Skip to content

Pós-graduação

Aulas a distância, mas em primeira pessoa: conheça a metodologia exclusiva da Pós PUCPR Digital

Por Olívia Baldissera   | 

Já imaginou ter aulas a distância com um dos criadores da metodologia Scrum ou do Design Sprint como se estivesse na sala da casa deles?

Aqui na Pós PUCPR Digital chamamos essa experiência única de “aula em primeira pessoa”, uma das bases da metodologia de ensino que desenvolvemos especialmente para você.

Nada de monólogos gravados em aulas presenciais e simplesmente reproduzidos no ambiente digital. O que prevalece é a proximidade com professores, colegas e community managers, que vão te ajudar na sua jornada de aprendizagem na pós-graduação.

Incrível, não é?

Para você ter um gostinho do que você vai encontrar em nossos cursos, confira como foi a produção das aulas a distância com cinco dos professores convidados da Pós PUCPR Digital.

As gravações aconteceram entre 11 e 22 de junho de 2022, em quatro cidades americanas, e foram conduzidas pelo coordenador de produção Matheus Pannebecker.

Vamos lá?

Dia 1: Margaret Hagan, diretora do laboratório de Legal Design da Universidade de Stanford

Margaret Hagan é professora convidada da Pós PUCPR Digital.A professora da Universidade de Stanford Margaret Hagan recebeu a equipe da Pós PUCPR Digital em sua casa em Sunnyvale, Califórnia.

Margaret Hagan é professora das escolas de direito e design da Universidade de Stanford (EUA) e professora convidada do curso Legal Operations: Dados, Inteligência Artificial e Alta Performance Jurídica da Pós PUCPR Digital.

Advogada com Juris Doctor pela Stanford Law School e PhD pela Queen’s University Belfast, é especialista na aplicação de design centrado no ser humano ao sistema jurídico.

Hagan pesquisa temas relacionados ao desenvolvimento e avaliação de novas intervenções para tornar o sistema jurídico mais acessível, um dos objetivos do Legal Design.

Mas o que esse termo significa?

Legal Design é uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas inspirada no design thinking, que tem como objetivo tornar os serviços jurídicos mais humanos, utilizáveis e satisfatórios.

Em outras palavras, a área prioriza experiência dos "usuários da lei", como cidadãos, consumidores e empresas.

Na aula preparada para a Pós PUCPR Digital, Margaret Hagan falou sobre como tornar os tribunais melhores para as pessoas, Direito Corporativo e como levar criatividade para o meio jurídico. Nossa equipe conversou com a pesquisadora em Sunnyvale, na Califórnia.

No encontro, Hagan também deu algumas dicas para quem deseja dar os primeiros passos no Legal Design, olha só:

Para colocar a primeira dica em prática, você pode consultar os materiais do Stanford Legal Design Lab, dirigido pela própria Margaret Hagan.

Dia 2: Jake Knapp, criador da metodologia Design Sprint

O professor convidado da Pós PUCPR Digital Jake Knapp e o coordenador de produção Matheus Pannebecker.O professor convidado da Pós PUCPR Digital Jake Knapp e o coordenador de produção Matheus Pannebecker.

Já ouviu falar no Design Sprint?

A metodologia é um processo único de cinco dias para solucionar questões por meio de protótipos e testes de ideias com clientes. Ela foi desenvolvida por Jake Knapp quando ele trabalhava no Google Ventures, firma de capital de risco da Google que investe em startups. Hoje é usada por empresas do mundo todo, dos mais diferentes setores e portes.

Depois do sucesso do Design Sprint, Knapp compartilhou seu método de trabalho nos livros "Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias" (2017) e "Faça tempo: 4 passos para definir suas prioridades e não adiar mais nada" (2019).

Jake Knapp também vai compartilhar seu conhecimento como professor convidado da Pós PUCPR Digital, nos cursos:

Em Seattle, no estado de Washington, Jake Knapp recebeu nossa equipe para explicar todas as etapas do processo de Design Sprint, além de ensinar truques para prototipar, testar e selecionar um MVP.

Confira o que você pode aprender com Knapp nos cursos da Pós PUCPR Digital:

Dia 3: James Hunter, autor de “O Monge e o Executivo”

James Hunter, autor do best-seller "O Monge e o Executivo" e professor convidado da Pós PUCPR Digital.James Hunter, professor convidado da Pós PUCPR Digital, falou sobre o papel do líder servidor em sua aula exclusiva.

Autor do best-seller “O Monge e o Executivo”, James Hunter é professor convidado dos cursos Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis e Pessoas, Gestão e Comportamento da Pós PUCPR Digital.

Nas aulas à distância exclusivas desses cursos, Hunter fala sobre liderança servidora. Esse tipo de líder está preocupado em servir à equipe, no sentido de identificar e atender as necessidades das pessoas à sua volta para que elas tenham sucesso.

Tal postura contribui para que o líder conquiste o respeito e o apreço dos demais, construindo assim a autoridade necessária para exercer as atividades de gestão.

James Hunter recebeu nossa equipe em sua casa, em Glen Arbor, Michigan. A principal lição desse encontro foi a execução como chave para ser um líder melhor. Não basta refletir sobre sua capacidade de liderança, é preciso praticar.

Dia 4: Jeff Sutherland, cocriador do Scrum, e JJ Sutherland, CEO da Scrum Inc.

Jeff Sutherland, cocriador do Scrum, e JJ Sutherland, CEO da Scrum Inc., são professores convidados da Pós PUCPR Digital.Jeff Sutherland, cocriador do Scrum, e JJ Sutherland, CEO da Scrum Inc., são professores convidados da Pós PUCPR Digital.

O último dia da Pós PUCPR Digital nos Estados Unidos foi marcado pela conversa com Jeff e JJ Sutherland. O primeiro é cocriador do método ágil Scrum, que revolucionou a área de gestão de projetos. O segundo é CEO da Scrum Inc.

Os dois são professores convidados dos cursos:

Pai e filho receberam nossa equipe na casa da família, em Lincoln, Massachusetts. Eles falaram sobre os principais problemas que afligem as organizações, liderança e boas práticas do Scrum Guide.

O Scrum foi criado para dar mais agilidade e previsibilidade em projetos. Ele é um método ágil, ou seja, tem como objetivo acelerar a inspeção, adaptação, correção e entrega, atendendo assim às demandas do cliente e da empresa.

A metodologia de ensino exclusiva da Pós PUCPR Digital

Planejar e executar a gravação das aulas à distância em parceria com os professores faz parte da metodologia de ensino exclusiva da Pós PUCPR Digital.

Ela foi construída a partir das últimas descobertas das Learning Sciences, campo científico multidisciplinar que estuda o processo de aprendizagem. Uma abordagem em especial que inspira nossa metodologia é a Experience Learning, ou Aprendizagem Experiencial, em português.

O Experience Learning apoia-se em dois grandes pilares, um relacionado ao desenvolvimento de habilidades e outro focado na experiência de aprendizagem. Em ambos o estudante está no centro do processo.

O primeiro pilar é composto por quatro habilidades principais:

  1. Soft skills: desenvolvimento de habilidades sociocomportamentais baseadas na interação humana. Elas também são chamadas de habilidades transferíveis, pois é algo que o profissional leva consigo quando muda de emprego.
  2. Hard skills: habilidades técnicas que podem ser mensuradas, como o domínio de um software, o conhecimento na operação de máquinas ou saber se comunicar em uma língua estrangeira.
  3. Superior skills: habilidades que conectam o hard e o soft por meio da espiritualidade, inspiração e propósito. Aprimorar-se como profissional e indivíduo envolve aproveitar os momentos e sentimentos e formar novas virtudes, que resultarão em novas competências.
  4. Hands on: colocar a "mão na massa", ou seja, permitir que a pessoa aprimore na prática o pensamento crítico, criativo e analítico.

>>> Qual a diferença entre soft skills, hards skills e superior skills?

Já o segundo pilar norteia a construção do conteúdo que será oferecido aos estudantes, para garantir um aprendizado eficiente e, ao mesmo tempo, prazeroso.

  • Conteúdo: o conteúdo das aulas passa por uma curadoria cuidadosa, que une teoria e prática para oferecer aos estudantes informações aprofundadas e atualizadas.
  • Emoção: o conteúdo deve inspirar e fazer sentido com o projeto de vida de cada um.
  • Estética: o cuidado com a forma como o conteúdo é apresentado aos estudantes é um fator de eficácia no ensino.
  • Conexões: todas as aulas, módulos e conteúdos extras devem estar conectados entre si, para que façam sentido ao estudante quando ele concluir um curso.

Ilustração da metodologia exclusiva de ensino da Pós PUCPR Digital.

Ficou com vontade de aprender com Margaret Hagan, Jake Knapp, James Hunter, Jeff Sutherland, JJ Sutherland e outros grandes nomes?

Tenha uma experiência única de aulas a distância com a Pós PUCPR Digital. Conheça nossos cursos de pós-graduação.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.