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O marketing digital é uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos tempos. Afinal, o avanço da internet e das novas tecnologias têm demandado cada vez mais profissionais especializados para construir boas marcas e impulsionar as vendas no meio virtual.
Nesse cenário, a figura do especialista de marketing é uma das que mais tem se sobressaído
, já que as empresas necessitam mais do que nunca de profissionais com conhecimentos e habilidades aprofundados na área.
Frente a todo esse contexto, se você é profissional de marketing, comunicação ou áreas afins, possivelmente já deve ter considerado se especializar no campo do marketing digital, não é mesmo? Mas, por onde começar?
Neste artigo, apresentamos 7 passos para se tornar um especialista em marketing digital. Fique conosco e descubra tudo o que você precisa para alavancar sua carreira:
1. Compreenda os principais conceitos do campo do marketing digital
2. Conheça as principais áreas do marketing digital
3. Entenda o funcionamento das ferramentas mais usadas
4. Aprenda a interpretar métricas e relatórios
5. Acompanhe os principais portais sobre marketing digital
6. Desenvolva suas soft skills
7. Faça uma pós reconhecida pelo mercado
Para se tornar um especialista em marketing digital, é essencial começar pelo básico, dominando os conceitos gerais da área.
O marketing, como um todo, possui diversas nomenclaturas, sendo assim, é indispensável conhecer os conceitos fundamentais para compreender de forma plena todos os processos e estratégias.
Abaixo, apresentamos os conceitos-chave que todo profissional de marketing digital deve compreender:
A lista acima é um resumo básico dos conceitos essenciais, para se aprofundar acesse este glossário
e confira todos os termos relacionados ao marketing digital.
Ter essa base é importante para que você aprofunde seus conhecimentos e se torne um especialista.
>>> Leia mais: O que significa engajamento e por que ele é essencial nas organizações
Depois de entender os conceitos fundamentais, é hora de se aprofundar nas áreas do marketing digital.
Ter esse conhecimento das principais frentes de atuação do marketing digital é essencial para planejar, criar e implementar boas estratégias. Conheça quais são:
É importante ressaltarmos que, ao se tornar um especialista em marketing, você provavelmente terá que focar em uma dessas áreas.
Afinal, não é possível ter um conhecimento realmente aprofundado em todas as frentes de atuação do marketing digital. São muitos conceitos, ferramentas e estratégias envolvidos em cada nicho.
Sendo assim, além de ter uma visão geral sobre os diversos campos do marketing, é interessante que você conheça todas as áreas para entender com qual você tem mais afinidade.
A partir disso, você afunila seu caminho em direção a tornar-se um especialista em um desses campos.
>>> Leia mais: O verdadeiro impacto do branded content no engajamento do consumidor
O marketing digital conta uma gama de ferramentas que fazem parte do dia a dia da área. Você não precisa saber utilizar todas elas — isso nem seria possível.
Contudo, ter uma visão geral e entender a lógica básica das principais é algo indispensável se você deseja se tornar um especialista em marketing digital.
A seguir, trazemos algumas das principais ferramentas:
Trabalhar com dados, interpretar métricas e produzir relatórios faz parte do dia a dia de todo profissional de marketing. E para se tornar um especialista, essa habilidade é ainda mais requisitada.
As métricas são indicadores que trazem insights essenciais para o sucesso de uma estratégia de marketing digital.
Então, saber extrair dados, quais ferramentas utilizar, para quais indicadores olhar e como apresentar todas essas informações são competências indispensáveis para um especialista em marketing digital.
>>> Leia mais: 7 dicas para um profissional de marketing digital ter um currículo inesquecível
Manter-se atualizado das tendências de marketing é essencial para se tornar um especialista na área. Afinal, novas ferramentas, tecnologias e mudanças em algoritmos surgem praticamente todos os dias.
Abaixo, listamos alguns portais em que você pode se manter informado:
Além de habilidades técnicas, para se tornar um especialista em marketing digital, você também deve dominar uma série de competências interpessoais.
Afinal, implementar boas estratégias, junto a times com diversos perfis profissionais, exige habilidades como boa comunicação, inteligência emocional, capacidade de gerenciar o tempo, entre outras.
Abaixo, citamos algumas das principais soft skills que uma especialista em marketing digital precisa desenvolver:
Todos os passos que citamos acima são essenciais para você dar início a sua carreira de especialista em marketing digital. Contudo, uma das etapas mais importantes para se tornar um grande profissional é investir na sua formação.
Atualmente, existem diversas pós-graduações que fornecem os conhecimentos necessários para que você se torne um especialista no campo do marketing digital.
Aqui na Pós PUCPR Digital, temos a especialização em
Comunicação Digital, Branding e Storytelling. É um curso que trabalha os métodos e ferramentas de comunicação aplicados a redes sociais, dispositivos móveis e outras formas de comunicação digital.
Com essa formação, você vai estar atualizado e conectado com as tendências deste mercado, aplicando também técnicas e conceitos de branding e storytelling.
Confira o programa completo com todas as disciplinas do curso:
Para mais informações, preencha o formulário a seguir e baixe o guia do curso de Comunicação Digital, Branding e Storytelling :
Desejamos sucesso em sua trajetória profissional e esperamos que este artigo tenha ajudado você a trilhar seu caminho no marketing digital.
Por msmoraes
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