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A neurociência já se mostrou uma grande aliada do marketing, incluindo o branding. Os métodos dela são bastante eficazes em ações de fortalecimento de marcas, em especial as que envolvem experiências multissensoriais.
Entenda o que é neurobranding e conheça cases de sucesso que usaram essa área para se conectar de forma mais significativa com os consumidores.
O neurobranding é uma área do neuromarketing que se concentra especificamente na aplicação de métodos da neurociência e da psicologia para entender como o cérebro humano processa informações relacionadas a marcas.
Ele busca desvendar os mecanismos por trás da percepção, emoção, memória e tomada de decisão dos consumidores quando impactados por uma marca. O objetivo é usar essas conclusões em ações de branding que gerem conexões profundas e duradouras com o público-alvo.
Na prática, isso significa que, com as ferramentas de neurobranding, os profissionais de marketing podem identificar os elementos sensoriais e textuais que geram maior impacto emocional, criando assim mensagem mais eficazes.
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Dentre as principais técnicas emprestadas da neurociência, o neurobranding utiliza principalmente:
Para inspirar o seu trabalho, selecionamos 3 cases de neurobranding. Todos criaram experiências multissensoriais para cativar o público.
Elaborado pela Agência Cricket, em 2013, a Cabine de Tendências da Pernambucanas ilustra bem o uso do brand sense, uma estratégia que explora os cinco sentidos para criar uma experiência de marca mais imersiva e memorável.
A cabine simulava um provador de roupas, mas que ia além da experiência visual tradicional, incluindo:
A campanha teve como resultado um aumento significativo no reconhecimento da marca Pernambucanas como uma loja de moda descolada, atraindo a atenção de formadoras de opinião, como blogueiras de moda.
Este case exemplifica o uso do som e da música para criar uma identidade sonora única para a marca MetrôRio. Em 2011, a agência Zanna Sound foi contratada para desenvolver uma estratégia de Sound Branding que tornasse a marca mais carioca e próxima ao público.
A partir de pesquisas de mercado e da análise do perfil do público, a agência definiu:
A estratégia de Sound Branding foi um sucesso, resultando em um aumento na identificação do público com a marca e na percepção do MetrôRio como uma empresa moderna e inovadora.
O último case é de 2012 e aconteceu em Seoul, capital da Coreia do Sul. O objetivo da ação de neurobranding era associar a marca Dunkin' Donuts ao aroma de café.
Para isso, a agência coreana Cheil criou um sistema que liberava o aroma de café dentro dos ônibus sempre que o jingle da empresa era veiculado no rádio.
Mais de 350 mil pessoas foram impactadas pela ação, que levou a um aumento de 16% nos visitantes das lojas Dunkin' Donuts de Seoul e de 29% nas vendas. Quem teve contato com o aroma também ficou mais inclinado a associar a marca de rosquinhas a café.
💡 Quer saber mais sobre neurobranding? Confira as fontes que foram consultadas para a elaboração deste guia:
*Conteúdo produzido com a ajuda de inteligência artificial.
Por Olivia Baldissera
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