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Com certeza, você já ouviu falar sobre as gerações X, Y e Z... Mas sabe o impacto delas na gestão de pessoas?
Por mais que existam diferenças, há similaridades classificadas em grupos etários, chamados de gerações.
Conhecer esses perfis pode facilitar bastante a rotina de um gestor, que precisa lidar com uma diversidade geracional jamais vista no mercado! Então, venha conosco conhecer esses grupos!
Uma geração reúne um grupo de pessoas nascidas aproximadamente na mesma época, que compartilham experiências culturais, sociais e históricas semelhantes. Por conta disso, possuem também valores, comportamentos e visões de mundo parecidas.
Essas gerações são divididas em um período de mais ou menos 15 anos, e sua divisão facilita a análise e compreensão das mudanças ao longo do tempo, tanto quando falamos em comportamentos de consumo, como também na gestão de pessoas.
Pessoas criadas na década de 1970 possuem um comportamento totalmente diferente daquelas nascidas nos anos 2000. Afinal, nesses 30 anos o mundo passou por mudanças bruscas, que afetaram o comportamento e valores dos indivíduos.
Devido a essa diferença de atitudes, as pessoas passaram a ser classificadas, iniciando com os Boomers e seguindo para as gerações X, Y e Z.
Além de ser super importante para o setor de marketing, vendas e comunicação — que se baseiam nesses perfis para criar suas estratégias —, essa categorização também é benéfica para as empresas.
Inclusive, o tema se tornou ainda mais relevante atualmente, visto que é a primeira vez na história que você encontra profissionais de 4 gerações trabalhando juntos em uma mesma equipe!
Para compreender melhor os profissionais do seu time — e conseguir aproveitar suas habilidades e até mesmo visões de mundo — o gestor deve conhecer as gerações X, Y e Z.
Com base nisso, será possível entender o contexto histórico e cultural que influencia os indivíduos e como usar isso a favor da sua empresa. Então, veja abaixo essas classificações:
Antes de falar das gerações X, Y e Z, precisamos falar de um grupo que continua ativo no mercado de trabalho e precisar ter seu perfil conhecido pelos gestores: os boomers.
Basicamente, essa é a geração nascida logo após a Segunda Guerra Mundial, durante um período de prosperidade econômica e crescimento populacional. Por conta disso, o grupo também é conhecido como “baby boomers”.
Durante esse período, as pessoas tinham bastante estabilidade no emprego e era comum entrarem jovens em uma empresa e saírem apenas quando fossem se aposentar. Ainda que tivessem recursos estáveis, o lazer não era prioridade, mas sim o “trabalho duro”.
Inclusive, a lealdade e valorização da segurança no emprego são características fortes dessa geração. Mesmo tendo vivido as transformações modernas, preferem métodos tradicionais de trabalho.
Essas pessoas nasceram em um período de muitas transformações, especialmente no Brasil.
Além da revolução tecnológica, que começava a avançar cada vez mais rápido devido à Guerra Fria, o país também enfrentava o período do regime militar e da expansão dos movimentos sociais e direitos políticos.
Nessa época, as mulheres decidiram que queriam sair das suas casas e ter o direito de trabalhar! O divórcio foi instituído no Brasil em 1977, mudando a visão sobre vida familiar e das relações amorosas.
A situação financeira também complicou para essa geração, que já não tinha a mesma estabilidade e segurança dos seus pais. Por conta disso, passaram a ser mais flexíveis, buscando melhores oportunidades de trabalho, incluindo as informais.
Mesmo não vivendo em um cenário tão estável, a Geração X procurava um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, muitas vezes priorizando experiências de vida sobre conquistas materiais.
Os famosos Millennials chegaram em um momento em que a luta pelos direitos políticos estava fervendo — e, em 1985, eles finalmente viram o governo ditatorial cair, com a promulgação de uma nova Constituição em 1988.
No entanto, não era apenas o cenário político que passava por uma grande transformação.
Neste período, uma das inovações mais importantes para a atualidade se popularizou: a internet!
As informações passaram a ser compartilhadas de forma mais rápida, conquistando uma posição fundamental na vida das pessoas e, principalmente, das empresas. Ou seja, o mercado precisou se adaptar a uma nova realidade.
Além disso, a Geração Y valoriza bastante a educação formal e a busca de propósito no trabalho. Não bastava mais a estabilidade no emprego, era preciso encontrar uma empresa que compartilhasse os mesmos valores e oferecesse flexibilidade.
Possuir uma família também deixou de ser uma prioridade para os Millennials, que queriam aproveitar seu tempo para o lazer e viver experiências — até o trabalho ficou em segundo plano!
Por fim, chegamos no último grupo que chegou recentemente no mercado de trabalho — deixando-a conhecida como a geração em voga.
Nascidos na era digital, essas pessoas cresceram tendo acesso à internet, redes sociais e a aparelhos eletrônicos, especialmente os smartphones.
Por conta desse acesso facilitado às informações e as possibilidades de oportunidades, essa geração entra no mercado valorizando a flexibilidade, diversidade e inovação. Eles sabem que ainda há muito a ser criado e que possuem as ferramentas certas para isso.
As habilidades técnicas desses profissionais também são bem avançadas e devem ser exploradas ao máximo pelas empresas. No entanto, tome cuidado, pois eles são imediatistas e esperam rapidez no desenvolvimento profissional.
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Os nascidos em 2013 fazem parte da geração Alpha, a primeira nascida totalmente no século XXI e imersa, desde cedo, nas tecnologias mais avançadas — que muitos da Geração Z apenas conheceram na adolescência.
Por conta disso, é esperado que esses futuros profissionais finalizem a fusão do mundo virtual com o físico nas empresas, tornando a tecnologia uma parte rotineira no mercado.
No entanto, há uma mudança bastante positiva: a geração Alpha tende a ser mais consistente em relação às questões ambientais e sociais, buscando trazer essa responsabilidade para as empresas.
Como eles ainda estão na escola (e outros nem nasceram) basta acompanharmos essa evolução e aguardar a nova mudança nas empresas…
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