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Management 3.0: conceito, princípios e aplicação

msmoraes • 12 de setembro de 2022

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    Você já imaginou alcançar uma gestão mais ágil, horizontal e colaborativa? Então, você precisa conhecer o Management 3.0 , um modelo de gestão que pode ajudá-lo a conquistar uma melhor performance de liderança e aumentar a produtividade do seu time.

    O princípio do Management 3.0 é que as decisões nas empresas não sejam tomadas apenas pelos gestores e, sim, pelos diversos membros de um time.

    Dessa forma, todos se responsabilizam pelos resultados, o que valoriza a autonomia de cada um e fortalece o sentimento de colaboração.

    O resultado é uma equipe mais engajada, com aprendizado contínuo e alta capacidade de adaptação.

    Parece perfeito, não é mesmo? Mas, como isso funciona na prática?

    Neste artigo, falaremos mais sobre Management 3.0 e as características desse estilo de gestão. Fique conosco e descubra como sua empresa ou time pode se beneficiar desse modelo!

    Aqui você vai conferir:

    O que é Management 3.0

    Management 3.0, também conhecido como Gestão 3.0, é um modelo inovador de liderança que coloca o gerenciamento como uma responsabilidade de todo o time.

    Nele, abre-se espaço para que cada funcionário desenvolva seu potencial de liderança, distribuindo as tarefas de gestão entre todos

    Mas isso quer dizer que o gerente, coordenador ou líder abandona seu posto e atividades nesse modelo? Não mesmo.

    A ideia é que a liderança tenha o apoio da equipe de forma ativa, ganhando tempo para se dedicar ao planejamento, direcionamento e orientação do time.

    Ou seja, apesar de ter um papel importante no desenvolvimento e performance de cada um, o gerente não é o fator decisivo para que o trabalho tenha sucesso, isso depende de cada colaborador.

    Assim, o papel do gestor é definir e apresentar as metas que precisam ser atingidas, estabelecendo tarefas e prazos. Cada colaborador, contudo, é o encarregado pelo cumprimento das entregas.

    O papel do líder consiste em acompanhar o desenvolvimento dos processos por uma perspectiva macro e focar na tomada de decisão.

    Esse modelo de gestão permite que os colaboradores tornem-se mais proativos, autônomos e colaborativos, o que traz resultados positivos tanto para o seu desenvolvimento profissional quanto para o crescimento da empresa.

    Mas, de onde surgiu esse estilo de liderança?

    Jurgen Appelo, o inventor do Management 3.0

    Jurgen Appelo, criador do Management 3.0.

    O conceito de Management 3.0 foi criado por Jurgen Appelo com a publicação do livro "Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders" , em 2010.

    O livro foi escrito com o objetivo de reunir a experiência que o autor desenvolveu em sua carreira como gestor.

    Ao longo da sua trajetória profissional, Jurgen notou que para otimizar a gestão de projetos era necessário solucionar o mesmo tipo de questões. Ou seja, os erros de liderança eram praticamente os mesmos, nas mais diversas empresas em que atuou.

    Assim, ele observou a necessidade de valorizar mais as equipes e garantir um modelo mais colaborativo e que permitisse entregas rápidas.

    “A gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes” , explicou Jurgen Appelo, em artigo do Medium.

    Assim, o autor propôs um modelo de gestão focado em engajar os colaboradores. Segundo ele, dessa forma, é possível alavancar o crescimento do negócio com todo mundo e diminuir também a rotatividade de pessoal.

    Afinal, o Management 3.0 traz uma gestão mais humanizada para a empresa, em que as pessoas devem ser o ativo mais importante da organização.

    A seguir, confira um vídeo com o próprio Jurgen Appelo explicando mais sobre o conceito:

    Os 6 princípios do Management 3.0

    Em sua teoria, Jurgen Appelo descreve as empresas como redes e sugere aplicar 6 princípios para o sucesso na gestão de equipes.

    Para explicar esses 6 elementos, ele utiliza ilustração abaixo:

    A seguir, trazemos mais detalhes sobre cada um desses princípios:

    1. Energizar pessoas

    Segundo Jurgen Appelo, para que qualquer estratégia tenha sucesso, é importante primeiramente engajar (ou energizar) as pessoas. Isso é essencial para mantê-las sempre criativas e motivadas a fazerem o seu melhor.

    2. Empoderar times

    Além de engajá-las, outro conceito muito trabalhado por Jurgen é o de empoderamento. Segundo o autor, os times devem se sentir valorizados e precisam de confiança da gestão para alcançar sua melhor performance.

    3. Alinhar restrições

    Ao mesmo tempo em que os times devem ser incentivados a se autogerenciar, é importante também que existam regras e limitações. Assim, os colaboradores entendem até onde ir e se garante que uma maior liberdade não se torne tóxica para a empresa.

    4. Desenvolver competências

    Para que seu time possa se autogerenciar, é necessário capacitar os colaboradores e também criar times multidisciplinares. Isso é fundamental para que todos consigam fazer sua parte e dar andamento a um projeto.

    5. Aumentar as estruturas

    Com maior comunicação e colaboração entre os times, é essencial que também exista um crescimento consciente do negócio, com foco na qualidade e no desenvolvimento das pessoas.

    6. Melhorar tudo

    Por fim, esse modelo de gestão propõe trabalhar pensando em melhorias constantes, e os erros devem ser enxergados como oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Com isso, é possível alavancar o negócio de forma sustentável e previsível.

    Empresas que já adotaram o Management 3.0

    Agora que você já sabe o que é Management 3.0 e as características desse modelo, que tal conhecer algumas empresas que trabalham com ele? Confira abaixo:

    Google

    Dentre os exemplos mais famosos que incorporaram o Management 3.0, um dos principais é o Google.

    A gigante da tecnologia disponibiliza 20% do horário de trabalho para que seus colaboradores desenvolvam projetos que achem pertinentes para melhorar seus setores ou para a empresa como um todo.

    Pixar

    Na Pixar, famoso estúdio de animação norte-americano, os princípios do Management 3.0 também fazem parte da rotina.

    Você sabia que sempre após um novo filme ser lançado se faz uma apresentação sobre o que deu certo e o que deu errado no projeto?

    Assim, a empresa encontra formas de melhorar suas produções, dando oportunidade para que todos os envolvidos participem desse balanço.

    Taller

    Não podíamos deixar de trazer um exemplo brasileiro, não é mesmo?

    A consultoria brasileira Taller também aplica os conceitos do Management 3.0.

    A empresa busca sempre colocar as pessoas em primeiro lugar e empoderar os times com liberdade e confiança, princípios básicos na Gestão 3.0.

    Aprenda sobre Management 3.0 com quem criou o modelo

    Gostou de conhecer mais sobre Management 3.0? Já pensou em aprender mais sobre esse assunto com o seu criador? Aqui na Pós PUCPR Digital isso é possível!

    Jurgen Appelo, criador do conceito de Management 3.0, é um dos professores convidados da pós-graduação em Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis .

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    • Gestão Contemporânea de Projetos
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    • Scrum, Kanban e Scrumban
    • Análise de Viabilidade Em Ambientes Preditivos e Adaptativos
    • Jornada do Cliente
    • Project Management Office
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    Por msmoraes

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