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Indicadores de performance, ou simplesmente KPIs, são fundamentais para todo negócio que deseja ter um crescimento sustentável.
Aqui você vai aprender o essencial sobre essas métricas tão importantes, além de conhecer exemplos de KPIs que norteiam as ações de empresas de todos os portes e segmentos. Confira:
Os KPIs (sigla para “ Key Performance Indicators ”, ou “Indicadores-Chave de Performance”, em português) são métricas utilizadas para medir o desempenho de uma empresa, departamento ou projeto em relação aos objetivos e metas estabelecidos na fase de planejamento.
Dentre os departamentos de uma empresa que usam KPIs no dia a dia estão o marketing, vendas, produção e recursos humanos.
Todo KPI deve ter as seguintes características para ser útil a um negócio/projeto:
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Existem vários tipos de KPIs , que devem ser adotados de acordo com os objetivos do negócio. Os principais são:
São KPIs que fornecem uma visão abrangente sobre os objetivos macro da organização. Geralmente diretores e executivos monitoram um ou dois indicadores para entender a performance da organização em um determinado período de tempo.
Indicadores usados para medir performance em um curto espaço de tempo, com foco nos processos e na eficiência.
São KPIs ligados a funções específicos, como no mercado financeiro ou na área de TI. É um tipo que também pode ser considerado como operacional ou estratégico, dependendo do motivo de ele estar sendo usado.
Leading indicators ajudam a prever resultados no curto, médio e longo prazo, enquanto os lagging measurer ajudam a entender o que aconteceu para empresa ter chegado aonde chegou.
Como dissemos acima, toda seleção de KPIs deve contemplar leading indicators e lagging measurers.
Os KPIs são importantes porque permitem que uma empresa meça seu desempenho de maneira objetiva e quantitativa, além de ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias. Eles são ótimas ferramentas para monitorar o progresso rumo a objetivos de curto e longo prazo, norteando uma tomada de decisão baseada em dados concretos.
Os KPIs também contribuem para uma cultura de responsabilidade e transparência em uma organização. Ao definir objetivos claros e medir o progresso, os colaboradores têm uma maior compreensão das expectativas da empresa em relação ao trabalho deles, direcionando assim esforços para atividades mais estratégicas.
De forma indireta, há a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo, onde todos estão trabalhando juntos em direção a um objetivo comum.
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Existem muitos exemplos de KPIs que podem ser utilizados em diferentes áreas da empresa. Aqui eles foram divididos por área, mas nada impede que diferentes departamentos de uma mesma organização acompanhem o mesmo indicador.
Conheça os principais KPIs usados pelas empresas:
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Para escolher os melhores KPIs para seus objetivos, é importante ter em mente o que a organização ou área espera alcançar.
Se você está tentando aumentar as vendas, por exemplo, pode ser interessante escolher KPIs relacionados à conversão e ao tempo médio de ciclo de vendas. Se sua meta é melhorar a eficiência da produção, pode ser mais útil escolher KPIs relacionados ao tempo de ciclo e à taxa de defeitos.
Outro fator a ser considerado é a disponibilidade de dados. Certifique-se de que você tem informações precisas e confiáveis para calcular os KPIs escolhidos.
Também é importante escolher um número limitado de indicadores para acompanhar. Muitas informações podem deixar a equipe confusa e dificultar a tomada de decisão, além de prejudicar a precisão dos dados e o uso de recursos da empresa.
Uma dica é usar o framework SMART para definir os seus KPIS. SMART é o acrônimo para:
Outra é acompanhar o conteúdo produzido por quem é especialista no assunto. Um deles é João Branco, VP de Marketing do McDonald’s no Brasil. Ele compartilha todo o conhecimento e a experiência que adquiriu em anos de carreira no perfil do Instagram @ falajoaobranco e no LinkedIn , além de ser colunista da Exame.
João Branco também é professor convidado do curso Comunicação Digital, Branding e Storytelling da Pós PUCPR Digital. Ele ministra a disciplina KPI's Estratégicos em Marketing.
As aulas são 100% online e abordam os principais indicadores do mercado, por meio de exemplos e cases atuais. Ao final da disciplina, você será capaz de julgar os principais KPIs a serem utilizados de forma estratégica nas organizações.
Por Redação Pós PUCPR Digital
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