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O que faz um Analista de Inteligência de Mercado: salário, carreira e formação

okleina • 10 de maio de 2021

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    Você lembra quando começaram a sair reportagens sobre o Big Data nos principais jornais do Brasil? O conceito se disseminou nos anos 2000 e hoje representa números impressionantes quando falamos em geração de dados. 

    Só em 2018 foram criados 33 zetabytes (ZB) de novos dados no mundo, sendo cada zetabyte o equivalente a 1 trilhão de gigabytes. Até 2023, o volume de novas informações pode chegar a 103 ZB, segundo o relatório Using Data Intelligently: Unification and Pipelining Patterns in the Digital Economy , da IDC Infobrief.

    A incomensurável quantidade de dados esconde informações valiosas para o sucesso de um negócio, independentemente do seu segmento. É nesta hora que o marketing intelligence entra em ação, ao coletar, analisar e tirar insights das informações sobre um setor específico. 

    Hoje o analista de inteligência de mercado é indispensável  para o sucesso d os times de vendas, marketing , produto e relacionamento de uma empresa.  Mas o que este profissional faz no dia a dia?  

    A seguir, você entenderá qual é o conceito de marketing  intelligence , o que faz um analista de inteligência de mercado e o que você pode fazer para atuar na área .

    O que é marketing intelligence ou inteligência de mercado? 

    Também chamado de inteligência de mercado, o m arketing  intelligence  é  uma abordagem baseada em coleta e análise de dados  externos  com o objetivo de desenvolver estratégias de negócio. Mais do que monitorar  concorrentes quem trabalha nesta área  tenta entender o que acontece fora da porta da empresa para aumentar a competividade.  

    Os dados são transformados em inteligência para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, resultando em melhores produtos e serviços, maior satisfação do cliente e descobertas de oportunidades no segmento de mercado.  

    O termo  “marketing intelligence”  foi usado pela primeira vez pelo pesquisador Hans Peter  Luhn  em 1958, no artigo A business  intelligence  system , publicado na IBM  Journal   of   Research   and   Development .  

    O cientista da computação usou a expressão para se referir às novas tecnologias do período pós-guerra. O conceito de marketing  intelligence  como entendemos hoje se popularizou na década de 1980 , referindo-se ao potencial dos dados de otimizar decisões estratégicas.  

    Com o Big Data, o marketing  intelligence  se tornou mais sofisticado,  a partir d a complexidade de informações disponíveis. Saiba mais sobre o Big Data e a importância da análise de dados para o marketing. 

    O que faz um analista de inteligência de mercado? 

    O analista de inteligência de mercado ou marketing  intelligence  é o responsável por extrair insights do grande volume de dados à disposição da empresa. Ele faz o mapeamento, segmentação e estudo do mercado para identificar riscos e oportunidades de negócio. A função inclui benchmarking e investiga ção do perfil dos clientes.  

    Para exercer esta função,  profissional  precisa desenvolver sof t skills como pensamento analítico, raciocínio lógico , autogerenciamento  e comunicação assertiva.  O trabalho que ele fará no dia a dia é :  

    1. Monitorar as fontes de dados relevantes para o negócio;  
    2. Coletar, organizar e analisar os dados;  
    3. Antecipar tendências e mudanças no mercado;  
    4. Identificar falhas e melhorias em processos e produtos;  
    5. Organização de relatórios e dashboards para serem apresentados aos demais setores da empresa e aos tomadores de decisão.  

    A realização destas tarefas demanda d o analista de inteligência de mercado  o domínio de ferramentas   de  data  analytics Descubra  a diferença entre  este termo e os conceitos de   Data Science  e  Big Data

    Qual o salário de um analista de inteligência de mercado? 

    O salário do analista de inteligência de mercado varia de acordo com o tamanho da companhia e com o nível de experiência do profissional.  

    Um analista de inteligência de mercado sênior pode ganhar até R$ 15 mil em organizações com faturamento acima de R$ 500 milhões. Em empresas com um faturamento menor, o salário chega a R$ 8,4 mil.  

    Já quem está no início da carreira do marketing  intelligence  tem uma média salarial de R$ 6,2 mil em empresas de grande porte. Os  profissionais júniores  que integram os times de pequenas e médias empresas recebem, em média, R$ 3,4 mil.  

    Os valores  fazem parte do guia salarial da Robert Half , que fez um levantamento da s profissões que estão  em  alta em  2021  no mercado de trabalho . O relatório da empresa de recrutamento também apontou que  a demanda por especialistas em marketing  intelligence  é alta em startups e nos setores de educação, saúde, logística, varejo e alimentos e bebidas.

    A formação para trabalhar com marketing intelligence

    Não é exigida uma graduação específica para atuar como analista de inteligência de mercado. Geralmente, quem trabalha com marketing intelligence  tem formação em Administração,  Publicidade, Sociologia, Estatística, Marketing,  entre outras.  

    Mas  é necessário  atender a dois pré-requisitos para crescer na carreira de marketing  intelligence : ter um nível intermediário de inglês e  uma pós-graduação no currículo.   

    Por não haver uma formação específica na área, é na especialização que  o profissional irá aprofundar seus conhecimentos técnicos em Big Data, Digital  Analytics , UX e modelos preditivos.

    Para você se tornar referência na área de inteligência de mercado, a  Pós PUCPR Digital  preparou o  curso  Big Data e Marketing I ntelligence , com aulas  100% online ministradas por professores referência.

    Por okleina

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