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Você acredita que existe um conflito de gerações onde você trabalha?
Antes de responder a essa pergunta, reflita um pouco: se você colocasse o profissional mais velho da sua equipe para atuar com o mais novo, eles entrariam em choque? Com certeza, sim.
Contudo, isso não precisa gerar um resultado negativo. Na verdade, a administração adequada dessas diferenças pode garantir maior riqueza e até mesmo inovação para sua empresa.
Para aproveitar essas oportunidades, continue conosco e saiba como superar o conflito de gerações!
O conflito de gerações está relacionado com as diferenças de opiniões, valores, atitudes e comportamentos entre pessoas de gerações diversas. Se não forem bem administrados, isso pode causar desentendimentos.
Além de ser bastante comum no núcleo familiar, quando os pais e filhos entram em debate por conta de visões diferentes sobre determinadas questões, o conflito de gerações também é constante no ambiente de trabalho.
Afinal, a maioria das empresas conta com profissionais de diferentes gerações — inclusive, pela primeira vez temos 4 gerações trabalhando juntas — o que pode causar tensões, especialmente em reuniões ou projetos.
Por outro lado, se o gestor souber administrar corretamente essa diferença, sabendo completar cada habilidade e visão, poderá ter um time bastante completo.
Antes de conseguir aproveitar o lado positivo do conflito de gerações, o gestor precisa aprender a lidar com os desafios causados por esses embates.
Atualmente, os principais são:
Uma das principais causas do conflito de gerações nas empresas é a tecnologia! Enquanto os mais novos desejam implementar soluções tecnológicas em todas as atividades possíveis, os mais antigos resistem, preferindo continuar com os métodos tradicionais.
Isso pode acontecer tanto por apego “ao que está funcionando” ou simplesmente por dificuldade em acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas.
Por outro lado, os profissionais da geração Z cresceram em um mundo digital, conseguem se adaptar rapidamente às novas tecnologias e muitas vezes não possuem paciência com o ritmo diferente dos mais velhos.
Encontrar um equilíbrio entre essas necessidades é fundamental, afinal, sua empresa precisa se modernizar, mas de modo que todos os profissionais consigam acompanhar e manter (ou aumentar, como esperado) o ritmo de produção.
Por mais que tenham nascido em épocas relativamente próximas — a diferença entre essas gerações costuma ser de 15 a 18 anos, no máximo — essas pessoas possuem valores e expectativas bastante divergentes.
A diferença é ainda maior quando comparamos os Boomers com a geração Y ou, principalmente, com a Gen Z.
Como dissemos, a administração incorreta dessas discordâncias pode prejudicar o andamento de projetos. Portanto, o gestor deve acompanhar de perto as equipes, assumindo o papel de mediador sempre que necessário.
Esse é bastante comum nas empresas: enquanto as gerações mais antigas preferem reuniões presenciais e a troca de e-mails formais, os mais novos preferem uma comunicação por aplicativos de mensagens e reuniões virtuais — ou apenas um áudio no WhatsApp.
Como a comunicação eficiente é a base de sucesso para qualquer empresa, o gestor precisa encontrar um meio-termo que atenda às necessidades de todo dia, solucionando esse conflito.
Por exemplo, usar uma plataforma de troca de mensagens instantâneas (exclusiva para tratar de assuntos de trabalho) e reduzir o número de reuniões presenciais, mas sem as extinguir completamente.
O conceito de inclusão e diversidade no ambiente de trabalho é percebido de forma diferente pelas gerações, o que já dá início a esse conflito.
Inclusive, profissionais mais velhos podem até apoiar esses valores, mas não estão acostumados a aplicá-los e priorizá-los, enxergando essa mudança organizacional como um desafio.
Quando não compreendido corretamente, isso pode gerar um grande conflito de gerações na empresa, especialmente considerando que a geração Z tem em vista diversificar cada vez mais os espaços de trabalho. Ao não investir nisso, o negócio tende a perder esses novos talentos.
Você sabia que 66% dos profissionais não enxergam um “conflito de gerações” em seus ambientes de trabalho? Esse foi um dado apontado por uma pesquisa realizada no LinkedIn.
No entanto, o mesmo levantamento apontou que os profissionais da geração Z são vistos como os maiores causadores de problemas.
Isso significa, na verdade, que existe sim um conflito de gerações, já que os mais novos — que possuem um conceito mais diversificado e inclusivo de estrutura de trabalho — são considerados “perturbadores da paz”.
Portanto, o primeiro passo do gestor é assumir a existência dessa tensão entre os profissionais mais experientes e aqueles que estão chegando nas empresas.
Em seguida, entenda cada membro da sua equipe, compreendendo seus pontos fortes e pontos fracos, encontrando uma pessoa que possa completá-lo. Acredite: geralmente essa combinação será entre profissionais de gerações diferentes.
Mesmo que exista uma resistência no início, não ceda a essa pressão! Insista nessa interação multigeracional, combinando habilidades e construindo uma equipe cada vez mais rica e completa.
Para facilitar esse processo, siga essas dicas:
Na maioria das vezes, o conflito de gerações existe, pois eles não conseguem se comunicar. Então, incentive essa troca, seja por meio de reuniões na empresa, escolhendo canais de comunicação que funcionem para todos ou até mesmo promovendo happy hours descontraídos.
É preciso preparar os profissionais mais velhos para receber as mudanças que os jovens trarão, mostrando que a empresa precisa disso para continuar competitiva. Invista também em uma cultura de inovação e melhoria contínua, mostrando que isso deve fazer parte da rotina.
Os profissionais mais jovens buscam ambientes flexíveis, tanto em relação ao regime de trabalho (presencial ou remoto), como também sobre reuniões e outras condições. Traga isso para sua empresa, buscando um equilíbrio com a rigidez valorizada pelos mais velhos.
Ou seja, o segredo de evitar tensões por conta do conflito de gerações é justamente encontrar um equilíbrio entre as necessidades e expectativas desses profissionais, incluindo essa diversidade na cultura da empresa — e explorando seus benefícios!
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