Faça a gestão de entregas com a Estrutura Analítica de Projetos (EAP)
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23 de novembro de 2022
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Foi dada a largada para mais um projeto na empresa! Mas... Por onde começar?
Um bom ponto de partida é a Estrutura Analítica de Projetos (EAP), um diagrama recomendado pelo Project Management Institute (PMI) para evitar alterações frequentes no escopo.
Veja como montar uma EAP a seguir:
O que é a Estrutura Analítica de Projetos (EAP)
Também chamada de Método Cascata, a Estrutura Analítica de Projetos (EAP)
é um processo de divisão das tarefas que devem ser executadas para alcançar os objetivos de um projeto, de forma hierárquica e orientada às entregas. Geralmente, é representada por um diagrama.
As tarefas são divididas em níveis, que devem trazer um resumo das atividades que devem ser feitas por cada um dos departamentos da empresa. Esses conjuntos de tarefas são chamados de pacotes de trabalho.
Cada pacote de trabalho é independente em relação os outros, além de ser único. Um projeto conta com pacotes que não se repetem em nível algum da EAP, que acaba por organizar e definir o todo o escopo do projeto.
Essa é a definição do PMBOK, guia internacional de boas práticas de gestão de projetos do PMI. O manual chama a EAP de Work Breakdown Structure (WBS).
O PMBOK indica o uso da EAP por ser uma ferramenta que dá visibilidade às principais entregas do projeto, o que facilita o controle do tempo e do custo.
A imagem abaixo é um exemplo de EAP entregável para a construção de uma bicicleta. Repare em como os níveis e os pacotes de trabalho são organizados.
A diferença entre a EAP e o cronograma do projeto
A EAP é o primeiro passo para montar o cronograma de um projeto.
O cronograma reúne as atividades, recursos e prazo de um projeto. Ele deve ser executável e de fácil compreensão, indicando o que deve ser feito.
Já a EAP é um documento mais geral, que não lista todas as atividades. Estas são resumidas nos pacotes de trabalho, que indicam como as tarefas devem ser executadas.
Entendida a parte conceitual, chegou o momento de praticar!
Toda EAP
deve ser elaborada pelo gerente de projetos, que vai definir como a divisão das tarefas será feita:
Como já conversamos, o número de níveis depende da complexidade do projeto. Mas, de maneira geral, a construção da EAP acontece em 4 passos.
1. Mapeamento dos requisitos
O gerente deve mapear tudo o que é necessário para a execução do projeto. Assim é possível identificar entregas, tarefas e custos.
O ideal é realizar entrevistas, grupos de discussão e questionários com membros dos departamentos envolvidos para levantar quais requisitos devem ser previstos.
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