Foi-se a época em que o profissional de TI seguia um estereótipo e tinha poucas opções dentro da especialização na carreira. Hoje, muitas frentes estão de portas abertas e precisam de especialistas qualificados o mais rápido possível.
Uma dessas áreas em expansão é a de gamificação, sobretudo a empresarial. Gamificação (ou gamification, do original em inglês) é o termo utilizado para falar do uso das dinâmicas e mecanismos presentes nos jogos, principalmente com o uso de novas tecnologias, para estimular o aprendizado, motivar comportamentos, guiar entre etapas e fornecer sensações de recompensa.
Continue a leitura do conteúdo que preparamos para entender como a gamificação se aplica a diferentes demandas e quais são as principais oportunidades no mercado de gamificação para profissionais de TI.
Gamificação nas empresas
A gamificação vem ganhando espaço nas empresas e, principalmente, com os setores de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas. Isso porque, como citamos, ela é uma ferramenta atual muito útil, tanto para fases de seleção de talentos, como no treinamento e motivação dos colaboradores que já fazem parte das empresas.
Destacamos algumas situações em que a gamificação pode ser utilizada no contexto empresarial:
- Como recurso para diferentes fases de processos seletivos, sejam eles remotos ou presenciais;
- Para treinamentos de novas ferramentas, mudanças de sistemas ou para desenvolver habilidades necessárias nos colaboradores;
- Em integrações para novos colaboradores ou entre os times;
- Em simulações de situações reais que ofereceriam riscos para colaboradores menos experientes, como manuseio de máquinas em uma fábrica, por exemplo;
- Em convenções de vendas e em reuniões de planejamento;
- Como preparação para um colaborador assumir um novo posto de trabalho.
Empresas renomadas já têm apostado na gamificação como a solução para os mais diversos tipos de desafios. Falamos mais sobre alguns desses casos, como os usos em empresas como Gerdau, Microsoft, Santander, Deloitte e até no exército dos Estados Unidos neste outro post aqui do blog.
Gamificação na educação
A educação é outro setor que explora a gamificação e que demonstra o crescimento da importância dessa nova ferramenta.
Nas escolas e faculdades, os recursos presentes nos jogos assumem outro papel e contexto, com uma vantagem principal: a facilitação do aprendizado. Mas esse não é o único benefício da gamificação quando aplicada ao ensino de diferentes matérias e para diferentes faixas-etárias:
- Jogos fazem parte da rotina e do despertar do interesse de crianças, adolescentes e adultos;
- A gamificação estimula a interação e a cooperação entre os alunos;
- Incentiva o desenvolvimento de habilidades como criatividade, autonomia, superação e resolução de problemas;
- Proporciona aulas mais dinâmicas e interessantes;
- Associa o aprendizado a um momento mais lúdico e relaxante;
- A retenção do conteúdo é facilitada.
A gamificação pode ser aplicada dentro e fora da sala de aula. Já é explorada por grandes centros de aprendizado, principalmente agora com o aumento das atividades realizadas na modalidade educação a distância.
Gamificação no marketing
As empresas já entenderam que a gamificação funciona muito bem com o público interno. E, se essa ferramenta também pode auxiliar a estimular comportamentos, por que não explorá-la também no desenvolvimento de estratégias, ações, interação e envolvimento com o público externo?
Com a necessidade de gerar engajamento e fidelidade com o público, a gamificação é uma ferramenta muito interessante também para os setores de Comunicação e Marketing das empresas. Muitas delas desenvolvem aplicativos próprios, que utilizam recursos dos games (como desafios, pontuação, ranking, superação e recompensas) para estimular o consumo.
No nosso post que já citamos anteriormente, nós te contamos como nomes gigantes como Starbucks e Nike estão aproveitando a onda da gamificação para criar senso de comunidade, trabalhar a imagem das marcas e criar conexões ainda mais fortes com os consumidores.
Confira todos os detalhes dessas estratégias no artigo “7 exemplos de gamificação aplicada nas grandes empresas”.
Tendências de gamificação
Como já comentamos, a gamificação é um mercado em ampla expansão.
Segundo pesquisa do ReportLinker, esse mercado mobilizou quase 7 bilhões de dólares apenas em 2018. A previsão, ainda de acordo com a pesquisa publicada, é de que aconteça nos próximos anos um crescimento expressivo dessa área, que chegará a movimentar cerca de 40 bilhões de dólares até 2024.
A democratização da internet e a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia são dois dos fatores que estimulam esse crescimento nos últimos anos.
Oportunidades para profissionais de TI
Com o crescimento por demanda e o investimento na área de gamificação, seja na frente de educação, seja na frente empresarial para os públicos internos e externos, cresce também a necessidade de contar com profissionais qualificados para trabalhar na área e desenvolver as estratégias de gamificação aplicadas.
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