Arquitetura e Sustentabilidade

Um mundo sustentável e sem desperdícios: o objetivo da economia circular

O objetivo da economia circular é evitar (e até extinguir) a produção de resíduos em todas as atividades econômicas, contribuindo assim para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Esse propósito vale para todos os setores, inclusive o da construção civil. Todos os dias, são geradas 290,5 toneladas de entulho no Brasil, de acordo com dados de 2019 da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon). Desse total, apenas 21% são reciclados.

O primeiro passo para reduzir esse número é conhecer os princípios da economia circular e aplicá-los em projetos arquitetônicos e de infraestrutura. É o que veremos adiante:

O que é economia circular
Os 3 pilares da economia circular
Diferença entre economia circular e economia linear
Exemplos de economia circular na arquitetura e urbanismo

Inscreva-se no curso Urbanismo e o Futuro das Cidades: Planejamento Inteligente e Impactos Socioambientais da Pós PUCPR Digital!

O que é economia circular

A economia circular é um modelo econômico que propõe uma mudança completa na lógica do funcionamento atual da economia, baseada na extração de recursos naturais e no descarte de resíduos.

Para isso, o modelo adota uma nova forma de pensar os processos de produção e consumo, com base na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais. Esses R’s representam o princípio norteador de toda atividade econômica que se pretende circular: os resíduos são eliminados de todas as etapas de produção e de modelos de negócio, o que implica que os materiais utilizados continuem em uso, circulando na economia.

Além disso, os processos produtivos devem abandonar os combustíveis fósseis e usar fontes de energia renováveis, sem perder o foco na preservação ambiental e na qualidade de vida das pessoas.

Em suma, a economia circular está alinhada aos pilares da sustentabilidade e à definição mais amplamente aceita do termo: “o suprimento das necessidades do presente sem o comprometimento da capacidade das gerações futuras de satisfazerem as próprias necessidades.”.

Podemos resumir os fundamentos da economia circular em 3 pilares:

1. Eliminar resíduos e poluição;
  2. Circular produtos e materiais com seus valores mais elevados;
  3. Regenerar a natureza.

Para ajudar a entender esse conceito, a Fundação Ellen Macarthur desenvolveu um diagrama, que ilustra a circulação dos materiais em dois ciclos principais:

Diagrama borboleta que representa os ciclos da economia circular. Divulgação/ Ellen MacArthur FoundationDiagrama borboleta que representa os ciclos da economia circular. Divulgação/ Ellen MacArthur Foundation

O primeiro, chamado de “ciclo técnico”, mostra os produtos e matérias-primas circulando por meio de processos baseados nos R’s da sustentabilidade. O segundo, o “ciclo biológico”, representa os nutrientes gerados por materiais biodegradáveis retornando à Terra para regenerar a natureza.

Os 3 pilares da economia circular

Aprofundando a conceituação, vamos detalhar os pilares da economia circular:

1. Eliminar resíduos e poluição

Na perspectiva da economia circular, os resíduos e a poluição (o que inclui lixo e as emissões de gases do efeito estufa) devem ser encarados como uma falha de projeto.

Ou seja, o desperdício e a descartabilidade são erros que precisam ser corrigidos logo na concepção de qualquer produto. Este deve prever que os materiais utilizados retornem para a economia ao final de sua vida útil, seja pelo ciclo técnico ou biológico.

Essa ideia parte do princípio de que, na natureza, não há desperdício. Essa é uma invenção humana que tem levado ao esgotamento da capacidade do planeta Terra se regenerar.

2. Circulação de produtos e materiais em seu valor mais elevado

Todo material usado nos processos produtivos deve se manter em uso, seja como produto ou como matéria-prima. O objetivo é manter o valor intrínseco dos materiais e não gerar resíduos.

O material se mantém em uso em dois ciclos, o técnico e o biológico, que já descrevemos acima. No primeiro, o produto pode ser reutilizado, reparado, remanufaturado ou reciclado. No segundo, a matéria-prima biodegradável que o compõe retorna à natureza, por meio da compostagem e da digestão anaeróbica.

3. Regenerar a natureza

O último pilar da economia circular depende diretamente do abandono da economia linear, passando do modelo de extração para regeneração.

O setor que deve ser o ponto de partida dessa transição é a indústria alimentícia, que atualmente contribui para as mudanças climáticas e à perda de biodiversidades.

A produção de alimentos deve ser feita de forma regenerativa, com foco na saúde do solo, no bem-estar animal e no abandono de pesticidas e insumos sintéticos.

>>> Leia também: Smart cities, a combinação de tecnologia e sustentabilidade no meio urbano

Diferença entre economia circular e economia linear

A economia circular difere da economia linear na visão sobre geração de resíduos.

Enquanto a economia linear segue o padrão extrair-produzir-descartar, a economia circular busca fechar o ciclo, mantendo materiais e produtos em uso. Isso mitiga a quantidade de resíduos gerada e ainda diminui a dependência de recursos naturais finitos.

Na economia linear, os recursos naturais são extraídos em grande escala para a produção de bens, que são consumidos e, depois, descartados. O impacto ao meio ambiente é imenso.

Já a economia circular adota uma abordagem mais sustentável, visando a minimizar o desperdício e maximizar a eficiência dos recursos. Ao manter os materiais em circulação, há o prolongamento da vida útil e evita-se o descarte prematuro.