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Inovação na Saúde

Como desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho?

Por Bruna Giroldo   | 

 

Se você chegou até este artigo do nosso blog é muito provável que já tenha se deparado com o termo “inteligência emocional”. Ele é utilizado para se referir à capacidade que um indivíduo tem (ou não) de gerenciar as suas próprias emoções e é um dos aspectos mais valorizados nos profissionais hoje.

Desenvolver a inteligência emocional em todas as áreas da vida e, em especial, no ambiente de trabalho é muito importante. Quer entender melhor como essa característica pode ser fundamental para a sua carreira? Continue a leitura do conteúdo que preparamos especialmente para você.

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O que é inteligência emocional?

O termo em inglês emotional intelligence apareceu pela primeira vez em documentos elaborados pelo psicólogo americano Hanskare Leuner. Depois, em 1990, ele foi título de um artigo que levava o mesmo nome, publicado na revista Imagination, Cognition and Personality, assinado pelos pesquisadores e psicólogos Peter Salovey e John D. Mayer.

O ano já era o de 1995 quando o termo começou a realmente se popularizar, com o livro “Inteligência Emocional” do escritor, psicólogo e PhD da Universidade de Harvard, Daniel Goleman. Para Goleman, a inteligência emocional é “a junção da neurociência com o estudo das emoções”.

Hoje, podemos dizer que o termo está relacionado à capacidade de um indivíduo de entender, reconhecer e controlar as próprias emoções e impulsos, para que esses não interfiram nas relações e dinâmicas do dia a dia de forma negativa. O termo também tem relação com o poder de empatia e com a habilidade de criação de relacionamento saudáveis.

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

A essa altura você já imagina que, se a inteligência emocional é um dos fatores que nos ajuda a lidar com emoções e a criar relações equilibradas e positivas, já entendeu que essa é uma capacidade que pode ser muito bem explorada nas dinâmicas de trabalho.

As empresas e o mercado estão de olho em talentos que conseguem lidar com as adversidades, conflitos e emoções de um mundo tão acelerado e desafiador em que vivemos. Além disso, as habilidades de relacionamento são o que muitas vezes diferem bons e maus profissionais, principalmente quando falamos em cargos de liderança.

Mas então, como desenvolver ou melhorar a inteligência emocional?

  1. Priorize a comunicação clara e objetiva: muitos dos problemas no ambiente de trabalho poderiam ser minimizados ou até mesmo evitados se os profissionais estivessem abertos ao diálogo e fossem claros em relação ao que querem comunicar. Prestar atenção em que e como você e os outros ao seu entorno falam é o primeiro passo para evoluir;
  2. Pratique a empatia: se coloque no lugar do outro! Isso irá te ajudar na resolução de conflitos, no entendimento de diferentes pontos de vista e na construção de relações de confiança;
  3. Aprenda a escutar críticas: se você quer melhorar sua inteligência emocional precisa saber escutar, lidar e transformar as críticas em algo positivo. Não leve feedbacks negativos para o pessoal e pense em como melhorar os pontos questionados;
  4. Saiba identificar seus fatores de estresse: entender quais são os fatores que te fazem sair do equilíbrio e sentir sobrecarga é fundamental para que você possa entender como evitar essas situações e manter-se no controle mesmo quando elas acontecerem.

De que forma a psicologia positiva pode ajudar?

A psicologia positiva — que tem como foco o estudo da felicidade — propõe uma visão das capacidades, pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos sobre um viés, como o nome já diz, positivo.

Ela é uma poderosa aliada para quem quer desenvolver a inteligência emocional, ao estudar e entender que aspectos contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Se você gostou deste conteúdo sobre inteligência emocional e como ela pode ajudar no ambiente de trabalho, indicamos a leitura do artigo "O que é psicologia positiva e como ela pode alavancar sua carreira".

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Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

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