Acompanhe
O Fórum Econômico Mundial divulgou em 2020 as habilidades que todo profissional deve desenvolver para se adaptar à transformação digital em curso. Entre elas está o domínio dos principais métodos ágeis, considerados essenciais para a gestão de um projeto.
Sim, elas estão em voga em organizações dos mais diferentes segmentos. Mas você sabe como os métodos ágeis funcionam?
Os métodos ágeis servem para adaptar o modo de trabalho às condições de um projeto, garantindo maior flexibilidade e rapidez à sua execução. Eles são fruto da Cultura Ágil , conjunto de ideias e práticas que visam a acelerar a inspeção, adaptação, correção e entrega, atendendo assim às demandas do cliente e da empresa.
As principais características dos métodos ágeis são:
Os métodos ágeis se contrapõem ao modelo Waterfall, que prevê uma grande fase de planificação para basear a execução do projeto. Isso dificulta a implantação de mudanças nas fases posteriores ao planejamento. A publicação do Manifesto Ágil, em 2001, foi o pontapé inicial na transformação das formas de trabalho em cascata não apenas entre os desenvolvedores, mas nos mais diferentes setores de uma organização.
Os métodos ágeis consideram que o planejamento de um projeto se altera durante a execução. Ou seja, eles preveem o imprevisível. E isso gera uma série de benefícios para o cliente e para o negócio:
Empresas que adotam os principais métodos ágeis estão mais próximas de serem consideradas organizações exponenciais. O adjetivo é usado para definir empresas que têm um impacto ou resultado pelo menos dez vezes maior do que a concorrência, em um período de 4 ou 5 anos. Conheça as 10 maiores organizações exponenciais do mundo.
Antes de colocar em prática os métodos ágeis listados abaixo, é importante entender o que é um projeto no meio organizacional. Segundo o Project Management Institute, um projeto é um esforço temporário que tem como objetivo criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Ele é planejado e, em seguida, é desenvolvido em etapas por pessoas que fazem parte de uma organização.
Os principais métodos ágeis deste artigo o ajudarão a planejar e executar esse projeto. Vamos lá?
O Lean é um sistema de gestão de produção que tem como objetivo eliminar desperdícios e otimizar processos para agregar valor ao cliente. Ele foi pensado inicialmente para um cenário industrial, mas sua aplicação no meio corporativo e tecnológico se mostrou bem-sucedida.
Como método ágil, o Lean é indicado para projetos reduzidos e mais objetivos. Ele é comporto por três passos principais:
O Scrum foi desenvolvido pelo programador e professor convidado da Pós PUCPR Digital Jeff Sutherland na década de 1990, inicialmente para desenvolvedores de software. Hoje o método ágil é indicado para projetos de diferentes áreas que tenham prazos apertados e requisitos mutáveis.
O método Scrum é dividido em 4 fases:
O método ágil Kanban é inspirado na filosofia Lean e foi desenvolvido pela Toyota na década de 1950. Em japonês, Kanban significa "cartão", fazendo referência aos pedaços de papel usados para marcar o andamento de um projeto.
A execução do projeto é projetada em um quadro dividido em três colunas. Nele, são distribuídos cartões, que deverão ser colocados de acordo com as seguintes etapas:
O Extreme Programming, ou simplesmente XP, também foi criado na década de 1990 para ajudar no trabalho de desenvolvedores de software. Ele passou a ser indicado para startups e empresas em processo de consolidação de uma maneira geral, pois tem como principal objetivo fortalecer a relação entre colaboradores e clientes.
O método ágil XP é dividido em 4 etapas:
É o mais recente método ágil da lista, desenvolvido pelo designer Jake Knapp em 2010 para projetos da Google. O Design Sprint tem duração de 5 dias, quando um grupo de pessoas se reúne para solucionar um problema de negócios por meio do design, prototipagem e teste de ideias com usuários. Ele é indicado para:
O grupo que irá participar do Design Sprint deve ser composto por:
O método ágil é colocado em prática nos 5 dias úteis da semana, cada uma dedicada para determinadas atividades:
Reparou no que os principais métodos ágeis têm em comum? Todos eles envolvem colaboração, ou seja, uma equipe muito bem entrosada e focada para alcançar um objetivo em comum.
Se você pensa em colocar em prática algum dos processos descritos aqui, lembre-se de garantir a autonomia de quem fará parte dele. Afinal, como explicamos mais acima, as pessoas são essenciais para o sucesso de um projeto.
Por okleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!