Inscreva-se
imagem
PUCPR Logo

As 7 características do mindset empreendedor

okleina • 1 de março de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Empreender implica um jeito diferente de pensar. Mas que jeito seria esse?

    Pesquisadores da psicologia cognitivo-comportamental e das ciências sociais aplicadas investigam a questão desde a década de 1980. Eles encontraram características em comum entre pessoas que conseguem agir em contextos de incerteza e mudança, uma manifestação do mindset empreendedor.

    Conheça a seguir 7 dessas características:

    A partir de uma revisão de literatura dos últimos vinte anos, um artigo publicado na Entrepreneurial Business and Economics Review em 2017 resumiu as principais características do mindset empreendedor. Foram compilados 7 atributos principais: 

    1. Orientação a objetivos

    Uma característica chave do mindset empreendedor é a flexibilidade cognitiva, que muda no decorrer do tempo, dependendo da atividade que o indivíduo realiza – ou seja, do objetivo que ele precisa alcançar.

    A partir desse atributo, foram sistematizados dois tipos de mentalidade empreendedora:

    1. Deliberativo: imparcial e receptivo. Pessoas que demonstram esse mindset avaliam os efeitos positivos e negativos de uma decisão e o objetivo que esperam alcançar, a partir de sua viabilidade e desejabilidade. Os objetivos são definidos neste tipo de mentalidade.
    2. Implementativo: parcial e restrito. pessoas que demonstram esse mindset se esforçam para alcançar um objetivo a partir do processamento de informações sobre onde, como e quando ele será implementado. Uma decisão é tomada e então é realizada uma ação. Neste tipo de mentalidade, há uma certa ilusão sobre o controle do processo.

    Em resumo, a orientação a objetivos pode ser no sentido de estabelecê-los ou no do esforço para alcançá-los.

    2. Tomada de decisão em cenários complexos com base na intuição

    É comum recorrer à intuição e a vieses em situações de alta complexidade e incerteza, enfrentadas com frequência por empreendedores. Nesses momentos eles atingem seus limites cognitivos, pois não podem perder janelas de oportunidade e ainda precisam conquistar a confiança de stakeholders.

    Por isso, o mindset empreendedor é caracterizado pela propensão a recorrer à intuição e a vieses baseados nas crenças e experiências anteriores.

    Um exemplo de um ato intuitivo, também chamado de heurístico, é a representatividade. É comum o empreendedor fazer generalizações a partir de poucas observações e inferir que elas representam a realidade.

    Em relação aos vieses, os que norteiam as decisões dos empreendedores são:

    • Viés de confirmação: tendem a dar mais atenção às informações que confirmam as próprias crenças e experiências;
    • Viés de autoatendimento: atribuem resultados positivos ao próprio talento e resultados negativos a fatores externos;
    • Viés otimista: esperam resultados mais positivos do que seria racionalmente razoável;
    • Viés da superconfiança: acreditam que entenderam completamente uma situação ou comportamento de uma pessoa, agindo sem ter todas as informações disponíveis.

    3. Identificação de valor em produtos ou serviços inesperados

    Essa característica do mindset empreendedor está diretamente ligada à identificação de oportunidades. Para isso, os empreendedores ficam atentos às informações que circulam à sua volta e as usam como fonte de insights.

    É um atributo que pode ser desenvolvido por toda pessoa que inicia um projeto. A capacidade de enxergar oportunidades aumenta com o tempo, a experiência e o processo de aprendizagem de começar o próprio negócio.

    4. Uso de conhecimento prévio

    Na perspectiva da mentalidade empreendedora, o conhecimento prévio é a combinação da experiência de trabalho, situações pessoais, formação acadêmica e relações sociais. Toda pessoa tem um conhecimento prévio particular, construído a partir das diferentes experiências e fontes de informação com as quais teve contato.

    As especificidades do conhecimento prévio de cada empreendedor fazem com que eles consigam identificar padrões que não seriam visíveis à primeira vista, além de combinarem recursos que aparentemente não teriam ligação entre si.

    5. Relação de confiança com stakeholders

    As relações sociais são um diferencial para empreendedores, em especial em situações incertas e complexas. É a partir delas que eles podem acessar informações diversas, fazer conexões e ver padrões surgirem.

    Lembrando que a construção de uma relação de confiança com stakeholders deve ser visto como um investimento, pois requer tempo, energia e recursos financeiros.

    6. Consciência sobre o próprio processo de pensamento

    O mindset empreendedor se difere dos demais na metacognição (a capacidade de “pensar sobre o pensar”) e na interpretação do ambiente. Quem o manifesta costuma refletir sobre o próprio processo de pensamento antes de tomar decisões, adaptando assim as estratégias e ações.

    7. Adaptabilidade cognitiva

    A última característica do mindset empreendedor é resultado do processo de pensamento metacognitivo.

    A adaptabilidade cognitiva é a habilidade de ser dinâmico, flexível e autorregulável em um ambiente incerto. Ela depende da consciência do indivíduo sobre o próprio processo de pensamento e nos recursos cognitivos que ele mobiliza, como memórias e estratégias já utilizadas.

    As pessoas que têm essa característica conseguem analisar melhor o feedback do ambiente e adaptar o processo de tomada de decisão.

    Mas o que é o mindset empreendedor?

    Mindset é um estado mental que influencia como as pessoas pensam e, então, direcionam suas ações para alcançar um determinado objetivo. Esse direcionamento pode ser funcional ou não, segundo o dicionário da Associação Americana de Psicologia (APA).

    O mindset empreendedor é um exemplo de estado mental. Ele é uma forma de pensamento adaptativo e de tomada de decisão mobilizada em ambientes complexos, incertos e dinâmicos. Ele não se restringe a empreendedores e pode ser desenvolvido por gestores e colaboradores de organizações de todos os portes.

    Do ponto de vista cognitivo, ele também abarca o pensamento criativo e a imaginação. Quem demonstra esse tipo de mindset é capaz de propor ideias novas e incomuns, que não são explicadas simplesmente pela combinação de ideias pré-existentes ou pela relação simples de causa e efeito, mas pela interação de pensamentos conscientes e inconscientes. 

    O mindset empreendedor também se manifesta em ações de pessoas que conectam recursos de forma inusitada para explorar oportunidades. Elas concentram recursos em projetos que estão alinhados com sua estratégia e que oferecem um retorno mais alto.

    A implementação desses projetos demanda flexibilidade para melhor explorar as oportunidades. Para isso, o empreendedor aciona sua rede de contatos.

    Nesse processo, os empreendedores manifestam o que pesquisadores chamam de “foco de promoção” (promotion focus, em inglês). Este é marcado pela busca pelo prazer, que, no caso do empreendedorismo, vem das conquistas consequentes às ações.

    O foco de promoção se diferencia do foco de prevenção (prevention focus), característico de pessoas que se preocupam mais em se manter seguras, evitando situações dolorosas como perdas financeiras.

    💡Quer saber mais sobre o mindset empreendedor? Confira algumas obras dos pesquisadores mencionados e as fontes consultadas para este guia do Blog da Pós PUCPR Digital:

    • AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Mind-set . APA Dictionary of Psychology. Disponível em < https://dictionary.apa.org/mind-set >. Acesso em 1º mar. 2023.
    • AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Creative Imagination . APA Dictionary of Psychology. Disponível em < https://dictionary.apa.org/creative-imagination >. Acesso em 1º mar. 2023.
    • HISRICH, Robert. PETERS, Michael. SHEPHERD, Dean. Empreendedorismo . 9. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.
    • NAUMANN, Christiane. Entrepreneurial Mindset: A Synthetic Literature Review. Entrepreneurial Busi-ness and Economics Review, n. 5, v. 3, 2017, p. 149-172. DOI: http://doi.org/10.15678/EBER.2017.050308

    Por okleina

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Share by: