Acompanhe
Você provavelmente deve ter feito algum teste de QI ou de inteligência emocional na sua vida. Mas já parou para pensar na sua inteligência espiritual?
Sim, ela existe e é pesquisada por psicólogos e neurocientistas desde a década de 1990.
E não, não tem nada a ver com uma denominação religiosa específica.
A seguir, você vai entender por que desenvolver sua inteligência espiritual é importante para sua vida pessoal e profissional e, assim, se adaptar ao futuro do trabalho.
Confira:
A inteligência espiritual é a capacidade de todo ser humano de questionar o sentido da vida e de se relacionar com o mundo em que vive. Ela permite as adaptações necessárias para lidar com os aspectos imateriais do dia a dia, como valores, propósito e consciência social.
O psicólogo e consultor corporativo Richard Griffiths define a inteligência espiritual como :
“Uma dimensão mais complexa de inteligência que ativa as qualidades e capacidades do verdadeiro ‘self’, na forma de sabedoria, compaixão, integridade, alegria, amor, criatividade e paz. É um senso de significado e propósito, que pode ser combinado com o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.”
A definição de Griffith parte da ideia de que existem 3 dimensões ou tipos de inteligência:
As dimensões não estão isoladas umas das outras no cérebro humano, mas estão interligadas entre si. Uma não existe sem a outra.
Outra conceituação de inteligência espiritual importante é a do psicólogo Richard Wolman:
“Capacidade do indivíduo de atingir um objetivo social ou psicológico por meio da espiritualidade.”
Essa dimensão da inteligência humana se manifesta em atividades, eventos e relacionamentos caracterizados por um senso altruísta.
❗ IMPORTANTE: espiritualidade não é sinônimo de religião. Na Psicologia, ela se refere a “uma atitude, a um movimento interno, a uma expansão da consciência e a uma experiência subjetiva” relacionados ao amadurecimento da personalidade de um indivíduo.
Ou seja, uma pessoa pode desenvolver sua inteligência espiritual sem obrigatoriamente ter que praticar uma religião.
O termo “spiritual intelligence” (ou “inteligência espiritual”, em português) foi cunhado pela filósofa, física e professora de Oxford Danah Zohar, no livro “ReWiring the Corporate Brain” (1997, sem tradução para o português).
Três anos depois, Zohar lançaria ao lado do psiquiatra Ian Marshall o livro que popularizaria o conceito: “Spiritual Intelligence: the Ultimate Intelligence”.
A filósofa, física e professora de Oxford Danah Zohar cunhou o termo "inteligência espiritual". Divulgação.
No livro, Danah Zohar e Ian Marshall listaram 12 princípios que permitem que toda pessoa desenvolva a inteligência espiritual :
Lendo até aqui, já dá para imaginar como seria uma pessoa com alta inteligência espiritual, não é mesmo?
Um artigo do professor da Universidade de New Hampshire (EUA), John D. Mayer , resume bem essas características:
Consegue pensar em como a inteligência espiritual impacta o seu dia a dia de trabalho?
Danah Zohar explica como cada um dos 12 princípios ajuda a ter melhores posturas no trabalho , muitas delas relacionadas às soft skills valorizadas no mercado de trabalho:
Desenvolver essas habilidades é ainda mais importante no Brasil, onde 68,7% das demissões estão relacionadas à falta de habilidades sociais, de acordo com a pesquisa “Habilidades 360° América Latina 2020” da Page Personnel.
É possível aprimorar sua inteligência espiritual com pequenas atitudes no dia a dia.
O consultor Samuel Pirondi, em coluna para a Veja SP , deu 3 orientações para quem deseja começar esse processo agora mesmo:
Também é possível se especializar na área e se tornar uma referência no seu trabalho ou em seu círculo pessoal.
A Pós PUCPR Digital desenvolveu o curso Inteligência Espiritual, Carreira e Sentido de Vida para quem busca dar propósito para sua profissão.
As aulas são 100% online e a especialização é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Entre os professores que vão te guiar nessa jornada estão o historiador Yuval Noah Harari e o escritor e consultor da UNESCO Clóvis de Barros Filho.
💡Quer aprender ainda mais sobre inteligência espiritual? Confira as fontes consultadas para este artigo do Blog da Pós PUCPR Digital:
Por okleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!