

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
❗ ATENÇÃO: este conteúdo tem caráter informativo e não oferece diagnósticos. Todo processo psicoterapêutico deve ser conduzido por um profissional.
A mais antiga associação profissional e científica de psicologia, a American Psychological Associaton (APA), reconhece a Logoterapia como uma abordagem de psicoterapia, definindo-a como:
A Logoterapia é uma abordagem da psicoterapia que foca no “dilema humano”, ajudando o cliente a superar crises existenciais. O processo terapêutico geralmente consiste em examinar três tipos de valores: (a) criativo (ex.: trabalho, conquistas), (b) experiencial (ex.: artes, ciência, filosofia, compreensão, amor) e (c) atitudinal (ex.: lidar com dor e sofrimento). Cada cliente é encorajado a encontrar a própria solução, o que também deve incorporar responsabilidade social e relacionamentos construtivos.
O sentido da vida se expressa na relação de um indivíduo com o mundo. Toda pessoa busca um propósito para sua existência ao interagir com a realidade, processo que também constitui a experiência de ter um sentido.
💡Quer aprender ainda mais sobre Logoterapia? Confira uma lista de livros de Viktor Frankl e as fontes consultadas para este conteúdo do Blog da Pós PUCPR Digital :
A Logoterapia, também chamada de Análise Existencial, é uma abordagem psicoterapêutica focada na busca de sentido de vida. Desenvolvida por Viktor Frankl, considera a vontade de sentido como a motivação fundamental do ser humano.
A Logoterapia foi criada pelo psiquiatra e neurologista austríaco Viktor Emil Frankl (1905–1997), que fundou a “terceira escola vienense” de psicoterapia, após sobreviver a campos de concentração nazistas.
Os três pilares da Logoterapia são a liberdade de vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida:
Na Logoterapia, o sentido da vida é percebido por meio da relação com o mundo, seja pelo trabalho, pelo amor, pela arte ou até pela atitude em situações de sofrimento.
O sentido da vida não é fixo, podendo mudar conforme a vida avança.
O foco no sentido da vida é importante porque encontrar um propósito é fundamental para a saúde mental. A falta de sentido pode levar a vazio existencial, depressão ou aumento de comportamentos disfuncionais.
As três técnicas principais da Logoterapia são a derreflexão, a intenção paradoxal e o diálogo socrático. Elas são usadas para lidar com ruminação, ansiedade e ajudar a pessoa a encontrar sentido.
Por Redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!