbound Marketing: SEO e Copywriting
  • Neurociência Aplicada a Negócios
  • O Estilo Startup de Revolucionar os Negócios
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  • Gestão da Comunicação em Mídias Digitais

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Desejamos sucesso em sua trajetória profissional e esperamos que este artigo tenha ajudado você a trilhar seu caminho no marketing digital.

Sobre o autor

Mariana Moraes

Mariana Moraes

Jornalista formada pela UFRGS e redatora da Pós PUCPR Digital.

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