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Geração Z no mercado de trabalho: desafios e oportunidades

3 de dezembro de 2024

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    A entrada da Geração Z no mercado de trabalho está revolucionando as dinâmicas corporativas estabelecidas há décadas. 


    Conhecidos por serem antenados tecnologicamente e imediatistas, essas características podem significar um desafio no início, especialmente para as gestões mais tradicionais. 


    No entanto, se aproveitadas da forma certa, as mudanças da Geração Z no mercado de trabalho podem colocar sua empresa em um novo patamar. 

    Quem é a Geração Z?

    A Geração Z engloba as pessoas nascidas entre 1997 e 2012, que cresceram em um mundo bastante conectado, no qual a internet já era uma realidade e a troca de informações ficou cada vez mais rápida. 


    Ainda que nem todos tenham tido contato com a tecnologia desde muito pequenos, ao menos na adolescência essas inovações já faziam parte da rotina, tanto nos estudos como nas relações pessoais. 


    Portanto, a Geração Z no mercado de trabalho se apresenta como um grupo de profissionais que tem facilidade em usar a tecnologia e suas plataformas digitais, seja na comunicação, aprendizado ou na execução de tarefas. 

    Principais discussões da Geração Z no mercado de trabalho 

    A famosa Gen Z chegou recentemente no mercado de trabalho, mas já causou várias mudanças na maneira como as empresas gerenciam seus times. 


    Além disso, essa nova onda de profissionais vem levantando discussões importantes, que por muito tempo foram jogadas para debaixo do tapete. 


    Veja abaixo quais são os principais assuntos colocados à luz pela Geração Z no mercado de trabalho: 

    Saúde mental 

    A saúde mental se tornou um tema bastante relevante, especialmente após a pandemia, quando muitos profissionais enfrentaram perdas familiares ou simplesmente foram desestabilizados pelo medo gerado pela doença. 


    No entanto, a Geração Z percebeu que, ao invés de ignorar esse problema, as empresas precisavam aprender como lidar com isso, contribuindo diretamente para a melhoria dos seus profissionais. 

    Mudança de cultura organizacional 

    A Geração Z busca por um ambiente de trabalho que promova a inclusão, diversidade, transparência e colaboração entre os membros da equipe. Esses profissionais não querem mais ser robôs, mas promover a transformação na empresa em que estiverem atuando. 


    Além disso, esse grupo não valoriza a hierarquia rígida e os processos burocráticos, mas uma cultura de trabalho horizontal, em que todos têm voz e a inovação é incentivada. 

    Demandas por tecnologia e inovação 

    A Geração Z no mercado de trabalho impulsiona a modernização das atividades, afinal, eles cresceram com as facilidades que a tecnologia tem a oferecer e querem agregá-las em sua rotina profissional. 


    Portanto, estão sempre buscando e sugerindo novas ferramentas tecnológicas, capazes de aumentar a eficiência e a colaboração de todos os membros da equipe. 

    Valorização de propósito e impacto social 

    Desde a Geração Y, os profissionais passaram a buscar por empresas que tivessem valores e propósitos parecidos com os seus — colocando isso, inclusive, acima da estabilidade e segurança priorizadas pelos Boomers. 


    No caso da Geração Z, há também uma procura por organizações que contribuam diretamente para o desenvolvimento social e ambiental. Afinal, eles querem também atuar para promover um impacto social positivo. 

    Preferência por estruturas de trabalho flexíveis 

    A Geração Z está trazendo uma nova perspectiva para o mercado de trabalho: trabalhar para viver e não viver para trabalhar. 


    Para alcançar essa realidade, os profissionais estão buscando cada vez mais oportunidades de trabalho flexíveis, que permitam priorizar o lazer e poder aproveitar os frutos colhidos com seus esforços. 


    Não basta mais comprar uma casa própria para construir uma família: é preciso ter experiências, como viajar pelo mundo ou simplesmente curtir um happy hour todo mês com os amigos. 

    Mudanças promovidas pela Geração Z no mercado de trabalho 

    A partir das discussões apresentadas acima, a Geração Z vem promovendo mudanças significativas, tanto na organização e cultura das empresas, como também na inserção da tecnologia na rotina empresarial. 


    Entre essas mudanças, a principal é o incentivo à diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. 


    Nesse caso, não estamos falando apenas de facilitar o acesso de grupos socialmente discriminados a boas oportunidades de emprego, mas de criar um espaço em que todos possam trabalhar juntos. 


    Inclusive, como vivemos em uma era histórica de diversidade geracional, a Geração Z também busca que profissionais de diferentes idades atuem no mesmo time. 


    Como resultado, é possível conquistar a tão almejada inovação e criatividade, influenciadas pela troca de experiências, habilidades e conhecimentos que cada geração possui. 


    Outras mudanças significativas provocadas por esses novos profissionais são: 

    • Transformação digital nas empresas: eles esperam que a tecnologia faça parte da rotina de trabalho diária e que as organizações estejam na vanguarda da inovação tecnológica; 
    • Atração e retenção de talentos: eles buscam mais do que um bom salário, mas também empresas que ofereçam oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, flexibilização no trabalho e cultura alinhada com seus valores; 
    • Sustentabilidade e responsabilidade social: eles esperam que as empresas assumam suas responsabilidades em relação ao impacto que causam e ainda adotem práticas sustentáveis em suas operações; 
    • Inovação nos modelos de liderança: eles desafiam as formas tradicionais de liderança, preferindo líderes mais acessíveis, transparentes, que atuem como mentores em vez de chefes autoritários. 

    Esses fatores estão reformulando o ambiente corporativo, forçando as empresas a serem mais ágeis, conscientes e adaptativas para se manterem atrativas para os profissionais da Geração Z. 


    Além disso, quanto antes sua organização se adaptar a essas mudanças, poderá também recuperar sua competitividade no mercado — e estará mais preparada para receber a futura geração Alpha! 

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