Skip to content

Pós-graduação

Pós-graduação em saúde mental para se destacar no mercado de trabalho

Por Bruna Giroldo   | 

Ter um diploma de graduação já não é garantia de empregabilidade — hoje em dia, o mercado exige profissionais cada vez mais especializados nas áreas em que atuam. Fazer um curso de pós-graduação é uma forma de se diferenciar e ainda aumentar a sua remuneração no final do mês.

Ao longo do curso, você vai complementar os conhecimentos adquiridos na faculdade, fazer networking e se manter atualizado sobre as principais questões que envolvem a sua área.

Quando falamos especificamente sobre a Saúde, o profissional especializado e seguro sobre seus conhecimentos e processos é ainda mais valorizado. A pós-graduação em saúde mental é uma das opções para quem quer se destacar nesse mercado. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo!

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Como escolher um bom curso de pós-graduação?

A boa escolha em relação ao curso de pós-graduação é tão importante quanto a sua dedicação aos estudos. Afinal, se você optar por um curso com o qual não se identifica ou que não corresponda às suas expectativas, vai se desmotivar e deixar de enxergar um propósito nessa decisão. Neste guia, você encontra mais informações sobre como funciona uma pós-graduação, do ingresso ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para ajudar na escolha da melhor pós-graduação, nós vamos mostrar alguns pontos que você deve considerar antes de fazer a matrícula.

Objetivos de carreira

A primeira coisa que você deve analisar antes de escolher uma pós-graduação são os seus objetivos profissionais. O tema do curso deve estar alinhado com os seus planos para o futuro, de modo que ele lhe ajude a concretizá-los.

Faça uma pesquisa sobre os cursos disponíveis, veja quais oferecem conteúdos sobre as questões nas quais você quer se aprofundar e analise os pontos fortes e fracos de cada opção.

Relevância da instituição de ensino

Escolher uma instituição renomada traz muito valor ao seu currículo. Assim como acontece na graduação, na pós também é importante estudar em uma instituição que conte com bons professores, ofereça suporte de qualidade e seja bem vista na sua área.

Para fazer uma boa escolha, entre nos sites de cada uma para analisar a grade curricular e pesquisar sobre os professores. Se puder, converse com outras pessoas que já fizeram o curso para ouvir diferentes opiniões.

Modalidade do curso

Existem diferentes formatos de pós-graduação. Um deles é o Stricto Sensu, que envolve o mestrado e o doutorado, e é voltado para o meio acadêmico. Já os cursos Lato Sensu são especializações voltadas para o mercado de trabalho, com foco na aplicação prática dos conhecimentos.

Você também pode fazer cursos presenciais ou à distância. Com a evolução da internet, os cursos EAD vêm ganhando cada vez mais importância e facilitando o acesso à educação. Isso permite que você tenha muito mais possibilidades, pois também pode considerar estudar em instituições em outros estados ou até países.

Custo-benefício

Você vai precisar se programar financeiramente para fazer o curso, por isso é importante analisar o custo-benefício e escolher uma opção que se encaixe nas suas possibilidades.

Uma opção para quem não pretende gastar muito é fazer um curso à distância. Além de serem mais baratos, eles ainda ajudam você a economizar com os deslocamentos.

Quais são as disciplinas de uma pós-graduação em saúde mental?

A pós-graduação em saúde mental, como falamos, é uma excelente alternativa para profissionais da saúde que querem se destacar no mercado. O tema está em alta e cada vez mais a população se conscientiza sobre a importância de cuidar também da saúde da mente, não só do corpo.

Saiba mais sobre o conceito de saúde mental e por que profissionais capacitados nesta área serão cada vez mais requisitados pelo mercado de trabalho.

O curso da Pós Digital PUCPR tem 20 disciplinas de 15 horas de duração. Conheça cada uma delas!
  1. Vulnerabilidades psicológicas na infância e juventude do século XXI;
  2. A questão de gênero no século XXI: a subversão da liberdade ou a manutenção da ordem;
  3. Desconectado de si mesmo: a automatização dos processos e o esgotamento emocional no trabalho;
  4. Inovações tecnológicas como estratégias para saúde mental na educação;
  5. A captura da subjetividade em objeto pelo mundo digital;
  6. As promessas do mundo ao alcance de sua mão: a ilusão da felicidade e a ânsia por estar bem;
  7. Impactos das mudanças no século XXI para o idoso;
  8. A vida sem filtros e edições: os determinantes sociais sobre o adoecimento psíquico;
  9. Na sociedade das desigualdades, o cuidado com a sociedade;
  10. Algoritmos de inteligência artificial em prol de estratégias em serviços de saúde mental;
  11. No lugar dos emotions, a conexão humana, o afeto e as interações sociais;
  12. Práticas integrativas complementares em saúde mental na atenção primária em saúde;
  13. Prevenção e promoção à saúde e novas tecnologias;
  14. Cérebro a nosso favor: neurociência aplicada à saúde mental;
  15. A emergência do cuidado mediante crises em saúde coletiva;
  16. O eu ameaçado: cuidados de si em tempos de hiperconectividade;
  17. A humanização no atendimento: o uso das tecnologias leves em saúde;
  18. Por novas linguagens para expressão de saúde: a arte e a criatividade;
  19. O sentido da vida: a crise sobre sua manutenção;
  20. Ética: inteligência moral na era digital.

Como se diferenciar no mercado de trabalho?

Como você já sabe, uma boa formação já não garante diferenciação no mercado de trabalho. Hoje em dia, para se destacar, é preciso ir além, se especializando e atualizando. Veja algumas dicas a seguir!

Busque se aperfeiçoar e atualizar

Fazer uma pós-graduação é uma excelente forma de se especializar e aprofundar conhecimentos nos temas que se relacionam com os seus objetivos profissionais. Também é importante estar a par dos acontecimentos relacionados ao seu meio de atuação e as discussões que eles trazem.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia já faz parte da vida de todos e quem não aplica os avanços em suas práticas pode ficar para trás. Na saúde, a tecnologia trouxe muitos avanços na área de diagnóstico e tratamento e a tendência é que as novidades não parem de surgir. O mercado está evoluindo!

Estude gestão

Além dos conhecimentos práticos sobre a sua profissão, é importante que você saiba gerenciar processos, se organizar financeiramente e se relacionar com os colegas de trabalho. Por isso, independentemente da sua posição, não deixe de estudar gestão! Isso vai ajudar você a definir objetivos e metas e alcançá-los.

Para se destacar no mercado de trabalho não basta ter conhecimentos técnicos sobre a sua área de atuação. É preciso estar sempre estudando, se especializando e de olho em todos os acontecimentos e novidades.

Fazer uma pós-graduação em saúde mental vai ajudar você a ser um profissional melhor, ter um aumento na remuneração, fazer networking e a se relacionar melhor consigo, com os colegas de trabalho e pacientes.

A pós-graduação em Saúde mental e Desenvolvimento Humano da Pós Digital PUCPR conta com professores qualificados, possibilita seu contato direto com eles e prepara você para planejar intervenções de prevenção e promoção da saúde nos mais diversos contextos.

Inscreva-se na pós-graduação em Saúde Mental da Pós PUCPR Digital

Sobre o autor

Bruna Giroldo

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.