Já faz alguns anos que a indústria dos games trocou a skin de cavaleiro medieval para a do executivo de sucesso. Pudera, o inventário deste personagem não para de crescer: em 2020, o setor movimentou US$ 165,9 bilhões mundialmente, 60% mais que o volume das indústrias de cinema e música juntas. No Brasil, foram US$ 1,6 bilhão em 2019, de acordo com a Newzoo.
O número de desenvolvedores nacionais também acompanha o crescimento do mercado. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), o país tem 375 empreendimentos do tipo. Além de criarem jogos para entretenimento, as empresas atendem à demanda dos meios corporativo e educacional por serious games.
Para você ter uma ideia da importância deste tipo de jogo no mercado, praticamente 50% dos jogos desenvolvidos no Brasil em 2017 eram serious games, segundo o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (IBJD). Das 227 empresas que participaram do levantamento, 126 desenvolvem exclusivamente serious games, o que representa 55% da amostra.
Deu para perceber que os jogos sérios são um dos pilares da indústria dos games, não é mesmo? Se você pensa em adotar estratégias de gamificação na sua empresa ou desenvolver o seu próprio jogo, é preciso conhecer o conceito de serious games e entender os seus benefícios. É o que você aprenderá a seguir.
O que é um serious game?
Um serious game é um jogo desenvolvido com um propósito educacional, sem ter a função primária do entretenimento – o que não quer dizer que não possa ser divertido, segundo Clark Abt. De forma geral, ele possui um objetivo claro, tem um enredo e envolve competição e recompensas.
Apesar do termo ter se popularizado com a ascensão da indústria do videogame nos últimos anos, um jogo sério não precisa ser digital para alcançar os seus propósitos. Professores que utilizam papel e caneta em sala de aula para lançar um desafio aos alunos, por exemplo, já estão usando estratégias de gamificação para potencializar o aprendizado. Os jogos de tabuleiro são outro exemplo significativo.
Os serious games são bastante usados como ferramentas de ensino por facilitarem a comunicação de conceitos, além de criar um espaço aberto ao feedback ágil. Eles também ajudam pessoas de todas as idades a desenvolverem atitudes e competências para lidarem com situações reais.
Hoje, os principais segmentos dos jogos sérios são:
- Jogos digitais educacionais: voltados ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades na educação básica e no ensino superior;
- Jogos digitais para saúde: criados para promover a saúde e o bem-estar dos usuários, na prevenção e no tratamento de doenças;
- Jogos digitais para formação profissional: jogos e simuladores para negócios, corporações e organizações. Têm o objetido de facilitar e reduzir custos com treinamento;
- Jogos digitais para a defesa: destinados ao treinamento militar e de segurança;
- Advergames: jogos desenvolvidos para divulgar uma marca ou produto;
- Games for change: jogos desenvolvidos para promover a inclusão social e empoderamento. Geralmente dependem de políticas públicas, pesquisas e doações institucionais para serem criados.
Gamificação e serious games: qual a diferença
Enquanto um serious game é um jogo que não tem como principal objetivo o entretenimento, a gamificação é o processo de aplicação das estratégias dos jogos nas atividades do dia a dia, com o objetivo de aumentar o engajamento dos participantes. Saiba mais sobre o conceito de gamificação.
Os benefícios dos serious games no aprendizado
Os jogos sérios são ótimas ferramentas de aprendizado para todas as faixas etárias, em contextos educacionais e corporativos. Segundo mapeamento do GEDIGames da USP, os benefícios dos serious games são:
- Desenvolvimento do raciocínio lógico e de solução de problemas;
- Melhora em funções cognitivas;
- Maior controle sobre o próprio aprendizado;
- Rompimento de preconceitos com determinadas disciplinas, como matemática;
- Personalização do serious game de acordo com a necessidade do aluno, se o jogo for digital;
- Testar decisões e estratégias em ambientes seguros;
- Feedbacks instantâneos;
- Maior motivação e engajamento dos participantes.
Exemplos de serious games
Os mais diferentes jogos sérios são lançados todos os anos. Os 6 exemplos de serious games abaixo são os ganhadores da medalha de ouro da Serious Play Conference, evento internacional realizado desde 2009 para promover o game-based learning.
Merchants
- Categoria: corporativo/habilidades vocacionais
- Estúdio: Gamelearn
Este serious game é na verdade um curso online de negociação, que simula situações reais em que o colaborador precisa resolver conflitos.
Pizza Xpress
- Categoria: corporativo/habilidades vocacionais
- Estúdio: MPS Interactive Systems
O jogo trabalha as habilidades necessárias para gerenciar uma pizzaria. Os participantes experimentam diferentes situações que podem acontecer em um restaurante de maneira segura.
Brave to the Sea
- Categoria: corporativo/habilidades vocacionais
- Estúdio: Expansão – Experiências de Aprendizagem
Voltado para organizações que estão passando pela transformação digital. A história se passa em um ambiente náutico, onde os jogadores precisam lidar com transformações exponenciais.
smokeSCREEN
- Categoria: Saúde
- Estúdio: Play2PREVENT
Voltado para adolescentes, o serious game aborda a desinformação sobre o tabagismo e o vaping. Os jogadores passam por 10 fases e enfrentam situações que os ajudarão a compreender o poder de dizer "não".
Engage with Older Adults
- Categoria: Saúde
- Estúdio: Filament Games
O jogo funciona como um treinamento de empatia. O público é cuidadores de idosos que trabalham em casas de repouso.
Diversity, Inclusion, and Equity Game
- Categoria: Ensino Superior
- Estúdio: E.I. Games LLC
O jogo propõe um treinamento sobre diversidade e inclusão para estudantes e recrutadores de universidades.
Como fazer um serious game?
O desenvolvimento de um serious game é semelhante ao de um jogo digital convencional, por se basear na design bible da indústria dos videogames. O passo a passo abaixo é indicado para quem pensa em desenvolver um jogo sério próprio. Caso você esteja pensando em implantar uma estratégia de gamificação na sua empresa, confira este artigo.
Veja a seguir o passo a passo de como fazer um serious game, a partir da design bible dos jogos eletrônicos:
1. Roteiro
O roteiro é fundamental para um jogo sério alcançar o propósito educacional. Nele devem constar:
- Elementos de entretenimento;
- Desafios ao usuário;
- Tipos e formas de interação;
- Modo de visualização;
- Pessoa do jogo (primeira pessoa ou terceira pessoa);
- Classificação (raciocínio, estratégia, aventura...);
- Diferencial em relação a outros jogos existentes.
A interferência do usuário do desencadeamento da narrativa é primordial em um serious game. As escolhas que ele faz devem alterar as fases e os desafios e até resultar em um final completamente diferente. Assim ele se torna o protagonista da história e sente-se mais envolvido com as atividades.
2. Game design (conceituação artística)
Consiste no projeto artístico e gráfico do jogo. Além do desenvolvimento do storyboard, são descritas as características dos cenários e feitos os esboços dos personagens. A trilha sonora também entra nesta etapa.
3. Game play (jogabilidade)
As regras e o balanceamento do serious game são definidos nesta etapa. Também são estabelecidos os níveis de dificuldade de cada uma das fases.
4. Interface
É a forma de comunicação entre o jogo e o jogador, que é dividida em dois tipos:
- Ingame: interface disponibilizada durante o jogo. Envia dados do jogador para a aplicação e vice-versa.
- Outgame: interface de apresentação do jogo, como introdução, instruções e configurações.
5. Desenvolvimento do serious game
Feito o planejamento, é hora de desenvolver o serious games. Isso acontece por duas vias diferentes:
- Criação artística: elaboração dos elementos que serão usados, como modelos tridimensionais, texturas e sons.
- Programação: implementação do mecanismo lógico do jogo, que deve ser integrado aos elementos gráficos e as estratégias de controle. É neste momento que é feito o protótipo do jogo.
Estas são as etapas principais para a criação de um serious game. Outras fases podem ser incluídas no processo, dependendo da complexidade do projeto ou do método de desenvolvimento empregado pelo estúdio.
Ao entender o conceito de serious games, você deu o primeiro passo para fortalecer sua carreira no mundo dos jogos. O segundo é se especializar para se destacar neste mercado em acelerado crescimento – e altamente competitivo.