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Carreira

Soft skills e liderança: o que todo gestor precisa saber

Por Olívia Baldissera   | 

Inteligência emocional. Pensamento crítico. Criatividade. Resiliência. Estes são alguns exemplos de soft skills, as habilidades sociocomportamentais que garantem um bom desempenho individual e coletivo das diferentes equipes das organizações.

Apesar de essenciais para um bom ambiente de trabalho, recrutadores alertam que profissionais com soft skills bem desenvolvidas estão em falta. Em pesquisa global do LinkedIn de 2019, com mais de 5 mil profissionais de RH, 89% dos entrevistados apontaram a falta de habilidades comportamentais como o principal motivo de contratações ruins dentro das empresas.

A demanda por soft skills se reflete também no relatório "O Futuro do Trabalho 2020" do Fórum Econômico Mundial, que concluiu que 55,4% das empresas passam por uma escassez de profissionais com habilidades específicas – tanto técnicas quanto comportamentais.

Apesar do nome do relatório, muito do que se previa para  o futuro do trabalho já se tornou realidade, em especial a demanda pelas habilidades sociocomportamentais. 

Por isso já podemos dizer que, para ter sucesso na vida profissional, não basta investir apenas no aprendizado de hard skills. É preciso trabalhar também as soft skills, consideradas habilidades que você leva consigo para todos os cargos que ocupará na sua carreira, em especial se você sonha em ser gestor. Saiba a diferença entre soft skills e hard skills.

Neste artigo, você descobrirá quais soft skills todo gestor precisa desenvolver para conquistar o respeito de sua equipe e crescer na carreira. Acompanhe!

Além da liderança: as soft skills que um gestor precisa ter

Pode parecer óbvio, mas a liderança é a principal soft skill que um gestor precisa desenvolver. "Liderança" é a habilidade de motivar um grupo de pessoas a alcançar um objetivo comum. Para isso, o gestor precisa conseguir inspirar outras pessoas e, principalmente, saber se comunicar de forma assertiva e persuasiva.

Segundo Dale Carnegie, autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, os princípios mais importantes que um bom líder deve seguir são:

  • Saber como criticar: o gestor deve comunicar à equipe que não está atingindo as expectativas, mas sem deixar de reconhecer as qualidades do time.
  • Reconhecer os próprios erros: líderes também são humanos, ou seja, tem falhas. Admitir quando errou é uma forma de conquistar a confiança da equipe e ainda ajuda alguém a mudar de comportamento.
  • Sugerir em vez de ordenar: em vez de simplesmente dar ordens, o gestor pode levar as demandas para a equipe em forma de sugestões ou perguntas.
  • Elogiar os pontos fortes: assim como o gestor deve saber criticar, ele precisa saber elogiar de forma genuína.
  • Incentivar a excelência: o respeito da equipe reflete-se em resultados melhores e metas alcançadas.
  • Transformam problemas em desafios: o gestor deve tornar as tarefas os mais simples possível para a equipe, a partir do otimismo e do encorajamento.

Para alcançar estes princípios, as habilidades comportamentais são imprescindíveis. As soft skills que um gestor precisa desenvolver são:

  1. Comunicação assertiva;
  2. Trabalho colaborativo;
  3. Adaptabilidade;
  4. Capacidade de solução de problemas;
  5. Autoconfiança;
  6. Inteligência emocional;
  7. Pensamento analítico;
  8. Negociação;
  9. Administração de conflitos;
  10. Gestão de tempo;
  11. Empatia;
  12. Resiliência.

Existem outras soft skills que têm uma alta demanda no meio corporativo, independentemente do cargo que o profissional ocupa. Saiba quais são as soft skills mais buscadas no mercado de trabalho.

Como o gestor pode desenvolver soft skills

Lembre-se de que um gestor não nasce pronto. Tornar-se um líder envolve um processo de aprendizado, que inclui o desenvolvimento de soft skills. Já existem cursos voltados ao aprimoramento das habilidades comportamentais oferecidos em instituições de Ensino Superior de prestígio.

A Pós PUCPR Digital oferece um módulo dedicado a soft skills para tomada de decisão e negociação nos cursos:

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Sobre o autor

Olívia Baldissera

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

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