4 benefícios do machine learning no marketing. Quantos você conhece?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

18 de junho de 2021

Acompanhe

    Uber, Nubank, iFood, Waze, Google Maps, Facebook, Spotify, Gmail, Amazon, Magazine Luiza, Netflix... Esta é uma pequena lista dos serviços de tecnologia que têm se beneficiado do machine learning e fazem parte do dia a dia das pessoas.

    O aprendizado de máquina só é possível pelo volume gigantesco de dados gerado pelos usuários todos os dias, o Big Data. Estas informações são valiosas para entender e prever o comportamento das pessoas, o que profissionais de marketing já sabem há alguns anos.

    Para se diferenciar no mercado, é preciso ir além dos dados e dominar outros conceitos da Ciência de Dados, como o machine learning. Entender o essencial do aprendizado de máquina fará com que você saia na frente ao disputar uma vaga em um processo seletivo, além de desenvolver uma estratégia de marketing mais robusta.

    O que é machine learning

    O machine learning, ou aprendizado de máquina, é capacidade dos computadores de aprender de forma autônoma, a partir da interação com o usuário. Isso é possível graças à tecnologia de Inteligência Artificial (IA), que permite que computadores tomem decisões e interpretem dados de maneira automática, a partir de algoritmos. Saiba mais sobre o conceito de machine learning neste artigo.

    No marketing, o machine learning auxilia a oferecer aos consumidores uma experiência mais personalizada – como é o caso da Netflix, que indica filmes e séries de acordo com o histórico do usuário. As campanhas de anúncios em redes sociais e em buscadores também devem atender esta expectativa.

    Para que ele seja efetivo, de fato, na sua estratégia, é preciso definir uma meta de marketing antes de utilizá-lo. Isso auxiliará o cientista de dados da empresa a criar um modelo de machine learning que atenda aos objetivos da ação, além de selecionar os melhores dados para treinar o modelo.

    Você também precisa ter uma boa base de dados para o algoritmo de machine learning ser eficiente. Nestas horas, é preciso recorrer a um conhecimento aprofundado de Big Data. Ele que irá permitir a seleção e organização das informações relevantes para um aprendizado de máquina eficaz.

    E de nada adianta querer implementar o machine learning em suas estratégias de marketing se você não tiver uma equipe capacitada para lidar com os algoritmos e interpretar os resultados. A equipe deve ser multidisciplinar, ou seja, contar com profissionais da comunicação, cientistas de dados e designers, só para citar alguns exemplos.

    Deu para perceber que usar o machine learning no marketing não acontece em um estalar de dedos, não é? É preciso planejamento e, principalmente, conhecimento.

    Benefícios do machine learning no marketing

    Os esforços de incluir o machine learning nas estratégias de marketing valem a pena – e, no longo prazo, representam uma economia no orçamento. Conheça 4 benefícios do aprendizado de máquina, segundo o Think with Google :

    Incrível, não é? E você ainda pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos em cursos específicos de machine learning e big data, para adquirir novas habilidades, criar novas estratégias e alavancar sua carreira. Neste artigo, explicamos como você deve comprovar habilidades técnicas em Big Data.

    Aproveite todo o potencial do machine learning no marketing e ainda se destaque no mercado com a Pós PUCPR Digitral. O curso de pós-graduação Big Data e Marketing Intelligence prepara profissionais do marketing e da tecnologia a utilizar os dados de forma inteligente em estratégias mercadológicas.

    As aulas são 100% online e em primeira pessoa, com professores referência em suas áreas de atuação. Faça sua matrícula agora mesmo e garanta sua vaga para a próxima turma.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado