Como implementar a gestão por competências em 5 passos
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7 de outubro de 2021
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O que Itaú Unibanco, BASF, Bradesco, Daimler AG e SAP têm em comum? As 5 organizações estão entre as melhores empresas para desenvolver uma carreira no Brasil, segundo o LinkedIn.
Elas alcançaram o topo da lista por atenderem, entre outros requisitos, o critério de desenvolvimento de competências dos colaboradores.
Uma empresa não precisa ter o porte das listadas acima para se tornar um bom ambiente para se trabalhar e ser um case de sucesso de gestão de pessoas. No entanto, ela deve dar uma atenção especial ao critério que elevou essas cinco organizações ao Top 5 do LinkedIn. Hoje, o desenvolvimento de competências é a melhor forma de reter talentos, aumentar a produtividade e ainda fortalecer a sensação de pertencimento à organização.
Se você ocupa um cargo de gestor
ou atua no departamento de RH, sabe que esse desenvolvimento está ligado a um processo maior de gestão de pessoas, chamado de gestão por competências. Neste artigo, você se aprofundará mais nesse modelo e conhecerá as vantagens e desvantagens de adotá-lo.
Caso você já conheça os conceitos, recomendamos que você pule para o passo a passo de como implementar a gestão por competências.É só clicar aqui.
Como funciona a gestão por competências
A gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas que rastreia, categoriza e desenvolve os conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma organização – o foco nessas três categorias é sintetizado na sigla CHA, bastante comum no meio corporativo. Esse modelo permite o alinhamento entre a gestão de pessoas e a estratégia empresarial, além de contribuir com a formação profissional e mudança de atitude em relação ao trabalho.
A gestão por competências integra um processo contínuo dentro das organizações, direcionando ações de recrutamento, treinamento, carreira, avaliação e formalização de alianças estratégicas. Para que ela seja efetiva, é necessário conciliar as expectativas das pessoas com as da organização. Outro ponto importante é envolver todos os colaboradores na adoção e manutenção do modelo.
Os principais objetivos da gestão por competência são:
Os principais tipos de competências
Para entender o funcionamento desse modelo de gestão, é preciso saber o que é uma competência. Uma competência é o resultado da mobilização de conhecimentos e capacidades em uma situação real de trabalho. Ela combina diferentes saberes para responder às situações cotidianas da organização:
Geralmente, a gestão por competências articula três principais tipos de habilidades do colaborador:
1. Competências técnicas
Também chamadas de hard skills, as competências técnicas são desenvolvidas por meio de treinamentos e da experiência profissional. São habilidades específicas para desempenhar determinada profissão.
Alguns exemplos de competências comportamentais são:
Ao contrário das competências técnicas, as soft skills não são aprendidas em um treinamento. Elas são desenvolvidas ao longo da vida, a partir de exercícios de autoconhecimento e reflexão sobre as próprias atitudes.
3. Competências funcionais
São as habilidades necessárias para desempenhar uma função. Variam de acordo com o cargo, área e nível de senioridade.
A diferença entre gestão por competências e gestão por desempenho
A gestão por desempenho é a mais tradicional, tendo como foco os resultados da empresa. O alcance das metas é o fator mais importante para basear mudanças na estratégia corporativa. Neste modelo, os colaboradores com maior performance são mais bem remunerados.
Já na gestão por competências o foco está no capital humano de uma organização. A empresa faz um investimento maior em treinamentos e em processos seletivos mais certeiros, considerando as habilidades que o time atual tem a oferecer e quais precisam ser supridas.
Isso não significa que a gestão por competências não contemple o desempenho. O modelo propõe aproveitar da melhor maneira possível as habilidades individuais dos colaboradores para o crescimento dos negócios.
Os benefícios da gestão por competências
5 passos para implementar a gestão por competências na sua empresa
Agora que você já conhece o modelo em detalhes, hora de entender como colocar a gestão por competências em prática. Se você sentiu que precisa se aprofundar ainda mais, um bom caminho é uma pós-graduação na área. É na especialização que você terá contato com quem lida no dia a dia com gestão de pessoas, conhecendo outras experiências e cases de sucesso.
Acompanhe a seguir um passo a passo simples para implementar a gestão por competências:
1. Faça um diagnóstico
Conheça a situação real de gestão de pessoas da sua organização. Peça feedbacks e relatórios de processos de RH, além de criar um perfil de competências ideais para a empresa. Faça uma lista dos conhecimentos, habilidades e atitudes que uma pessoa deve ter para ocupar cada cargo.
O ideal é construir dois sistemas do modelo de gestão por competências:
Falando especificamente do mapeamento, é importante identificar competências com as seguintes características:
Ambos os sistemas ajudarão a alinhar o que a empresa precisa com as exigências atuais de cada cargo e as competências da equipe.
2. Defina as responsabilidades dos colaboradores
As listas elaboradas no passo anterior ajudam a definir as funções e responsabilidades que refletem as competências desejadas pela empresa.
A partir do mapeamento, divida os colaboradores em categorias e defina as responsabilidades de cada um dos cargos. Assim ficará mais fácil para as equipes entenderem o seu papel para o crescimento da empresa.
É importante atualizar funções e responsabilidades de acordo com a evolução da organização.
3. Crie uma rotina de treinamentos
O treinamento é o melhor momento para o colaborador demonstrar talentos e habilidades que podem contribuir para o crescimento da organização. Ainda, essa atividade ajuda a reduzir a lacuna entre as aptidões das equipes e as funções atribuídas a elas.
O conteúdo de cada treinamento varia de departamento para departamento e dos recursos disponíveis. Você pode tentar firmar parceria com escolas e realizar cursos online, por serem mais em conta e ainda terem qualidade.
4. Aposte em uma boa comunicação
É preciso saber informar aos colaboradores quais competências se espera deles. Alguns bons recursos são um manual disponibilizado na intranet e e-mails internos. As videoconferências também são ótimas para apresentar o plano de gestão por competências para a empresa.
5. Acompanhe e mensure os resultados
A última etapa de implantação da gestão por competências não termina. Ela é um processo baseado em um modelo de mensuração constante de resultados, baseado em feedbacks, pesquisas quantitativas e qualitativas.
É com o monitoramento frequente que você saberá como os colaboradores atendem as demandas da organização, além de planejar treinamentos e processos de recrutamento.
Esperamos que este artigo sobre gestão por competências tenha ajudado no seu trabalho. Conte nos comentários como foi o processo de implementação na sua empresa.