5 livros para entender o futuro da humanidade

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

5 de junho de 2021

Acompanhe

    Prever o futuro é algo fascinante, em especial quando tentamos imaginar o que acontecerá com a humanidade nos próximos cem anos. A ciência, inclusive, conta com uma área multidisciplinar específica para estudar isso, a futurologia.

    Cientistas e intelectuais se debruçam sobre o tema para tentar entender o que acontecerá com o ser humano do ponto de vista da tecnologia, da medicina e da sociedade.

    Confira neste artigo 5 livros que o ajudarão a entender o futuro da humanidade.

    1. Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço

    Carl Sagan, 1994

    Desde o início da Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética reservavam um orçamento milionário para levar o homem à lua, muitas pessoas se perguntam por que gastar fortunas em viagens espaciais se há tantos problemas na Terra.

    Para o astrônomo Carl Sagan, o conhecimento adquirido nos programas espaciais pode significar a sobrevivência do ser humano quando os recursos do planeta estiverem se esgotando. O futuro da humanidade estaria na conquista do espaço.

    Em "Pálido Ponto Azul", o cientista traz reflexões sobre como as descobertas científicas mudaram a percepção antropocêntrica que tínhamos do universo. O título é inspirado na fotografia homônima da Terra, tirada em 1990 pela sonda Voyager 1. Este é considerado o melhor livro de divulgação científica escrito por Carl Sagan.

    2. A Física do Futuro: como a ciência moldará o destino humano e o nosso cotidiano

    Michio Kaku, 2011

    Em que estágio o desenvolvimento da ciência estará em 2100? O físico e futurologista Michio Kaku tenta responder a esta pergunta, a partir de 300 entrevistas com cientistas do mundo inteiro.

    O livro é dividido em períodos e áreas do conhecimento, como a computação, a inteligência artificial e a medicina. O autor separa as hipóteses que não passam de ficção científica das previsões que têm chances reais de acontecerem.

    Algumas das previsões selecionadas por Michio Kaku são lentes de contato conectadas à internet, carros autônomos e a cura de doenças genéticas por meio da medicina molecular.

    3. Homo Deus: uma breve história do amanhã

    Yuval Noah Harari, 2015

    Depois de explorar 75 mil anos do percurso evolutivo da espécie humana, Yuval Harari, professor convidado da Pós PUCPR Digital , se debruça sobre o futuro da humanidade em "Homo Deus". A tese central do livro é da transformação da natureza humana no século 21, a partir da desconexão entre a inteligência e a consciência.

    Os dados que produzimos todos os dias estarão no centro deste processo. Máquinas criadas pelo homem hoje são mais eficientes em reunir e analisar informações, como a ferramenta de busca da Google e o Facebook.

    Yuval Harari acredita que, em breve, organizações e não os indivíduos determinarão o futuro da humanidade, por meio de algoritmos que dizem o que devemos sentir, pensar e fazer.

    O historiador fala ainda de uma nova religião, o dataísmo. Os dados seriam a única fonte verdadeira de valor. O ser humano será aquilo que fornece para as máquinas para ter seus problemas resolvidos. Dessa forma, a humanidade não deixará de ser um acumulado de pontos de informação.

    4. Tecnologia versus Humanidade: o confronto futuro entre a Máquina e o Homem

    Gerd Keonhard, 2017

    O futurólogo Gerd Leonhard acredita que as mudanças tecnológicas mudarão a essência da humanidade e da vida no planeta. Neste manifesto, o autor questiona como usar a tecnologia em favor da humanidade sem que o ser humano perca sua identidade.

    A princípio, a automação, a internet das coisas e as alterações no DNA parecem benéficos ao homem. Mas a tecnologia não tem algo indispensável para o futuro da humanidade: a ética na hora de tomar decisões.

    5. 21 Lições para o Século 21

    Yuval Noah Harari, 2018

    A obra traz as principais ideias de de artigos e palestras proferidas por Yuval Harari sobre questões contemporâneas. O historiador aborda o nacionalismo, as mudanças climáticas, a imigração, a violência e a pós-verdade, só para citar alguns temas.

    Em entrevistas, o historiador conta que o objetivo de "21 Lições Para o Século 21" é mostrar como as perspectivas de longo prazo de seus livros anteriores dão clareza aos debates políticos atuais. A obra, aliás, inspirou a superclass exclusiva de Yuval Noah Harari na  Pós PUCPR Digital.  

    O livro concentra-se no futuro da humanidade mais imediato, em um mundo onde informações irrelevantes são produzidas em massa. Clareza se tornou sinônimo de poder e, hoje, a censura se baseia em inundar a sociedade com desinformação e distrações.

    Para Yuval Harari, se o seu livro conseguir fazer com que algumas pessoas participem do debate sobre o futuro da humanidade, ele terá cumprido sua missão. 

    As "21 lições para o século 21" são:

    Já sabe qual livro você irá ler primeiro?

    Por Redação do Blog EAD

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado