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Você já imaginou alcançar uma gestão mais ágil, horizontal e colaborativa? Então, você precisa conhecer o Management 3.0 , um modelo de gestão que pode ajudá-lo a conquistar uma melhor performance de liderança e aumentar a produtividade do seu time.
O princípio do Management 3.0 é que as decisões nas empresas não sejam tomadas apenas pelos gestores e, sim, pelos diversos membros de um time.
Dessa forma, todos se responsabilizam pelos resultados, o que valoriza a autonomia de cada um e fortalece o sentimento de colaboração.
O resultado é uma equipe mais engajada, com aprendizado contínuo e alta capacidade de adaptação.
Parece perfeito, não é mesmo? Mas, como isso funciona na prática?
Neste artigo, falaremos mais sobre Management 3.0 e as características desse estilo de gestão. Fique conosco e descubra como sua empresa ou time pode se beneficiar desse modelo!
Aqui você vai conferir:
Management 3.0, também conhecido como Gestão 3.0, é um modelo inovador de liderança que coloca o gerenciamento como uma responsabilidade de todo o time.
Nele, abre-se espaço para que cada funcionário desenvolva seu potencial de liderança, distribuindo as tarefas de gestão entre todos
Mas isso quer dizer que o gerente, coordenador ou líder abandona seu posto e atividades nesse modelo? Não mesmo.
A ideia é que a liderança tenha o apoio da equipe de forma ativa, ganhando tempo para se dedicar ao planejamento, direcionamento e orientação do time.
Ou seja, apesar de ter um papel importante no desenvolvimento e performance de cada um, o gerente não é o fator decisivo para que o trabalho tenha sucesso, isso depende de cada colaborador.
Assim, o papel do gestor é definir e apresentar as metas que precisam ser atingidas, estabelecendo tarefas e prazos. Cada colaborador, contudo, é o encarregado pelo cumprimento das entregas.
O papel do líder consiste em acompanhar o desenvolvimento dos processos por uma perspectiva macro e focar na tomada de decisão.
Esse modelo de gestão permite que os colaboradores tornem-se mais proativos, autônomos e colaborativos, o que traz resultados positivos tanto para o seu desenvolvimento profissional quanto para o crescimento da empresa.
Mas, de onde surgiu esse estilo de liderança?
Jurgen Appelo, criador do Management 3.0.
O conceito de Management 3.0 foi criado por Jurgen Appelo com a publicação do livro "Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders" , em 2010.
O livro foi escrito com o objetivo de reunir a experiência que o autor desenvolveu em sua carreira como gestor.
Ao longo da sua trajetória profissional, Jurgen notou que para otimizar a gestão de projetos era necessário solucionar o mesmo tipo de questões. Ou seja, os erros de liderança eram praticamente os mesmos, nas mais diversas empresas em que atuou.
Assim, ele observou a necessidade de valorizar mais as equipes e garantir um modelo mais colaborativo e que permitisse entregas rápidas.
“A gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes” , explicou Jurgen Appelo, em artigo do Medium.
Assim, o autor propôs um modelo de gestão focado em engajar os colaboradores. Segundo ele, dessa forma, é possível alavancar o crescimento do negócio com todo mundo e diminuir também a rotatividade de pessoal.
Afinal, o Management 3.0 traz uma gestão mais humanizada para a empresa, em que as pessoas devem ser o ativo mais importante da organização.
A seguir, confira um vídeo com o próprio Jurgen Appelo explicando mais sobre o conceito:
Em sua teoria, Jurgen Appelo descreve as empresas como redes e sugere aplicar 6 princípios para o sucesso na gestão de equipes.
Para explicar esses 6 elementos, ele utiliza ilustração abaixo:
A seguir, trazemos mais detalhes sobre cada um desses princípios:
Segundo Jurgen Appelo, para que qualquer estratégia tenha sucesso, é importante primeiramente engajar (ou energizar) as pessoas. Isso é essencial para mantê-las sempre criativas e motivadas a fazerem o seu melhor.
Além de engajá-las, outro conceito muito trabalhado por Jurgen é o de empoderamento. Segundo o autor, os times devem se sentir valorizados e precisam de confiança da gestão para alcançar sua melhor performance.
Ao mesmo tempo em que os times devem ser incentivados a se autogerenciar, é importante também que existam regras e limitações. Assim, os colaboradores entendem até onde ir e se garante que uma maior liberdade não se torne tóxica para a empresa.
Para que seu time possa se autogerenciar, é necessário capacitar os colaboradores e também criar times multidisciplinares. Isso é fundamental para que todos consigam fazer sua parte e dar andamento a um projeto.
Com maior comunicação e colaboração entre os times, é essencial que também exista um crescimento consciente do negócio, com foco na qualidade e no desenvolvimento das pessoas.
Por fim, esse modelo de gestão propõe trabalhar pensando em melhorias constantes, e os erros devem ser enxergados como oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Com isso, é possível alavancar o negócio de forma sustentável e previsível.
Agora que você já sabe o que é Management 3.0 e as características desse modelo, que tal conhecer algumas empresas que trabalham com ele? Confira abaixo:
Dentre os exemplos mais famosos que incorporaram o Management 3.0, um dos principais é o Google.
A gigante da tecnologia disponibiliza 20% do horário de trabalho para que seus colaboradores desenvolvam projetos que achem pertinentes para melhorar seus setores ou para a empresa como um todo.
Na Pixar, famoso estúdio de animação norte-americano, os princípios do Management 3.0 também fazem parte da rotina.
Você sabia que sempre após um novo filme ser lançado se faz uma apresentação sobre o que deu certo e o que deu errado no projeto?
Assim, a empresa encontra formas de melhorar suas produções, dando oportunidade para que todos os envolvidos participem desse balanço.
Não podíamos deixar de trazer um exemplo brasileiro, não é mesmo?
A consultoria brasileira Taller também aplica os conceitos do Management 3.0.
A empresa busca sempre colocar as pessoas em primeiro lugar e empoderar os times com liberdade e confiança, princípios básicos na Gestão 3.0.
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Jurgen Appelo, criador do conceito de Management 3.0, é um dos professores convidados da pós-graduação em Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis .
Nessa formação, você acompanhará as tendências do mercado 4.0 e aprenderá as técnicas mais recentes de gestão de projetos, gerando ainda mais valor para clientes internos e externos.
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Por msmoraes
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