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Se alguma vez você atuou em sala de aula, sabe como é difícil despertar o interesse dos estudantes pelo conteúdo. Este é o principal desafio de professores do Ensino Fundamental e Médio de todas as áreas do conhecimento.
As aulas gamificadas se mostraram uma resposta eficaz para esta questão. Elas se baseiam em metodologias ativas de aprendizagem, além de tornarem o processo mais prazeroso para crianças e adolescentes.
Como educador, provavelmente você já ouviu falar sobre como os jogos tornam uma aula bem-sucedida. Se pensa em adotar esse recurso no seu planejamento pedagógico, aqui você encontrará um passo a passo prático para montar uma aula gamificada, mesmo que não esteja familiarizado com a gamificação.
Uma aula gamificada é um momento de aprendizagem caracterizado pelo uso estratégico da lógica dos jogos, de forma que o estudante aprenda ativamente. Ela tem como base os princípios da gamificação, uma das metodologias ativas mais difundidas no meio educacional.
Uma metodologia ativa de aprendizagem coloca o estudante, e não o professor, no centro do processo. Ele é estimulado a participar ativamente em uma aula gamificada, desenvolvendo assim novas habilidades e competências. As principais são:
O professor, assim, atua como um mediador e facilitador do processo de aprendizagem. Ele deve criar desafios coerentes com as competências que se espera que o estudante desenvolva durante a aula gamificada. Para isso, o docente deve pensar em como transformar a entrega de um conteúdo em uma atividade de descoberta, como um jogo de detetive.
A gamificação, ainda, deixa uma aula expositiva mais atraente. Os momentos em sala de aula se tornam divertidos e os estudantes se envolvem mais com as disciplinas. A aula gamificada permite que eles reflitam sobre a atividade que é realizada, sintetizando um dos pilares da metodologia ativa de aprendizagem: favorecer o ouvir, ver, perguntar, discutir, fazer e ensinar entre os discentes.
Não é necessário usar apenas jogos digitais para envolver os estudantes, os analógicos também são um ótimo recurso. O que é preciso levar em consideração é a qualidade do jogo educativo. Antes da gamificação estar em alta, Jean Piaget já havia listado as p rincipais características de um bom jogo educativo:
A gamificação na educação traz benefícios para estudantes e professores. Para os discentes, as vantagens são:
Já para os docentes uma aula gamificada significa:
Ao montar uma aula gamificada, o professor deve ter em mente que o estudante precisa desenvolver as seguintes estratégias:
Mas como construir um plano que faça os estudantes seguirem essas estratégias? Um modelo bastante adotado não só na educação, mas no meio corporativo e no desenvolvimento de jogos em geral, é o Octalysis Framework , de Yu-Kai Chou. Ele é mais avançado e reúne os elementos que não podem faltar em um projeto de gamificação.
Os dois tipos de elementos de gamificação que devem ser usados pelo professor em sala de aula são:
Abrangem as características mais básicas de um jogo, estruturando o sistema de funcionamento da aula gamificada:
São as restrições e orientações de ação de um jogo. Nem todos precisam ser usados em uma aula gamificada:
Se você ainda está no início dos seus estudos sobre gamificação, os 5 passos práticos abaixo já o ajudarão a planejar uma aula gamificada incrível. As dicas são válidas para professores de Exatas, Humanas e Biológicas. Olha só:
Defina qual o objetivo de aprendizagem da aula gamificada. Ao final da atividade, o que o estudante precisará ter desenvolvido? O que ele deve saber e compreender com o jogo?
Estabelecido o objetivo, hora de definir quais conteúdos serão abordados na aula gamificada. A atividade será multidisciplinar ou abordará uma disciplina específica?
Neste passo você irá planejar a trilha de aprendizagem, ou seja, as atividades que serão realizadas para desenvolver um conhecimento específico em um determinado espaço de tempo. É nessa etapa também que você definirá se a aula gamificada usará recursos digitais ou analógicos.
As plataformas digitais de gamificação em sala de aula mais utilizadas são:
Você não precisa usar todas de uma vez, mas é importante se familiarizar com o funcionamento de cada uma delas antes de escolher a mais adequada aos objetivos da sua aula gamificada.
Todo jogo tem regras, certo? E elas precisam ser objetivas para que todos os participantes as sigam corretamente. É preciso estabelecer os objetivos de cada etapa do jogo e os resultados esperados de cada ação dos estudantes.
Ainda, cada atividade precisa ter uma duração definida, assim como o número de conquistas e a frequência de interação entre os jogadores.
Planejamento pronto, hora de dar o start na sua aula gamificada. Lembre-se de explicar as regras aos estudantes com clareza, o que eles precisam fazer para cumprir a missão. Provavelmente eles ficarão curiosos em saber mais sobre o conteúdo abordado no jogo, por isso reserve um tempo ao final da atividade para conversar e tirar dúvidas sobre as informações usadas em cada uma das fases.
Por okleina
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