Acompanhe
Já faz alguns anos que a indústria dos games trocou a skin de cavaleiro medieval para a do executivo de sucesso. Pudera, o inventário deste personagem não para de crescer: em 2020, o setor movimentou US$ 165,9 bilhões mundialmente, 60% mais que o volume das indústrias de cinema e música juntas. No Brasil, foram US$ 1,6 bilhão em 2019, de acordo com a Newzoo.
O número de desenvolvedores nacionais também acompanha o crescimento do mercado. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), o país tem 375 empreendimentos do tipo. Além de criarem jogos para entretenimento, as empresas atendem à demanda dos meios corporativo e educacional por serious games.
Para você ter uma ideia da importância deste tipo de jogo no mercado, praticamente 50% dos jogos desenvolvidos no Brasil em 2017 eram serious games, segundo o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (IBJD). Das 227 empresas que participaram do levantamento, 126 desenvolvem exclusivamente serious games, o que representa 55% da amostra.
Deu para perceber que os jogos sérios são um dos pilares da indústria dos games, não é mesmo? Se você pensa em adotar estratégias de gamificação na sua empresa ou desenvolver o seu próprio jogo, é preciso conhecer o conceito de serious games e entender os seus benefícios. É o que você aprenderá a seguir.
Um serious game é um jogo desenvolvido com um propósito educacional, sem ter a função primária do entretenimento – o que não quer dizer que não possa ser divertido, segundo Clark Abt. De forma geral, ele possui um objetivo claro, tem um enredo e envolve competição e recompensas.
Apesar do termo ter se popularizado com a ascensão da indústria do videogame nos últimos anos, um jogo sério não precisa ser digital para alcançar os seus propósitos. Professores que utilizam papel e caneta em sala de aula para lançar um desafio aos alunos, por exemplo, já estão usando estratégias de gamificação para potencializar o aprendizado. Os jogos de tabuleiro são outro exemplo significativo.
Os serious games são bastante usados como ferramentas de ensino por facilitarem a comunicação de conceitos, além de criar um espaço aberto ao feedback ágil. Eles também ajudam pessoas de todas as idades a desenvolverem atitudes e competências para lidarem com situações reais.
Hoje, os principais segmentos dos jogos sérios são:
Enquanto um serious game é um jogo que não tem como principal objetivo o entretenimento, a gamificação é o processo de aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Saiba mais sobre o conceito de gamificação.
Os jogos sérios são ótimas ferramentas de aprendizado para todas as faixas etárias, em contextos educacionais e corporativos. Segundo mapeamento do GEDIGames da USP , os benefícios dos serious games são:
Os mais diferentes jogos sérios são lançados todos os anos. Os 6 exemplos de serious games abaixo são os ganhadores da medalha de ouro da Serious Play Conference, evento internacional realizado desde 2009 para promover o game-based learning.
Este serious game é na verdade um curso online de negociação, que simula situações reais em que o colaborador precisa resolver conflitos.
O jogo trabalha as habilidades necessárias para gerenciar uma pizzaria. Os participantes experimentam diferentes situações que podem acontecer em um restaurante de maneira segura.
Voltado para organizações que estão passando pela transformação digital. A história se passa em um ambiente náutico, onde os jogadores precisam lidar com transformações exponenciais.
Voltado para adolescentes, o serious game aborda a desinformação sobre o tabagismo e o vaping. Os jogadores passam por 10 fases e enfrentam situações que os ajudarão a compreender o poder de dizer "não".
O jogo funciona como um treinamento de empatia. O público é cuidadores de idosos que trabalham em casas de repouso.
O jogo propõe um treinamento sobre diversidade e inclusão para estudantes e recrutadores de universidades.
O desenvolvimento de um serious game é semelhante ao de um jogo digital convencional, por se basear na design bible da indústria dos videogames. O passo a passo abaixo é indicado para quem pensa em desenvolver um jogo sério próprio. Caso você esteja pensando em implantar uma estratégia de gamificação na sua empresa, confira este artigo.
Veja a seguir o passo a passo de como fazer um serious game, a partir da design bible dos jogos eletrônicos:
O roteiro é fundamental para um jogo sério alcançar o propósito educacional. Nele devem constar:
A interferência do usuário do desencadeamento da narrativa é primordial em um serious game. As escolhas que ele faz devem alterar as fases e os desafios e até resultar em um final completamente diferente. Assim ele se torna o protagonista da história e sente-se mais envolvido com as atividades.
Consiste no projeto artístico e gráfico do jogo. Além do desenvolvimento do storyboard, são descritas as características dos cenários e feitos os esboços dos personagens. A trilha sonora também entra nesta etapa.
As regras e o balanceamento do serious game são definidos nesta etapa. Também são estabelecidos os níveis de dificuldade de cada uma das fases.
É a forma de comunicação entre o jogo e o jogador, que é dividida em dois tipos:
Feito o planejamento, é hora de desenvolver o serious games. Isso acontece por duas vias diferentes:
Estas são as etapas principais para a criação de um serious game. Outras fases podem ser incluídas no processo, dependendo da complexidade do projeto ou do método de desenvolvimento empregado pelo estúdio.
Ao entender o conceito de serious games, você deu o primeiro passo para fortalecer sua carreira no mundo dos jogos. O segundo é se especializar para se destacar neste mercado em acelerado crescimento – e altamente competitivo.
Por okleina
Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!
Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!