Skip to content

Negócios e Gestão

O que é growth hacking e por que entender essa abordagem

Por Redação   | 

O que o Slack, o Instagram e o AirBnB têm em comum?

Todas as empresas de tecnologia recorreram ao growth hacking para escalar seus negócios de maneira sustentável.

O growth hacking é uma abordagem do marketing que tem como objetivo acelerar o crescimento de um negócio, por meio de experimentações e melhorias contínuas. Ela é bastante utilizada por ajudar empresas de dentro e fora do Brasil a crescer rapidamente a um custo menor.

Aprenda mais sobre growth hacking a seguir:

Qual é o conceito de Growth Hacking
Quais são as premissas do growth hacking
O ciclo de growth hacking
Por que adotar essa abordagem
As 7 técnicas de growth hacking mais conhecidas
5 livros sobre growth hacking
Como trabalhar com growth hacking

Inscreva-se no curso Comunicação Digital, Branding e Storytelling da Pós PUCPR Digital.

Qual é o conceito de Growth Hacking

Growth hacking é uma abordagem estratégica da área do marketing que visa a impulsionar o crescimento acelerado e sustentável de um negócio. O termo engloba a busca por maneiras criativas e não convencionais de aumentar o número de usuários ou clientes, sem depender exclusivamente de publicidade tradicional ou de grandes orçamentos.

A abordagem propõe a realização de experimentações e otimizações contínuas, por isso também é chamada de “experiment-oriented marketing”.

O termo "growth hacking" foi cunhado em 2010 por Sean Ellis em um blog post, que pode ser lido na íntegra aqui. Ellis é fundador da GrowthHackers e da Qualaroo, além de ter levado sua abordagem de crescimento para as empresas de tecnologia Dropbox e Eventbrite.

Sean Ellis define o profissional que adota as estratégias de growth hacking como:

“Um growth hacker é um profissional cujas ações são norteadas pelo crescimento. Tudo o que ele faz é analisado a partir do potencial impacto no crescimento escalável.”.

Naquela época, o cargo de growth hacker estava restrito às empresas de tecnologia do Vale do Silício. Hoje existe em organizações dos mais diversos portes e setores, nos mais diferentes países.

Quais são as premissas do growth hacking

O growth hacking é baseado em 3 premissas: 

  1. Crescimento: premissa que envolve as etapas de aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de usuários.
  2. Métrica norte: métrica objetiva que define o significado de “crescimento” para o negócio. É essencial para manter o foco na execução do planejamento.
  3. Experimentação: o core de toda estratégia de growth hacking. É por meio de experimentos que táticas continuam a ser aplicadas ou são descontinuadas. 

O ciclo de growth hacking

O ciclo de growth hacking é composto por 4 etapas principais, cada uma delas fundamental para impulsionar o crescimento sustentável de uma empresa. Todas devem passar por otimização contínua por meio de experimentação e análise de dados.

1. Aquisição

Etapa em que a empresa busca atrair novos usuários ou clientes para seu produto ou serviço, de forma mais eficiente e econômica.

As táticas de aquisição incluem publicidade em mídias sociais, marketing de conteúdo, SEO e campanhas de e-mail marketing.

2. Ativação

O objetivo dessa etapa é engajar os usuários, incentivando-os a usar o produto ou serviço.

Um exemplo de tática é a oferta de um guia de boas-vindas ou tutorial. O usuário também pode ser incentivado a realizar uma ação específica no produto, como criar um perfil ou configurar uma conta.

3. Retenção

A etapa de retenção visa a manter os usuários engajados por um maior período de tempo, mantendo-os satisfeitos com o produto ou serviço. Isso aumenta as chances de eles continuarem a usá-lo no futuro.

Ela envolve estratégias de oferta de recursos e conteúdos exclusivos, de personalização da experiência ou de implementação de programas de fidelidade.

4. Recomendação

A última etapa do ciclo de growth hacking tem como objetivo incentivar os usuários a indicar o produto ou serviço para outras pessoas. A ideia é aproveitar a rede de contatos da pessoa para expandir o alcance da empresa e atrair novos clientes de forma orgânica.

Ter um programa de indicação é a tática mais comum: a empresa oferece incentivos para os usuários que convidam amigos para experimentar o produto.

Por que adotar essa abordagem

Podemos citar 5 motivos que levam as empresas a investirem em growth hacking:

  1. Crescimento acelerado: por ser orientada a resultados e realizar melhorias constantes, a abordagem ajuda empresas a crescerem mais rapidamente do que as estratégias tradicionais de marketing, que envolvem menos experimentação e alterações no decorrer do processo.
  2. Baixo custo: as táticas de growth hacking incluem o uso de redes sociais, marketing de conteúdo e SEO, que atraem tráfego orgânico para o produto e, portanto, são mais econômicas do que a mídia paga.
  3. Foco no usuário: ao tentar entender as necessidades e expectativas dos usuários, a abordagem leva à criação de produtos ou serviços mais bem adaptados ao mercado, portanto, com maiores chances de serem bem sucedidos.
  4. Agilidade e inovação: a experimentação constante e pensamento criativo para encontrar soluções fomentam a inovação dentro de uma organização.
  5. Melhoria contínua: o uso de dados para tomar decisões e ajustar estratégias ao longo do processo são uma forma mais eficaz de uma empresa alcançar seus objetivos de negócio.

>>> Leia também: Como se tornar um especialista em marketing digital

As 7 técnicas de growth hacking mais conhecidas

Apesar de existirem outras estratégias, as táticas de growth hacking que não podem faltar em um planejamento de marketing são:

  1. Referral marketing: incentivar os clientes a indicar amigos ou familiares para a empresa em troca de um desconto ou outra recompensa.
  2. A/B testing: testar diferentes variações de páginas de destino, e-mails e outros materiais de marketing para descobrir o que funciona melhor.
  3. Conteúdo viral: criar conteúdo que os usuários desejem compartilhar com seus amigos, aumentando assim o alcance da marca.
  4. Conteúdo gerado pelo usuário: conteúdo criado pelas pessoas que interagem com a marca, como fotos, vídeos e textos. Deve ter relação com o produto ou serviço.
  5. Marketing de influência: colaborar com influenciadores para promover produtos ou serviços e alcançar um público mais amplo.
  6. SEO: otimizar o conteúdo do site para aparecer nas primeiras colocações dos resultados de pesquisa do Google e de outros buscadores, com o objetivo de atrair tráfego orgânico.
  7. Anúncios segmentados: usar anúncios pagos em plataformas de mídia social para atingir um público específico.

>>> Leia também: 8 técnicas de storytelling que vão encantar o seu público

5 livros sobre growth hacking

Quer se aprofundar nos conceitos e nas estratégias de growth hacking?

Confira 5 livros de empreendedores que são referência no assunto para incluir na sua lista de leitura:

Growth Hacker Marketing

  • Portfolio, 2014

Escrito por Ryan Holliday, o livro explora as estratégias de growth hacking de marcas como Facebook, Dropbox, Airbnb e Twitter. Nenhuma delas dependeu de press releases, comerciais na TV ou outdoors para se tornarem conhecidas, mas de outras ferramentas digitais que mudaram a forma como o marketing é feito pelas empresas.

O livro é voltado para empreendedores e profissionais de marketing que atuam em empresas dos mais diferentes segmentos e portes. Não tem tradução para o português.

livro-growth-hacker-marketing-ryan-holliday

Growth Hacking: Silicon Valley's best kept secret

  • Lioncrest Publishing, 2017

Raymond Fong e Chad Riddersen analisam o fenômeno do growth hacking no Vale do Silício. Também apresentam o framework que desenvolveram, o ASP™, indicado para empresas que desejam escalar o crescimento.

O livro não tem tradução para o português.

livro-growth-hacking-silicon-valley-best-kept-secret

High Growth Handbook

  • Stripe Press, 2018

O investidor anjo e executivo de tecnologia Elad Gil comparitlha suas experiências nas empresas Airbnb, Twitter, Google, Stripe e Square neste livro. Para ele, elas seguem um padrão de estratégias de growth hacking que pode ser seguido por todo empreendedor.

O livro não tem tradução para o português. 

livro-high-growth-handbook-elad-gil

Tração

  • Alta Books, 2018

Com o subtítulo “Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial de sua base de clientes”, o livro de Gabriel Weinberg e Justin Mares resume ferramentas para que toda startup consiga colocar em prática a abordagem do growth hacking.

O livro tem tradução para o português. 

livro-tracao-gabriel-weinberg-justin-mares

Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido

  • Alta Books, 2018

Livro de Sean Ellis, o pioneiro do growth hacking. Ele detalha a metodologia a partir dos cases da AirBnb, do LinkedIne e da Uber. Para colocá-la em prática, é necessário montar equipes multifuncionais, com designers, engenheiros de software e analistas de marketing.

O livro tem tradução para o português.

livro-hacking-growth-sean-ellis

Como trabalhar com growth hacking

Não existe uma formação específica para trabalhar com growth hacking. No entanto, há algumas características que o profissional precisa desenvolver, de acordo com Sean Ellis:

  • Ter um mindset empreendedor e assumir a responsabilidade pelo crescimento de um negócio, o que é altamente arriscado;
  • Ter o desejo de conectar o público-alvo com a solução oferecida pelo negócio;
  • Ter criatividade para pensar em formas únicas de direcionar o crescimento do negócio, além de testar e incrementar técnicas comprovadas e já usadas em outras empresas;
  • Ter disciplina para seguir o processo de priorização de ideias do growth hacking;
  • Ter capacidade analítica para discernir quais estratégias manter e quais descartar.

Todas são soft skills, habilidades socioemocionais que podem ser desenvolvidas no seu dia a dia.  Mas também existem hard skills indispensáveis para se tornar um growth hacker. Para aprendê-las, o melhor caminho é fazer um curso com profissionais que são referência na área.

A professora convidada da Pós PUCPR Digital Tahiana D'Egmont.A professora convidada da Pós PUCPR Digital Tahiana D'Egmont

Na Pós PUCPR Digital, você aprende técnicas comprovadas de growth hacking com Tahiana D'Egmont, growth hacker e empreendedora que atua em startups desde 2005. Ela é professora do curso Canais de Aquisição: Growth Hacking.

As aulas são 100% online e o curso tem 15 horas de duração. Ao final, você recebe um certificado da PUCPR para incluir no seu LinkedIn e comprovar todo o conhecimento que você adquiriu.

Acelere sua carreira com os cursos da Pós PUCPR Digital!

Sobre o autor

Redação

Redação

Conteúdo para você se preparar para o pós. Vamos criar o futuro juntos?

Assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo.