11/08/2021 07:00:00

Como estudar à distância na pós-graduação e aproveitar seu curso ao máximo

Fez a matrícula para começar uma pós-graduação online? Saiba como estudar a distância antes mesmo das aulas começarem

Você pode ter acabado de terminar sua graduação ou estar retornando à sala de aula após uma década, mas provavelmente esta dúvida deve ficar na sua cabeça: como estudar à distância e com qualidade?

Fazer uma pós-graduação online exige uma rotina de estudos semelhante à dos cursos presenciais, algo desafiador de se criar independentemente da fase da vida em que você está. Não existe um momento certo para iniciá-la, porém é importante realizar cursos de especialização ao longo da carreira para se manter atualizado e continuar relevante no mercado.

✉️ Receba de graça no seu e-mail uma seleção de artigos sobre negócios, saúde, tecnologia e carreira. Basta preencher o formulário abaixo:

Para você aproveitar ao máximo a sua pós-graduação online, separamos 8 passos que o ajudarão na sua jornada de conhecimento. Antes de descrever cada um deles, é necessário entender como o ambiente virtual impacta o seu dia a dia de estudos.

Qual a diferença entre estudar a distância e presencialmente?

A diferença entre estudar online e presencialmente está no grau de autorregulação do estudante. A psicologia conceitua a autorregulação como a capacidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, com o objetivo de se adaptar a situações específicas.

Na prática, um aluno do Ensino Fundamental, Médio ou Superior que estuda à distância é o maior responsável pela organização, monitoramento e avaliação do próprio aprendizado. Ele quem irá buscar motivação, estabelecer metas e criar estratégias para absorver o conteúdo da melhor forma possível.

De resto, a exigência em cursos EAD é a mesma que nos presenciais. O aluno precisará realizar avaliações e trabalhos, além de participar das discussões da turma. Há quase 30 anos o Ministério da Educação (MEC) reconhece o EAD como uma modalidade válida de ensino, com o mesmo peso que os cursos presenciais. Hoje não é mais necessário mencionar no currículo ou em processos seletivos que uma graduação ou pós-graduação foi cursada à distância.

Como estudar à distância em 8 passos

1. Organização é fundamental

O preparo para estudar à distância começa antes da primeira aula. Depois de escolher seu curso de pós-graduação online, explore as ementas das disciplinas para se familiarizar com o conteúdo que será abordado. Elas ajudarão a entender qual o objetivo de cada aula e o que é mais importante para se prestar atenção.

As ementas também ajudarão a estabelecer uma rotina de estudos. Quem trabalha de dia e estuda à noite, por exemplo, sabe como é difícil conciliar as atividades. Por isso é preciso definir em quais dias da semana você se dedicará à sua pós-graduação online. Você pode combinar consigo mesmo que reservará a faixa das 20h às 21h para estudar, de segunda a sexta.

Depois de ler as ementas, solicite o calendário do semestre. Ele o ajudará a definir um cronograma de estudos, que será explicado mais adiante. Peça também o e-mail das pessoas com quem você poderá tirar dúvidas ao longo do curso, como professores ou community managers.

Em suma, você deve tentar responder as perguntas abaixo para organizar seus estudos à distância:

  • Quantas disciplinas você fará no semestre?
  • O que será abordado em cada uma delas?
  • Já definiu em quais horários e dias da semana você irá estudar?
  • Você já tem em mãos o calendário do semestre? Sabe as datas dos encontros ao vivo, das provas e das entregas de trabalho?
  • Tem uma lista dos contatos necessários para tirar dúvidas? Aqui entram coordenadores, professores do curso, coordenadores e community managers.

2. Conheça as ferramentas que seu curso oferece

Geralmente, uma instituição de graduação ou pós-graduação online oferece um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a todos os estudantes. O AVA é uma plataforma que reúne conteúdo, exercícios e ferramentas para disponibilizá-los aos alunos. Ela pode ser acessada de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Acesse o AVA do seu curso assim que receber o login e a senha, para já se familiarizar com a plataforma e saber quais ferramentas e mídias ela oferece. As aulas em vídeo poderão ser assistidas em que seção? Há material de leitura disponível? Há um fórum para alunos e professores trocarem ideias? Existe uma biblioteca virtual vinculada ao AVA?

Você precisa saber quais recursos sua pós-graduação online oferece para assim montar um cronograma de estudos.

3. Monte (e siga) um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos vai além de definir os dias e horários em que você assistirá às aulas gravadas da especialização. Organize em um planner quais tópicos do conteúdo você irá estudar e em quais dias. Você pode separar o conteúdo por temas, capítulos de livro ou artigos. Preveja também os dias em que você irá estudar as anotações feitas em aula e revisar o conteúdo da disciplina.

Falando em anotações...

4. Faça anotações durante as aulas (mesmo que elas estejam gravadas)

Não importa se você é fã da dupla papel e caneta ou prefere anotar tudo no Google Docs. As anotações feitas em aula são uma ferramenta poderosa de estudo comprovada pela neurociência. A prática auxilia na memorização do conteúdo e na concentração no que está sendo dito pelo professor.

Aqui ficam dois alertas. O primeiro é, se você se distrai facilmente com as notificações do celular ou do notebook, aposte no analógico e use um caderno. O segundo: de nada adianta fazer anotações do começo ao fim da aula se você não as consultar depois.

5. Tenha um local reservado para o estudo

Este passo de como estudar à distância é clássico e sempre deve ser reforçado. Você precisa criar a sua sala de aula em casa, em um lugar silencioso. Evite estudar no quarto ou deitado no sofá.

6. Evite faltar às aulas ao vivo

Mesmo que fiquem gravados, os encontros virtuais com professores e colegas tornam o aprendizado mais rico. Eles também devem ser vistos como uma oportunidade de networking, especialmente na pós-graduação.

E já que estamos falando sobre as aulas online transmitidas ao vivo, confira boas práticas que devem ser adotadas logo no primeiro encontro:

  • Use fone de ouvido e desligue seu microfone, para evitar ruídos durante a fala do professor.
  • Só ligue o microfone para fazer perguntas ou para fazer alguma contribuição ao que está sendo dito.
  • Vai fazer alguma pergunta? Verifique se o programa de videoconferência tem a funcionalidade de “levantar a mão”.

7. Não seja multitarefas

Não, ninguém consegue se concentrar em duas tarefas ao mesmo tempo. Além de ser exaustivo, ser multitarefas prejudica a absorção do conteúdo. Durante as aulas, evite mexer no celular ou deixar a televisão ligada. Outro hábito que deve ser abandonado é ouvir o conteúdo das disciplinas enquanto faz exercícios físicos ou lava a louça. Você deve focar toda sua atenção na aula.

8. Não deixe acumular conteúdo para estudar após as aulas

Lembra que falamos sobre a importância de revisar suas anotações? Isso deve ser feito com frequência, de preferência na mesma semana da aula. Se você esperar muito tempo, a memorização do conteúdo pode ficar comprometida.

Estudar é um hábito que deve ser visto como uma atividade física: é preciso treinar um pouco todos os dias para sentir os resultados. Ele deve ser cultivado por quem quer crescer na carreira ou se recolocar no mercado de trabalho.

sobre o autor

Olívia Baldissera

Jornalista, historiadora e analista de conteúdo da Pós PUCPR Digital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Próximo conteúdo

Especialização na área da saúde: quando vale a pena uma pós-graduação?

Fez a matrícula para começar uma pós-graduação online? Saiba como estudar a distância antes mesmo das aulas começarem

Tempo de leitura

4 min