Como se tornar um CISO (Chief Information Security Officer)

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

15 de agosto de 2022

Acompanhe

    A sigla CISO, de “Chief Information Security Officer”, tem se destacado entre os cargos C-Level das organizações.

    Conseguimos entender o motivo se acompanharmos as notícias de tecnologia: o Brasil é o 6º país com o maior número de casos de vazamentos de dados no mundo, de acordo com levantamento da Surfshark.

    Entre janeiro e novembro de 2021, foram mais de 24,2 milhões de perfis brasileiros que tiveram informações expostas no meio online, seja por ataques hackers ou brechas de sistemas.

    Outro fator que aumenta a demanda pelo CISO nas organizações é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) , que entrou em vigor em 18 de setembro de 2020 no país e exigiu um grande esforço de adaptação por parte das empresas e órgãos públicos.

    A seguir, você vai ver mais detalhes das funções de um CISO, além de conhecer o caminho que precisa ser percorrido para conquistar o cargo.

    Confira:

    O que faz um CISO

    O CISO é um executivo sênior que é responsável pelo desenvolvimento e implementação do programa de segurança de informação de uma empresa, segundo a definição do TechTarget.

    Podemos resumir as responsabilidades do CISO nos seguintes pontos:

    Esse profissional deve trabalhar lado a lado com executivos de diferentes departamentos para alinhar as iniciativas de segurança com os objetivos de negócio.

    A diferença entre CISO, CIO e CSO

    Vamos ver o que cada uma das siglas significa, o que ajuda a entender a diferença entre os cargos:

    Partindo da segunda sigla, a diferença entre o CISO e o CIO está no escopo do trabalho, na estratégia de negócios da empresa e no uso dos dados.

    Enquanto o CIO tem um perfil mais generalista na área de TI, o CISO atua como um especialista em segurança e proteção de dados.

    Em relação à estratégia, é de responsabilidade do CIO entender e comunicar as iniciativas de negócio ao time de TI, além de solicitar os recursos necessários para a execução do trabalho.

    Já o CISO está mais envolvido nas decisões que afetam o planejamento de segurança da informação da empresa. Em alguns casos, ele se reporta diretamente ao CIO.

    Por fim, o uso de dados. Eles são usados pelo CIO para construir estratégias de TI e de negócios em geral, enquanto o CISO deve garantir a segurança desses dados nos sistemas da empresa.

    Em algumas empresas, as siglas são usadas como sinônimos. Em outras, são dois cargos diferentes no organograma.

    Neste caso, o CSO é responsável pela segurança de dados, infraestrutura e ativos físicos e digitais da companhia. O CISO se concentra apenas na proteção da informação.

    Quanto ganha um CISO no Brasil e nos Estados Unidos

    O salário médio de um CISO no Brasil é de R$ 24.601,00, segundo a plataforma Glassdoor.

    Nos Estados Unidos, esse executivo ganha US$ 232,103 ao ano, em média. Os dados são do Salary.com.

    Se você pensa em ocupar o cargo algum dia, é importante conhecer o salário médio do CISO nos dois países, já que a maior demanda por esse tipo de profissional vem de empresas estrangeiras – principalmente do setor varejista.

    O que é necessário para conquistar o cargo de CISO

    Para se tornar um CISO, é preciso investir na sua formação, acumular experiência profissional e obter certificações internacionais que comprovam o seu conhecimento em segurança da informação.

    A Pós PUCPR Digital desenvolveu cursos 100% online para você ter a formação necessária para alcançar altos cargos em tecnologia:

    Veja abaixo qual é a experiência exigida normalmente pelas empresas, além das habilidades e certificações que vão te ajudar a conquistar o cargo.

    Experiência profissional

    Quem atua como CISO geralmente exerceu funções operacionais de segurança da informação que envolviam atividades de gestão nos últimos cinco anos da carreira.

    Um diferencial importante é ter atuado diretamente nas seguintes situações:

    Geralmente, esses profissionais têm um bacharelado em Sistemas de Informação ou em Ciências da Computação e ao menos uma pós-graduação no currículo.

    Hard skills e soft skills

    As hard skills necessárias para atuar como CISO são:

    Já as soft skills são semelhantes às que todo gestor precisa desenvolver, como:

    Certificações para atuar como CISO

    Existem certificações de segurança da informação que são pré-requisitos para ocupar o cargo, como:

    Este conteúdo sobre o papel do CISO nas organizações foi útil? Continue acompanhando o Blog da Pós PUCPR Digital para mais artigos sobre tecnologia, mercado e futuro do trabalho.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado