Gamificação: um mercado de oportunidades para profissionais de TI

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

12 de fevereiro de 2021

Acompanhe

    Um homem está sentado em frente a um computador em um quarto escuro.

    Foi-se a época em que o profissional de TI seguia um estereótipo e tinha poucas opções dentro da especialização na carreira. Hoje, muitas frentes estão de portas abertas e precisam de especialistas qualificados o mais rápido possível.

    Uma dessas áreas em expansão é a de gamificação, sobretudo a empresarial. Gamificação (ou  gamification , do original em inglês) é o termo utilizado para falar do uso das dinâmicas e mecanismos presentes nos jogos , principalmente com o uso de novas tecnologias, para estimular o aprendizado, motivar comportamentos, guiar entre etapas e fornecer sensações de recompensa.

    Continue a leitura do conteúdo que preparamos para entender como a gamificação se aplica a diferentes demandas e quais são as principais oportunidades no mercado de gamificação para profissionais de TI.

    Um laptop está sobre uma superfície roxa ao lado de uma placa que diz aprendizagem ao longo da vida.

    Gamificação nas empresas

    A gamificação vem ganhando espaço nas empresas e, principalmente, com os setores de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas. Isso porque, como citamos, ela é uma ferramenta atual muito útil, tanto para fases de seleção de talentos, como no treinamento e motivação dos colaboradores que já fazem parte das empresas.

    Destacamos algumas situações em que a gamificação pode ser utilizada no contexto empresarial:

    Empresas renomadas já têm apostado na gamificação como a solução para os mais diversos tipos de desafios. Falamos mais sobre alguns desses casos, como os usos em empresas como Gerdau, Microsoft, Santander, Deloitte e até no exército dos Estados Unidos  neste outro post aqui do blog.

    Gamificação na educação

    A educação é outro setor que explora a gamificação e que demonstra o crescimento da importância dessa nova ferramenta.

    Nas escolas e faculdades, os recursos presentes nos jogos assumem outro papel e contexto, com uma vantagem principal: a facilitação do aprendizado. Mas esse não é o único benefício da gamificação quando aplicada ao ensino de diferentes matérias e para diferentes faixas-etárias:

    A gamificação pode ser aplicada dentro e fora da sala de aula. Já é explorada por grandes centros de aprendizado, principalmente agora com o aumento das atividades realizadas na modalidade educação a distância.

    Gamificação no marketing

    As empresas já entenderam que a gamificação funciona muito bem com o público interno. E, se essa ferramenta também pode auxiliar a estimular comportamentos, por que não explorá-la também no desenvolvimento de estratégias, ações, interação e envolvimento com o público externo?

    Com a necessidade de gerar engajamento e fidelidade com o público, a gamificação é uma ferramenta muito interessante também para os setores de Comunicação e Marketing das empresas. Muitas delas desenvolvem aplicativos próprios, que utilizam recursos dos games (como desafios, pontuação, ranking, superação e recompensas) para estimular o consumo.

    No nosso post que já citamos anteriormente, nós te contamos como nomes gigantes como Starbucks e Nike estão aproveitando a onda da gamificação para criar senso de comunidade, trabalhar a imagem das marcas e criar conexões ainda mais fortes com os consumidores.

    Confira todos os detalhes dessas estratégias no artigo “7 exemplos de gamificação aplicada nas grandes empresas”.

    Tendências de gamificação

    Como já comentamos, a gamificação é um mercado em ampla expansão.

    Segundo  pesquisa do ReportLinker , esse mercado mobilizou quase 7 bilhões de dólares apenas em 2018. A previsão, ainda de acordo com a pesquisa publicada, é de que aconteça nos próximos anos um crescimento expressivo dessa área, que chegará a movimentar cerca de 40 bilhões de dólares até 2024.

    A democratização da internet e a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia são dois dos fatores que estimulam esse crescimento nos últimos anos.

    Oportunidades para profissionais de TI

    Com o crescimento por demanda e o investimento na área de gamificação, seja na frente de educação, seja na frente empresarial para os públicos internos e externos, cresce também a necessidade de contar com profissionais qualificados para trabalhar na área e desenvolver as estratégias de gamificação aplicadas.

    Aqui, na Pós PUCPR Digital , oferecemos um curso de especialização para quem quer se aprofundar na área: Comunicação Digital, Branding e Storytelling.

    As aulas são 100% online e ministradas por professores com experiência no mercado.

    Um cartaz que diz 360 horas nele

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

    A purple and pink poster that says curadoria de conteudo exclusivos sobre saúde mental

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Um anúncio de um livro intitulado entrevista motivacional