Inscreva-se
imagem
PUCPR Logo

Gamificação e mercado de trabalho: qual a relação entre os termos?

bgiroldo • 16 de novembro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Há muito tempo a gamificação não diz respeito apenas ao mundo da tecnologia e dos videogames. Pode até parecer, pelo nome, mas a verdade é que a gamificação é uma dinâmica cada vez mais presente nos ambientes de trabalho e de aprendizado.

    O que é gamificação, afinal?

    A gamificação (ou gamification , em inglês) é o termo utilizado para falar da lógica e dos mecanismos presentes nos jogos, principalmente com o uso de novas tecnologias, para estimular o aprendizado, motivar comportamentos e fornecer a sensação de recompensa.

    Em qualquer tipo de jogo existe um objetivo a ser cumprido e obstáculos que levam o protagonista em busca da realização. A psicologia por trás dos jogos revela algo muito profundo: a conquista e a superação movem o ser humano.

    Isso significa que todos nós podemos nos beneficiar da gamificação e esse tipo de mecânica funciona em muitos aspectos da vida. Por esse motivo a gamificação tem ganho destaque no mercado de trabalho nos últimos anos.

    Como a gamificação se aplica ao mercado de trabalho?

    Lembre-se: a gamificação está relacionada ao incentivo e ao engajamento.

    Logo, ela é utilizada pelas empresas para criar ambientes estimulantes, criar motivação e despertar a produtividade. Dessa forma, a empresa se beneficia com colaboradores mais motivados e os profissionais se beneficiam ao receber estímulo para os processos do dia a dia.

    Podemos citar alguns exemplos da aplicação da gamificação nesse contexto, como em processos seletivos, incentivo ao trabalho em equipe, geração de competitividade de forma saudável e justa, em treinamentos corporativos para qualificar os funcionários, na criação de planos de carreira e na transformação de processos mais densos em algo divertido e cativante.

    Quais são os benefícios da gamificação para os profissionais?

    Além de ser muito interessante para as empresas, a gamificação é um poderoso mecanismo para os profissionais que buscam qualificação e crescimento.

    Ela estimula algumas das características mais buscadas hoje no mercado e que são citadas como os atributos esperados do profissional do futuro. Confira alguns dos principais benefícios que a gamificação pode trazer para o seu desenvolvimento:

    1. Transforma obstáculos e desafios em pontos de superação;
    2. Gera sentimentos de motivação, conquista e confiança;
    3. Facilita o aprendizado e a retenção de conteúdo;
    4. Oferece os mesmos recursos para todos e, assim, estimula a competição saudável no ambiente de trabalho;
    5. Aumenta a criatividade na resolução de problemas;
    6. Possibilita a mensuração do desempenho;
    7. Facilita a transmissão de conhecimento entre os colaboradores;
    8. Entrega feedbacks praticamente em tempo real, o que traz um estímulo constante de melhorias.

    Portanto, a gamificação possibilita não apenas a qualificação de novas habilidades, mas também a utilização desse conhecimento para se destacar no mercado de trabalho. O profissional que faz uso de gamificação tem mais facilidade no aprendizado e pode usar isso ao seu favor na hora de projetar e impulsionar a sua carreira.

    Por bgiroldo

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Share by: