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Você sabe o que são indicadores de produtividade?
Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são métricas muito relevantes para medir o nível de trabalho de uma empresa e como isso afeta os resultados.
Como é fundamental garantir que as equipes tenham uma boa performance, conhecer mais sobre os KPIs e entender como melhorar o desempenho dos colaboradores é essencial.
Se você deseja descobrir tudo isso, basta continuar a leitura!
Os indicadores de produtividade nada mais são que cálculos utilizados para medir o desempenho de uma empresa no geral. Também servem para avaliar a performance dos colaboradores individualmente.
Eles são fundamentais para agilizar e aumentar a produção, além de otimizar os processos operacionais sem afetar a qualidade dos serviços oferecidos. Isso porque, por meio dessa análise, é possível traçar novos direcionamentos e estratégias com base em resultados comprovados e não apenas em suposições.
Medir o investimento e o tempo gastos em cada processo é extremamente importante.
Assim, é possível demonstrar, na prática, como cada parâmetro precisa ser reajustado para que as metas sejam planejadas com mais assertividade e, consequentemente, atingidas.
Agora que você já sabe o que são indicadores de produtividade, precisa conhecer alguns exemplos para entender como eles funcionam na prática. A seguir, listamos os principais:
A excelência operacional é uma maneira prática de medir a eficiência de todos os processos utilizados dentro de uma empresa.
Em uma indústria, por exemplo, questões como o uso eficiente de recursos, a capacidade de atendimento às demandas e unidades produzidas sem falhas por hora seriam ideais para a mensuração dos indicadores de produtividade dos colaboradores.
Ao encontrar espaços para melhoria ou até mesmo erros, é possível aumentar a qualidade do serviço e eliminar falhas. Consequentemente, esses ajustes podem elevar os indicadores de produtividade de qualquer atividade em qualquer setor, não apenas o da indústria, como no exemplo acima.
Algo a ter sempre em mente é que equipes qualificadas equivalem a produtos — ou serviços — de qualidade.
Ou seja, isso significa que quanto maior for a qualificação da equipe, melhores são os produtos ou serviços desenvolvidos por esses colaboradores, o que reflete diretamente na satisfação do cliente final.
Ao investir em qualificação, então, a empresa estará aplicando recursos para se tornar cada vez mais competitiva no mercado. Isso porque um profissional que recebe orientação adequada executa as tarefas com mais qualidade e em um tempo menor.
Como consequência, apresentará maior produtividade, já que entregará mais do que entregava antes dentro do mesmo período de expediente.
Outro indicador de produtividade é o sucesso nas vendas.
Para definir se uma venda foi bem-sucedida ou não, é preciso estabelecer uma relação entre o índice de vitórias nas negociações que foram realizadas no período de análise — ou seja, o número de vendas que foram efetivamente fechadas e quantas oportunidades foram abertas.
Dito isso, a equipe de vendas precisa se manter em harmonia com outros setores e realmente vestir a camisa da empresa. Assim, é possível detectar em que momento uma venda não se concretizou, as tentativas frustradas e, a partir daí, solucionar todos os gargalos.
O índice de turnover, além de ser um indicador de produtividade, também é uma ferramenta extremamente útil para implantar um projeto de satisfação dos colaboradores.
Por meio dele, é possível verificar o grau de rotatividade dos profissionais dentro da empresa e avaliar onde estão os problemas que precisam ser corrigidos. Ao investigar os motivos que levam ao turnover, é possível implementar programas de desenvolvimento e treinamento dos colaboradores.
Além de contribuírem para o engajamento desses profissionais, essas estratégias podem contribuir com o aumento da produtividade, já que pessoas mais capacitadas têm condições de realizar um trabalho melhor.
Indicadores de competitividade também podem ser considerados como indicadores de produtividade. Isso porque eles revelam como a empresa está posicionada em relação aos seus concorrentes diretos.
Entre eles, o mais utilizado é o benchmarking — ou comparação com a concorrência. Por meio dele, é possível identificar diversos pontos de melhoria, inclusive em termos de produtividade. Assim, qualquer negócio consegue se tornar ainda mais competitivo.
As contribuições da neurociência no campo do trabalho podem ser muito positivas para as empresas, principalmente no que diz respeito à produtividade dos colaboradores. Confira, a seguir, como isso é possível:
O cérebro ativa os centros de dor ao se deparar com tarefas muito longas para serem cumpridas.
Isso nos leva a procrastinar, então, a melhor maneira de enfrentar esse problema é dividir o trabalho em diversos blocos menores que possam ser cumpridos de maneira ininterrupta.
Depois que cada bloco for finalizado, é possível oferecer um intervalo — de 10 ou 15 minutos — para que os colaboradores possam se descontrair e descansar. Implementar esse processo de trabalho pode estimular a equipe a ter resultados notáveis.
De acordo com a neurociência, o cérebro não é exatamente multitarefa.
O que acontece quando realizamos diversas atividades ao mesmo tempo, na verdade, é uma alternância da atenção — que varia a cada momento para um elemento diferente. Nesse estado, o desempenho em cada tarefa que tentamos realizar tende a cair.
Sendo assim, corremos o risco de não executar o trabalho da melhor maneira e gastar muito mais tempo que o normal para terminar alguma atividade. O risco de cometer erros também aumenta e todo esse excesso pode levar a uma carga maior de estresse.
Ter uma equipe de colaboradores estressados é extremamente desfavorável para a produtividade. Isso porque, de acordo com a neurociência, o corpo entra no estado de fuga ou luta nos momentos de estresse.
Quando uma pessoa está estressada, a sua produtividade cai e os equívocos aumentam, assim como a dificuldade de raciocinar. Por isso, é importante estabelecer algumas estratégias para minimizar o estresse na empresa, como ter mais flexibilidade, saber quando oferecer pausas e gerenciar bem a agenda para evitar problemas com prazos.
Conseguiu entender o que são indicadores de produtividade e a importância deles no ambiente de trabalho?
Ao implementá-los na sua empresa, você terá dados mais precisos para realizar todos os ajustes necessários, além de colaboradores muito mais produtivos.
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Por Redação Pós PUCPR Digital
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