Skip to content

Carreira

Como crescer na carreira? Estes 7 livros podem ajudar!

Por Bruna Giroldo   | 

A leitura é um hábito importante em qualquer fase da vida. Na infância, ela ajuda as pessoas as descobrirem a linguagem e conhecerem o mundo. Depois, os livros passam a ser fontes de outras formas de conhecimento, como o científico e o acadêmico, além, é claro, de serem uma forma de lazer.

No âmbito da carreira e do desenvolvimento pessoal, os livros também têm um papel importante. É por meio deles que muitas pessoas de sucesso compartilham as suas experiências.

Neste artigo, você vai conhecer 7 livros que o ajudarão a crescer na carreira e ajudar você a adotar hábitos mais produtivos. Boa leitura!

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

como-crescer-na-carreira-como-fazer-amigos-e-influenciar-pessoas

A edição original deste livro, de língua inglesa, foi lançada em 1936 e ainda assim ele trata de um tema muito atual — a arte de se relacionar com outras pessoas.

Considerado um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" chegou ao Brasil no final da década de 1950 e ainda é muito procurado por quem deseja aprender técnicas eficazes de relacionamento interpessoal.

Ao longo de 306 páginas, o autor, Dale Carnegie, traz dicas para lidar com pessoas, fazer com que elas gostem de você e atrair os outros à sua forma de pensar. No final do livro, o leitor também encontra uma parte dedicada a técnicas de liderança.

2. Originais - Como os inconformistas mudam o mundo, de Adam Grant

como-crescer-na-carreira-inconformistas-adam-grant

Você acha que a criatividade é uma habilidade inata ou que pode ser desenvolvida ao longo da vida? Para Adam Grant, autor de "Originais - Como os Inconformistas Mudam o Mundo", qualquer pessoa pode aprimorar a sua criatividade.

Na obra, ele desmistifica muitas afirmações consideradas verdades absolutas sobre as mentes criativas, trazendo histórias reais e muitos estudos sobre negócios, política, entretenimento e esportes.

O livro traz técnicas que já foram aplicadas por profissionais que pensaram fora da caixa, ousaram em suas áreas de atuação e tiveram ótimos resultados. Uma das histórias contadas na obra é a de uma funcionária da Apple, que desafiou o chefe Steve Jobs.

Adam Grant é um grande estudioso da área de recursos humanos, conhecido por ser considerado um dos 40 melhores professores de administração com menos de 40 anos. Ele já prestou consultoria para empresas como Google, Disney Pixar, IBM e Nações Unidas.

3. Fique bem com o seu cérebro, de Suzana Herculano-Houzel

como-crescer-na-carreira-fique-de-bem-com-seu-cerebro

Suzana Herculano-Houzel é uma das mais renomadas neurocientistas brasileiras, colunista da Folha de São paulo e professora da Pós PUCPR Digital. Além de 6 livros de divulgação científica, ela escreveu "Fique bem com o seu cérebro", que mostra uma série de descobertas recentes da neurociência sobre o funcionamento do órgão e a sua influência na vida cotidiana.

Em 186 páginas, a autora explica como essas novas informações podem ser usadas por qualquer pessoa para alcançar autoconhecimento e bem-estar. Apesar de Suzana ser uma cientista, o livro tem linguagem amigável e aborda um assunto de forma simples e objetiva, com dicas práticas para o dia a dia.

Conheça os outros livros escritos da neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

4. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

como-crescer-na-carreira-inteligencia-emocional

"Inteligência Emocional - A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente" é um livro consagrado, que provocou alterações em protocolos de educação e mudou o mundo dos negócios. Somente no Brasil, já foram vendidos mais de 400 mil exemplares.

O autor americano Daniel Goleman traz na obra o conceito de duas mentes, uma racional e outra emocional. Segundo ele, juntas, elas moldam os destinos das pessoas e a consciência de cada um sobre as suas emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência.

Para ilustrar seus pensamentos, o autor traz histórias de casos cotidianos, mostrando que a incapacidade de lidar com os próprios sentimentos pode atrapalhar a vida em diversos setores — educação, carreira, relacionamentos etc.

Goleman acredita que a inteligência emocional se sustenta em cinco pilares: autoconhecimento, autorregulação, automotivação, empatia e habilidades sociais.

Saiba como desenvolver a inteligência emocional para crescer na carreira.

5. A Vida Que Vale A Pena Ser Vivida, de Clóvis de Barros Filho e Arthur Meucci

como-crescer-na-carreira-vida-que-vale-a-pena-ser-vivida

Para os autores do livro, deliberar sobre a própria vida é o verdadeiro patrimônio das pessoas. É por isso que o objetivo da obra é fazer com que os leitores resistam aos estímulos da sociedade que tentam impor uma determinada forma de viver a vida, quando, na verdade, a vida que vale a pena é a sua própria, com seus sonhos, medos e esperanças.

Em pouco mais de 200 páginas, os autores trazem dicas para ajudar as pessoas a entenderem que uma vida boa não é algo difícil de se alcançar.

Clóvis de Barros Filho é jornalista, autor de muitas publicações e professor na Pós PUCPR Digital. Arthur Meucci é mestre em Filosofia.

6. Manual de Persuasão do FBI, por Jack Schafer e Marvin Karlins

jack-schafer-manual-de-persuasao-fbi

Jack Schafer foi agente especial no Programa de Análise Comportamental da Divisão de Segurança do FBI e, com essa experiência, desenvolveu estratégias inovadoras para detectar mentiras e lidar com terroristas.

No "Manual de Persuasão do FBI", ele mostra como aplicar essas táticas na vida cotidiana, com foco nas relações interpessoais.

Em 256 páginas, ele traz dicas para influenciar pessoas que você acabou de conhecer, planejar sua imagem pessoal, descobrir mentiras e entender as pessoas por meio da sua linguagem corporal.

7. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey

como-crescer-na-carreira-habitos-das-pessoas-altamente-eficazes

Considerado um dos livros sobre negócios mais importantes do século XX, "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" traz alguns princípios nos quais se baseiam as soluções de problemas pessoais e profissionais.

Segundo a teoria da eficácia, desenvolvida pelo autor Stephen Covey, é preciso haver um equilíbrio a sua produção e a sua capacidade de produzir — quem produz mais, vai se esgotar, enquanto quem produz menos, perde tempo.

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen Covey são:

  1. Proatividade
  2. Trabalho com foco em objetivos
  3. Priorização de tarefas
  4. Negociação
  5. Comunicação empática
  6. Sinergia
  7. Autorrenovação.

Criar o hábito da leitura ajuda você a estar constantemente se desenvolvendo, seja na vida pessoal e nas suas relações ou na carreira.

Além da leitura, que também é uma forma de lazer, existem outras formas de se aprofundar nos temas que considera mais interessantes, como participar de grupos de estudos e fazer cursos.

>>> Saiba como escolher a melhor especialização para sua carreira no Guia Definitivo da Pós-Graduação Online.

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.