O que é, como aplicar e quais as etapas do design thinking

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6 de maio de 2021

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    Inovação é uma das palavras-chave para se referir aos desafios de toda empresa. Como solucionar as dores dos meus atuais e futuros clientes com eficiência e de uma forma nunca feita antes?

    Você pode não acreditar, mas a resposta para esta pergunta está na natureza humana. E ela pode ser acessada pelo design thinking, uma abordagem criativa para resolver problemas.

    E não é preciso ser designer para adotar esta perspectiva. Todo indivíduo é capaz de desenvolvê-la, desde que receba os estímulos certos.

    O que é design thinking

    O design thinking é uma abordagem para solucionar problemas de forma inovadora. Geralmente está associado ao desenvolvimento de produtos e serviços, porém o conceito é muito mais amplo.

    Tim Brown, referência em design thinking e autor do livro "Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias" (2009), explica que a abordagem alia novas tecnologias às necessidades humanas.


    • "O design thinking se baseia em nossa capacidade de ser intuitivos, reconhecer padrões, desenvolver ideias que tenham um significado emocional além do funcional, expressar-nos em mídias além de palavras ou símbolos"


    Tim Brown, em trecho de "Design Thinking - Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim Das Velhas Ideias" (2009

    A partir destas características, o design thinking ganha duas funções:


    • Expandir o conceito de design para solucionar os desafios enfrentados pelas empresas e pela humanidade;
    • Permitir que todo indivíduo encontre as melhores respostas para os problemas que enfrenta no dia a dia.

    A busca por soluções acontece de forma coletiva e colaborativa, entre equipes multidisciplinares.

    Esta abordagem é considerada mais humana por fazer um levantamento da experiência cultural, visão de mundo e necessidades reais do indivíduo, sem partir de uma premissa matemática engessada.

    Não existe uma fórmula ou um método único para ser usada. O design thinking cria condições para o surgimento de insights, ao reunir pessoas com experiências de vida diferentes.

    Todos os envolvidos no processo estão no centro – no caso do desenvolvimento de um produto, o consumidor final e todos os setores da empresa.

    Um segmento que se baseia nesta abordagem é o da gamificação, focada em trabalhar a motivação das pessoas a partir da dinâmica dos jogos. Se você quiser se aprofundar mais sobre a área, confira este artigo que explica o conceito de gamificação.

    Como aplicar este conceito?

    Em uma empresa, o design thinking pode ser adotado por todos os setores, do financeiro à TI. A abordagem é bastante útil na elaboração de novos produtos e serviços, em especial os que envolvem gamificação para engajar o consumidor final.

    Para que ela seja usada com êxito, é preciso criar um ambiente organizacional propício. Basicamente, seus colaboradores devem se sentir seguros e confortáveis de dar novas ideias.

    Também é necessário ter dados para basear o projeto. A equipe precisa fazer um levantamento das estatísticas do segmento, do feedback dos clientes e dos serviços oferecidos pela concorrência para que todo o processo de design thinking seja fluido.

    As 4 etapas do design thinking

    Agora que você já entendeu o conceito, deve estar ansioso para aplicá-lo, não é mesmo?

    O design thinking é desenvolvido em etapas. Conheça cada uma delas:

    1. Imersão

    A primeira etapa do design thinking envolve bastante pesquisa. É preciso investigar tudo o que envolve e afeta a empresa, além de analisar a concorrência.

    A imersão inclui análise SWOT, benchmarking, Big Data e feedback dos clientes.

    2. Ideação

    O brainstorming e os mapas mentais são ferramentas importantes nesta parte do processo. A ideação começa com a identificação dos pontos que precisam ser aprimorados.

    Neste momento, a conversa entre a equipe deve fluir. Ninguém deve se sentir constrangido a não compartilhar seus insights.

    3. Prototipação

    Hora dos testes. A equipe deve escolher quais ideias da etapa anterior que têm maiores chances de darem certo.

    Criar protótipos de produtos e serviços é uma forma de reduzir falhas, além de gerar economia para a empresa.

    Com os testes realizados, a equipe deve decidir se a ideia já pode ser implementada ou se mais ajustes devem ser feitos.

    4. Implementação

    Na última etapa do design thinking, é hora de levar a solução ao público. O produto ou serviço já pode ser lançado no mercado, seguindo uma estratégia de comunicação e publicidade estabelecida pela área de marketing.

    Lembre-se de que o processo não termina aqui. Um produto sempre pode ser melhorado, a partir da experiência de clientes, fornecedores e colaboradores.

    Por Redação do Blog EAD

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