21/12/2020 12:39:13

Como se adaptar à transformação digital no mercado de trabalho?

As empresas já estão se adaptando. E você? Saiba como se preparar para a transformação digital do mercado de trabalho e continue relevante na sua área de atuação.

Certamente você já ouviu falar sobre transformação digital, não é mesmo? Há quem associe o termo à internet e aos serviços online, mas trata-se de algo bem mais complexo. O fato é que o mundo já direciona a atenção para esse processo, que pode influenciar diretamente as metas e o sucesso financeiro das empresas.

Mas afinal, o que é a transformação digital? Neste artigo, falaremos sobre o conceito e explicaremos como ele se apresenta no nosso dia a dia. Entenda seu impacto nas relações de trabalho e saiba como se preparar para esta realidade.

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo que altera as estruturas de uma empresa e incorpora a tecnologia em papéis essenciais para o seu funcionamento. É introduzida para melhorar o desempenho da organização, em busca de otimizar os resultados e aumentar o alcance dos produtos e serviços oferecidos.

Ao absorver a cultura digital, uma empresa ganha em produtividade e muda o pensamento de todos os envolvidos, de colaboradores a clientes. Geralmente resolve problemas relacionados à eficácia, agilidade e desempenho dos processos.

A transformação digital envolve uma mudança radical, pode levar tempo e demandar altos investimentos. Porém, todas as empresas podem aderir ao processo, não apenas aquelas com orçamentos milionários disponíveis. Está relacionada à gestão, pois deve envolver a diretoria da empresa e não apenas o setor de TI, como muitos tendem a pensar.

Qual é o impacto da transformação digital no mercado de trabalho?

A sociedade é impactada com a transformação digital como um todo. Em relação ao mercado de trabalho, a lógica é a mesma. A tecnologia transformou as nossas vidas e têm se tornado cada vez mais presente no dia a dia.

Portanto, a transformação digital no mercado de trabalho pode ser percebida através da relação das pessoas com as máquinas. O impacto acontece desde a presença da tecnologia nos processos seletivos, às mudanças estruturais que as empresas sofreram com essa incorporação.

Algumas dificuldades podem surgir ao longo da jornada, como: falta de iniciativa, problemas técnicos e falta de profissionais para lidar com as tecnologias necessárias. Estas situações demandam pessoas qualificadas e abertas a ajudar quem já trabalha na empresa, o que reforça a necessidade de partir do topo, ou seja, de ser uma estratégia adotada pela gestão.

O perfil profissional mais cobiçado atualmente são de pessoas adaptáveis e qualificadas para atuar nesse cenário digital. Quem não se adaptar às mudanças vai encontrar dificuldades em comparação aos que já vivem e atuam nessa realidade.

Como se adaptar ao progresso tecnológico?

Aumentar a produtividade é o norte das empresas ao aderirem novas tecnologias. Porém, essencialmente os objetivos são os mesmos: oferecer boas experiências, posicionar bem no mercado e se destacar da concorrência.

Diante desse cenário, os profissionais precisam correr atrás de qualificação. O mercado exige profissionais dinâmicos, capacitados e com amplo entendimento das várias tecnologias disponíveis. Nesse contexto, fazer cursos, ter mentores e buscar novos conhecimentos são atitudes fundamentais para se destacar.

A transformação digital também está a favor dos profissionais para essa adaptação. Ela possibilitou a inovação nos processos de capacitação e treinamento, com a inserção de games, realidade aumentada, vídeos interativos e outras tecnologias que favorecem e auxiliam no aprendizado.

Qual o papel da educação nesse contexto?

A educação exerce um papel fundamental na transição e inserção definitiva no universo digital. É através de bons cursos que somos apresentados á tecnologias inovadoras, processos ágeis e conceitos disruptivos.

Com as referências adequadas, alunos se tornam profissionais aptos a conduzir, junto à empresa, na jornada da transformação digital. E o ensino a distância (EAD) é uma alternativa interessante para quem busca se atualizar.

Confira algumas características deste modelo de ensino que o diferencia dos demais:

  1. Interação com professores experientes e renomados;
  2. Flexibilidade de horário para estudo;
  3. Mais opções para a escolha do curso;
  4. Autonomia para escolher qual o local do estudo;
  5. Oportunidade de conhecer novas pessoas e ampliar os contatos profissionais.

Considere todas essas vantagens e pesquise bastante antes de se matricular. Não deixe de analisar a tradição da instituição, sua capacidade de inovação e o que ela promete na oferta do curso.

Como se diferenciar na carreira?

Devido a essas profundas mudanças, as necessidades para ocupar variados postos de trabalho se transformaram. A crença de que somente a educação formal garante bons empregos caiu por terra e no contexto atual tornou-se claro que o modelo tradicional não garante mais uma vaga no mercado.

A escola exerce um papel fundamental, pois abre portas para oportunidades melhores e fornece a base para direcionar a carreira. Porém, ela não é o único provedor de aprendizado. A transformação digital abriu vários acessos para aprofundar conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

Para se diferenciar na carreira e ter destaque no mercado de trabalho, se atualizar é o caminho. Uma dica valiosa é adotar o lifelong learning — aprendizagem ao longo da vida -, como estilo de vida e facilitador durante grandes transformações, tecnológicas ou não.

O conceito refere-se à busca por aprendizado de forma contínua, voluntária e por vontade própria. Como resultado, é possível aprender em diferentes tempos e lugares, de forma flexível, diversa e disponível. É um aprendizado que vai além do ensino tradicional, perpetua ao longo da vida adulta e se consolida nos âmbitos acadêmico, pessoal e profissional.

Fazer uma pós-graduação é uma forma de aplicar o lifelong learning na sua carreira. Neste guia, você verá como escolher a melhor pós-graduação para seus objetivos profissionais e pessoais.

E como está a sua relação com a transformação digital? Você se sente confortável com as mudanças cada vez mais rápidas do mercado de trabalho e das novas tecnologias? O conceito é complexo, não é à toa que vem reinventando negócios. Mas não se preocupe, é o momento certo para investir no seu conhecimento e na sua carreira. A jornada é contínua.

✉️ Conseguiu entender o impacto da transformação digital? Se gostou deste conteúdo, inscreva-se na News da Pós. Você vai receber todas as semanas uma seleção de artigos sobre negócios, tecnologia e carreira.

sobre o autor

Bruna Giroldo

Analista de marketing de conteúdo da Pós PUCPR Digital. Escritora e entusiasta da educação digital e do futuro do trabalho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

5 mudanças no mundo do trabalho até 2050

As empresas já estão se adaptando. E você? Saiba como se preparar para a transformação digital do mercado de trabalho e continue relevante na sua área de atuação.

Tempo de leitura

3 min