Saúde Mental e Neurociência

Jairo Bouer: como fica a saúde mental na sociedade do desempenho?

"As pessoas costumam se preocupar com a saúde física. Elas se preocupam com obesidade, taxa de colesterol, com pressão, com glicemia (taxa de açúcar no sangue), mas pensam muito pouco sobre sua saúde mental. Ainda há muito tabu, muito preconceito, muito estigma quando a gente fala de saúde mental.”

Jairo Bouer, psiquiatra, em podcast do Portal Drauzio Varella

Precisamos falar sobre saúde mental. É fato que a pandemia do novo coronavírus abalou o estado emocional de muitas pessoas, contudo, o adoecimento mental da população era um problema constatado em pesquisas e queixas em consultórios.

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava que o Brasil era o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de pessoas convivendo com o transtorno mental. A entidade internacional também estimava que, no mundo todo, quase 700 milhões de pessoas sofrem com algum problema de saúde mental.

Como explicar a deterioração da saúde emocional da população? Em entrevistas, palestras e aulas, o psiquiatra Jairo Bouer responde que as características da sociedade contemporânea contribuem para o adoecimento mental.

A seguir, você descobrirá quais são as características do mundo atual que prejudicam a saúde mental, de acordo com Jairo Bouer. O médico pesquisa o tema há mais de três décadas.

Quem é Jairo Bouer

O paulistano Jairo Bouer é médico psiquiatra, escritor e comunicador. Fez a graduação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a residência no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da mesma instituição.

Também é graduado em Biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na pós-graduação, Jairo Bouer tentou aliar as duas formações para compreender melhor o comportamento humano, o que o levou a Londres para cursar o mestrado em Evolução Humana e Comportamento, no Departamento de Antropologia, da University College London (UCL).

Há mais de 30 anos trabalha com divulgação médica, centrando-se na prevenção, saúde e sexualidade. O psiquiatra começou a escrever para a Folha de S. Paulo em 1993 e, desde então, assina colunas em jornais, revistas, programas de rádio e canais de televisão, como Estadão, Rede Globo, Revista Época, Canal Futura, CBN e Rádio Jovem Pan.

Jairo Bouer também é autor de 11 livros e audiolivros, entre eles "O Guia dos Curiosos sobre Sexo" (2001), escrito em parceria com Marcelo Duarte, e "Sexo & Cia" (2002). Pela editora Panda Books, lançou a coleção "Bate-Papo", que traz títulos como "Álcool, Cigarro e Drogas" (2004), "O Corpo dos Garotos" (2005), "O Corpo das Garotas" (2005) e "Primeira Vez" (2006).

Atualmente é colunista do UOL, da Rede Atlântida de Rádios (RS e SC), da AlphaFM (SP) e do Programa Encontro com Fatima Bernardes, Rede Globo. Jairo Bouer também fala sobre saúde nas redes sociais e em um site de notícias próprio.

Jairo Bouer responde sobre a relação entre saúde emocional e a sociedade do desempenho

O estado da saúde emocional da população brasileira e mundial é preocupante. A OMS prevê que a depressão será a doença mais comum do mundo até 2030. Ainda, a pandemia do novo coronavírus agravou o quadro.

No Brasil, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde sobre a saúde mental durante a pandemia, há uma elevada proporção de ansiedade na população (86,5%), seguida por eventos de estresse pós-traumático (45,5%) e, por fim, quadros depressivos graves (16%).

O adoecimento emocional da população é explicado em parte pela neurociência, porém é preciso incluir na equação as características da sociedade contemporânea. Jairo Bouer aborda esta relação em suas redes sociais, portal e colunas na imprensa, de uma perspectiva médica e social.

Para o psiquiatra, um dos principais fatores de desequilíbrio na saúde mental é a sociedade do desempenho em que vivemos, que se estabeleceu muito antes da pandemia. Somos frequentemente cobrados a cumprir expectativas de performance, produtividade e aparência, no âmbito pessoal e profissional.

E as cobranças podem vir de nós mesmos ou das pessoas que nos cercam. A maneira que encontramos para responder a elas é tentar conquistar incessantemente uma série de atributos no dia a dia. Também lidamos com um mundo altamente competitivo, que nos obriga a acumular funções e trabalhar ainda mais.

Os efeitos negativos da sociedade de performance e da competitividade são potencializados pelas idealizações. Segundo Jairo Bouer, acabamos buscando um ideal de cuidados com a imagem, de produtividade e de estilo de vida, que muitas vezes é inalcançável.

Um exemplo é o ideal da felicidade, que, ao contrário do que prega o senso comum, está diretamente ligado ao bem-estar subjetivo, ou seja, a maneira como o indivíduo pensa e sente em relação à própria vida.

A sociedade da performance, o mundo competitivo e as idealizações acabam por nos colocar em um estado permanente de tensão – e frustração. Atingir as expectativas gera estresse e ansiedade, o que, segundo Jairo Bouer, é normal até certo ponto. No longo prazo, tanta tensão acumulada se desdobra em desequilíbrios emocionais, que podem acarretar no desenvolvimento de transtornos de saúde mental.

Como prevenir este quadro e saber avaliar os riscos da ansiedade e da depressão no âmbito profissional? Jairo Bouer responde a esta e outras perguntas no curso Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness da Pós PUCPR Digital.

As aulas são em primeira pessoa e 100% online, ministradas por professores que, como Jairo Bouer, são referência em suas áreas de atuação.

Faça sua matrícula agora mesmo e garanta sua vaga na próxima turma!

Inscreva-se na pós-graduação em Neurociência da Pós PUCPR Digital