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Gerações X, Y e Z: você sabe distinguir cada uma delas?

28 de novembro de 2024

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    Com certeza, você já ouviu falar sobre as gerações X, Y e Z... Mas sabe o impacto delas na gestão de pessoas? 


    Por mais que existam diferenças, há similaridades classificadas em grupos etários, chamados de gerações. 


    Conhecer esses perfis pode facilitar bastante a rotina de um gestor, que precisa lidar com uma diversidade geracional jamais vista no mercado! Então, venha conosco conhecer esses grupos! 

    O que é uma geração?

    Uma geração reúne um grupo de pessoas nascidas aproximadamente na mesma época, que compartilham experiências culturais, sociais e históricas semelhantes. Por conta disso, possuem também valores, comportamentos e visões de mundo parecidas. 


    Essas gerações são divididas em um período de mais ou menos 15 anos, e sua divisão facilita a análise e compreensão das mudanças ao longo do tempo, tanto quando falamos em comportamentos de consumo, como também na gestão de pessoas. 

    Por que existe uma separação das gerações X, Y e Z? 

    Pessoas criadas na década de 1970 possuem um comportamento totalmente diferente daquelas nascidas nos anos 2000. Afinal, nesses 30 anos o mundo passou por mudanças bruscas, que afetaram o comportamento e valores dos indivíduos. 


    Devido a essa diferença de atitudes, as pessoas passaram a ser classificadas, iniciando com os Boomers e seguindo para as gerações X, Y e Z. 


    Além de ser super importante para o setor de marketing, vendas e comunicação — que se baseiam nesses perfis para criar suas estratégias —, essa categorização também é benéfica para as empresas. 


    Inclusive, o tema se tornou ainda mais relevante atualmente, visto que é a primeira vez na história que você encontra profissionais de 4 gerações trabalhando juntos em uma mesma equipe! 

    As características das gerações X, Y e Z

    Para compreender melhor os profissionais do seu time — e conseguir aproveitar suas habilidades e até mesmo visões de mundo — o gestor deve conhecer as gerações X, Y e Z. 


    Com base nisso, será possível entender o contexto histórico e cultural que influencia os indivíduos e como usar isso a favor da sua empresa. Então, veja abaixo essas classificações: 

    1. Boomers (1946 a 1964) 

    Antes de falar das gerações X, Y e Z, precisamos falar de um grupo que continua ativo no mercado de trabalho e precisar ter seu perfil conhecido pelos gestores: os boomers. 


    Basicamente, essa é a geração nascida logo após a Segunda Guerra Mundial, durante um período de prosperidade econômica e crescimento populacional. Por conta disso, o grupo também é conhecido como “baby boomers”. 


    Durante esse período, as pessoas tinham bastante estabilidade no emprego e era comum entrarem jovens em uma empresa e saírem apenas quando fossem se aposentar. Ainda que tivessem recursos estáveis, o lazer não era prioridade, mas sim o “trabalho duro”. 


    Inclusive, a lealdade e valorização da segurança no emprego são características fortes dessa geração. Mesmo tendo vivido as transformações modernas, preferem métodos tradicionais de trabalho. 

    2. Geração X (1965 a 1980)

    Essas pessoas nasceram em um período de muitas transformações, especialmente no Brasil. 


    Além da revolução tecnológica, que começava a avançar cada vez mais rápido devido à Guerra Fria, o país também enfrentava o período do regime militar e da expansão dos movimentos sociais e direitos políticos. 


    Nessa época, as mulheres decidiram que queriam sair das suas casas e ter o direito de trabalhar! O divórcio foi instituído no Brasil em 1977, mudando a visão sobre vida familiar e das relações amorosas. 


    A situação financeira também complicou para essa geração, que já não tinha a mesma estabilidade e segurança dos seus pais. Por conta disso, passaram a ser mais flexíveis, buscando melhores oportunidades de trabalho, incluindo as informais. 


    Mesmo não vivendo em um cenário tão estável, a Geração X procurava um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, muitas vezes priorizando experiências de vida sobre conquistas materiais. 

    3. Geração Y (1981 a 1996) 

    Os famosos Millennials chegaram em um momento em que a luta pelos direitos políticos estava fervendo — e, em 1985, eles finalmente viram o governo ditatorial cair, com a promulgação de uma nova Constituição em 1988. 


    No entanto, não era apenas o cenário político que passava por uma grande transformação. 


    Neste período, uma das inovações mais importantes para a atualidade se popularizou: a internet! 


    As informações passaram a ser compartilhadas de forma mais rápida, conquistando uma posição fundamental na vida das pessoas e, principalmente, das empresas. Ou seja, o mercado precisou se adaptar a uma nova realidade. 


    Além disso, a Geração Y valoriza bastante a educação formal e a busca de propósito no trabalho. Não bastava mais a estabilidade no emprego, era preciso encontrar uma empresa que compartilhasse os mesmos valores e oferecesse flexibilidade. 


    Possuir uma família também deixou de ser uma prioridade para os Millennials, que queriam aproveitar seu tempo para o lazer e viver experiências — até o trabalho ficou em segundo plano! 

    4. Geração Z (1997 a 2012)

    Por fim, chegamos no último grupo que chegou recentemente no mercado de trabalho — deixando-a conhecida como a geração em voga. 


    Nascidos na era digital, essas pessoas cresceram tendo acesso à internet, redes sociais e a aparelhos eletrônicos, especialmente os smartphones. 


    Por conta desse acesso facilitado às informações e as possibilidades de oportunidades, essa geração entra no mercado valorizando a flexibilidade, diversidade e inovação. Eles sabem que ainda há muito a ser criado e que possuem as ferramentas certas para isso. 


    As habilidades técnicas desses profissionais também são bem avançadas e devem ser exploradas ao máximo pelas empresas. No entanto, tome cuidado, pois eles são imediatistas e esperam rapidez no desenvolvimento profissional. 

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    O que vem em seguida? 

    Os nascidos em 2013 fazem parte da geração Alpha, a primeira nascida totalmente no século XXI e imersa, desde cedo, nas tecnologias mais avançadas — que muitos da Geração Z apenas conheceram na adolescência. 


    Por conta disso, é esperado que esses futuros profissionais finalizem a fusão do mundo virtual com o físico nas empresas, tornando a tecnologia uma parte rotineira no mercado. 


    No entanto, há uma mudança bastante positiva: a geração Alpha tende a ser mais consistente em relação às questões ambientais e sociais, buscando trazer essa responsabilidade para as empresas. 


    Como eles ainda estão na escola (e outros nem nasceram) basta acompanharmos essa evolução e aguardar a nova mudança nas empresas… 

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