

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
Manter-se atualizado é um pré-requisito para continuar relevante na área da saúde, especialmente com a adoção acelerada das novas tecnologias em clínicas, hospitais e laboratórios, sejam eles da rede pública ou privada. E não basta adquirir novos conhecimentos e habilidades, é preciso comprová-los.
Nos próximos parágrafos, você descobrirá como mostrar ao mercado que você está adaptado à transformação digital no setor médico – e ainda ter reconhecimento internacional. Saiba como obter certificação profissional em informática em saúde, que pode ser adquirida por:
A informática em saúde é o campo do conhecimento que investiga a aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na melhoria e transformação de sistemas, serviços e processos de saúde. É uma área interdisciplinar que envolve pesquisadores da engenharia, ciências da computação e ciências da saúde.
Entre os objetivos da informática em saúde estão a ampliação do acesso à atenção primária e secundária e a otimização do fluxo assistencial, por meio da qualificação das equipes médicas no uso das novas tecnologias na saúde.
Outros termos são usados como sinônimos para este conceito, como Saúde 4.0 , Saúde Digital, eSaúde, Telemedicina, Telessaúde e mSaúde. Todos abrangem o uso das novas tecnologias na saúde, com o objetivo de melhorar todas as etapas do processo, da prevenção à realização de procedimentos e acompanhamento de pacientes.
Em 2016, o governo brasileiro publicou uma Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) , que orienta as ações de tecnologia da informação e comunicação em todo o sistema de saúde do país.
Confira a seguir dois certificados de informática em saúde com reconhecimento internacional que deixarão seu currículo ainda mais relevante, o CAHIMS e o CPHIMS. Ambos são obrigatórios para quem deseja trabalhar em cargos de gestão no setor de saúde dos Estados Unidos e do Canadá. Empresas e healthtechs brasileiras que planejam entrar no mercado norte-americano também precisam contar com profissionais que possuam estes certificados.
Este certificado de informática em saúde é concedido pela Health Information and Management Systems Society (HIMSS), entidade global sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que reúne pesquisadores, empreendedores, governos e demais organizações de saúde com o objetivo de promover a inovação. A HIMSS tem mais de seis décadas de existência e, hoje, conta com mais de 100 mil membros ativos.
O CAHIMS é voltado para profissionais que ainda estão aprofundando seus conhecimentos de informática em saúde. Os pré-requisitos para obtê-lo são:
Para obter o certificado, o candidato precisa realizar uma prova com 115 questões de múltipla escolha, todas em inglês. Ele tem duas horas para prestar o exame, que aborda tópicos sobre healthcare, tecnologia, informática clínica, gestão de sistemas, segurança de dados e liderança. A inscrição para realizar o teste deve ser feita no site da HIMSS.
Fora dos Estados Unidos, o CAHIMS é aplicado pela Pearson VUE , que possui centros autorizados no Brasil. O candidato também pode realizar a prova de forma remota, em casa.
O candidato também deverá pagar uma taxa para ter direito ao certificado de informática em saúde. Os valores são:
O CAHIMS deve ser renovado a cada três anos, por meio de comprovação de créditos em educação continuada na área de informática em saúde, caso o profissional não queira realizar novamente a prova do HIMSS.
Também realizado pelo HIMSS, o CPHIMS é voltado para profissionais experientes na área de informática em saúde. Os pré-requisitos para ter o certificado são:
OU
OU
Assim como o CAHIMS, o candidato tem duas horas para responder 115 questões de múltipla escolha, que abordam conhecimentos sobre tecnologia da informação, sistemas de saúde dos EUA ou do Canadá e gestão de sistemas de informação. A inscrição para realizar a prova do CPHIMS deve ser feita no site do HIMSS. Os testes também são realizados pela Pearson VUE.
As taxas para obter este certificado profissional de informática em saúde são:
O CPHIMS também deve ser renovado a cada 3 anos, por meio da comprovação de créditos de educação continuada.
Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realiza todos os anos um processo de certificação profissional, o cpTICS. Para obter o certificado, o candidato deve:
A prova do cpTICS é composta por 80 questões, que abordam tópicos sobre gestão, TI, legislação brasileira e saúde digital. Para ser aprovado, o candidato deve acertar pelo menos 70% delas.
Da mesma forma que os certificados do HIMSS, o cpTICS deve ser renovado a cada três anos, por meio da comprovação de atividades de aprendizado e atualização realizadas na área de informática em saúde.
O setor de informática em saúde é bastante dinâmico e incorpora novas tecnologias constantemente. Cursos e especializações em saúde digital são uma solução para se manter atualizado e continuar relevante no mercado.
A pós-graduação em Saúde 4.0: Gestão, Tecnologia e Inovação da Pós PUCPR Digital foi desenvolvida para profissionais da saúde, gestores e empreendedores se destacarem em tempos de transformações exponenciais.
As aulas são 100% online e ministradas por professores referência em suas áreas de atuação. Faça sua matrícula agora mesmo e garanta sua vaga para a próxima turma.
Por okleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!