Skip to content

Pós-graduação

Especialização na área da saúde: quando vale a pena uma pós-graduação?

Por Bruna Giroldo   | 

Já pensou em fazer uma especialização na área da saúde? Todos nós sabemos que em hospitais, clínicas e centros médicos, em geral, não se pode errar e muito menos atuar sem preparo. Ao vivenciar essa realidade, buscar conhecimento e aprimorar novas técnicas são ações indispensáveis.

O mercado de trabalho é competitivo e ter uma melhor qualificação é um ótimo caminho para quem quer se destacar. Nesse contexto, a especialização na área da saúde pode auxiliar quem busca por boas oportunidades, melhor remuneração e posição profissional.

Para facilitar a escolha de uma especialização, trouxemos este artigo com as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e conheça o que é necessário avaliar para tomar essa decisão. Vamos lá?

O que é uma pós-graduação?

Uma pós-graduação é uma formação acadêmica e profissional destinada a qualquer pessoa que já tenha um diploma de graduação. O objetivo deste modelo de curso é ampliar os conhecimentos e transformar o aluno em especialista para atuar em alguma área de conhecimento, ser professor de nível superior ou pesquisador.

Existem duas classificações para cursos de pós-graduação. São elas:

Lato Sensu

Lato Sensu é uma expressão originária do latim que significa “sentido amplo”. São cursos de menor duração e voltados para a aplicação prática, de algo específico que será utilizado na rotina profissional.

Stricto Sensu

A expressão Stricto Sensu, também do latim, significa “sentido restrito”. Diferentemente do outro modelo, com foco no mercado de trabalho, a pós-graduação Stricto Sensu direciona o ensino para a pesquisa, com o objetivo de ampliar o conhecimento científico e acadêmico de alguma área.

A duração do curso é maior, e ao final o aluno se torna apto a atividades específicas. Dar aulas em universidades, por exemplo, é uma delas.

Para saber como funciona o ingresso e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nas duas modalidades, confira nosso Guia Definitivo da Pós-Graduação.

Quais os benefícios de uma pós-graduação na área da saúde?

Para crescer na carreira ou ser referência na área de atuação, um profissional da saúde precisa se capacitar. Nesse contexto, a pós-graduação é uma das melhores escolhas a serem feitas, pois oferece as práticas mais modernas e eficientes em sua grade curricular.

Ao concluir o curso, você passa a ter um diferencial competitivo que dará destaque na busca por novos cargos. Sem contar, é claro, com os salários mais atrativos, proporcionais ao nível de conhecimento.

Sendo especialista, uma possibilidade que surge é a de empreender. Ao aprimorar os conhecimentos em uma área específica, além das técnicas, você aprende sobre a gestão de empresas do segmento da saúde. Quem sabe não há uma demanda na sua cidade que pode ser resolvida por um novo negócio criado por você?

Um outro benefício importante é a possibilidade de mudança de carreira. Se você já trabalha em uma determinada área, mas sempre se interessou por outra relacionada, é a oportunidade ideal para entender melhor sobre ela. Aprenda a atuar na profissão e mergulhe fundo em busca de uma oportunidade na nova área.

Uma das áreas em alta é a da tecnologia, que se tornou uma grande aliada na promoção da saúde. Esta parceria é tão bem sucedida que até ganhou um nome: Saúde 4.0. 

Online ou presencial: qual a melhor opção?

A pós-graduação presencial faz jus ao nome, ou seja, as aulas são todas ou em sua maioria ministradas presencialmente. É preciso assistir às aulas, fazer provas, trabalhos e outras atividades na faculdade ou universidade, seguindo o “modelo tradicional”.

Já na pós-graduação online, flexibilidade é a principal característica. Este modelo mostrou-se muito atrativo nos tempos atuais, o que explica a expressiva adesão dos alunos. A área da saúde é conhecida por ter horários de trabalho diferentes da maioria das profissões e essa flexibilidade apresenta-se como uma grande vantagem para profissionais em busca de especialização.

Alguns fatores também contribuem para o sucesso do modelo, como por exemplo:

  • Liberdade para assistir as aulas de onde quiser;
  • Mais opções de cursos para a escolha;
  • Autonomia para acessar as disciplinas;
  • Contato com outros profissionais;
  • Aulas com professores renomados no mercado.

Para escolher a melhor opção, basta avaliar a sua rotina e fazer uma análise crítica sobre qual seria mais adequada ao seu perfil. Se você gosta do modelo tradicional, os seus horários de trabalho são fixos e permitem que você se comprometa com os mesmos horários das aulas durante todo o curso, o tradicional pode ser uma boa escolha.

Mas se você prefere estudar com mais liberdade, de qualquer lugar e em qualquer horário, a pós-graduação online é a ideal. Ela permite manter o equilíbrio entre trabalho, estudos, tarefas familiares e domésticas, ajustando-se perfeitamente à sua rotina e ambição profissional.

Quando começar uma especialização na área da saúde?

A hora para começar uma especialização é agora! É sempre tempo de investir na carreira e correr atrás do seu crescimento profissional. A área da saúde é dinâmica e inovadora, precisa de profissionais capacitados e treinados para oferecer o melhor para os pacientes.

Mais do que quando começar, é preciso avaliar onde será feito o curso. Pesquise bastante antes de se matricular em uma universidade ou faculdade. Analise a oferta do curso, se é uma instituição inovadora, se cumpre o que promete e, principalmente, se tem tradição e renome junto ao mercado e à comunidade acadêmica.

A PUCPR é uma universidade católica com foco em excelência educacional. Com o advento das tecnologias e a transformação digital acontecendo a todo o vapor, desenvolvemos a Pós PUCPR Digital.

O curso busca integrar as revoluções e descobertas com o futuro, através de um conteúdo amplo, prático e que possa de fato ser aplicado com sucesso na carreira.

São vários os diferenciais. Podemos citar alguns, como inovação na temática e na metodologia, cuidado com o aluno e com a experiência ao longo do curso, professores que são referências mundiais, profundidade do conteúdo e uma plataforma própria, com aulas gravadas em estúdio.

Sem deixar de lado, é claro, a humanização e as conexões que possam surgir durante toda a trajetória do aluno na instituição.

E então, o que acha de colocar em prática os seus planos de uma especialização na área da saúde? Conheça os cursos da Pós PUCPR Digital e garanta sua vaga.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.