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Você lembra quando começaram a sair reportagens sobre o Big Data nos principais jornais do Brasil? O conceito se disseminou nos anos 2000 e hoje representa números impressionantes quando falamos em geração de dados.
Só em 2018 foram criados 33 zetabytes (ZB) de novos dados no mundo, sendo cada zetabyte o equivalente a 1 trilhão de gigabytes. Até 2023, o volume de novas informações pode chegar a 103 ZB, segundo o relatório Using Data Intelligently: Unification and Pipelining Patterns in the Digital Economy , da IDC Infobrief.
A incomensurável quantidade de dados esconde informações valiosas para o sucesso de um negócio, independentemente do seu segmento. É nesta hora que o marketing intelligence entra em ação, ao coletar, analisar e tirar insights das informações sobre um setor específico.
Hoje o analista de inteligência de mercado é indispensável para o sucesso d os times de vendas, marketing , produto e relacionamento de uma empresa. Mas o que este profissional faz no dia a dia?
A seguir, você entenderá qual é o conceito de marketing intelligence , o que faz um analista de inteligência de mercado e o que você pode fazer para atuar na área .
Também chamado de inteligência de mercado, o m arketing intelligence é uma abordagem baseada em coleta e análise de dados externos com o objetivo de desenvolver estratégias de negócio. Mais do que monitorar concorrentes , quem trabalha nesta área tenta entender o que acontece fora da porta da empresa para aumentar a competividade.
Os dados são transformados em inteligência para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, resultando em melhores produtos e serviços, maior satisfação do cliente e descobertas de oportunidades no segmento de mercado.
O termo “marketing intelligence” foi usado pela primeira vez pelo pesquisador Hans Peter Luhn em 1958, no artigo A business intelligence system , publicado na IBM Journal of Research and Development .
O cientista da computação usou a expressão para se referir às novas tecnologias do período pós-guerra. O conceito de marketing intelligence como entendemos hoje se popularizou na década de 1980 , referindo-se ao potencial dos dados de otimizar decisões estratégicas.
Com o Big Data, o marketing intelligence se tornou mais sofisticado, a partir d a complexidade de informações disponíveis. Saiba mais sobre o Big Data e a importância da análise de dados para o marketing.
O analista de inteligência de mercado ou marketing intelligence é o responsável por extrair insights do grande volume de dados à disposição da empresa. Ele faz o mapeamento, segmentação e estudo do mercado para identificar riscos e oportunidades de negócio. A função inclui benchmarking e investiga ção do perfil dos clientes.
Para exercer esta função, o profissional precisa desenvolver sof t skills como pensamento analítico, raciocínio lógico , autogerenciamento e comunicação assertiva. O trabalho que ele fará no dia a dia é :
A realização destas tarefas demanda d o analista de inteligência de mercado o domínio de ferramentas de data analytics . Descubra a diferença entre este termo e os conceitos de Data Science e Big Data .
O salário do analista de inteligência de mercado varia de acordo com o tamanho da companhia e com o nível de experiência do profissional.
Um analista de inteligência de mercado sênior pode ganhar até R$ 15 mil em organizações com faturamento acima de R$ 500 milhões. Em empresas com um faturamento menor, o salário chega a R$ 8,4 mil.
Já quem está no início da carreira do marketing intelligence tem uma média salarial de R$ 6,2 mil em empresas de grande porte. Os profissionais júniores que integram os times de pequenas e médias empresas recebem, em média, R$ 3,4 mil.
Os valores fazem parte do guia salarial da Robert Half , que fez um levantamento da s profissões que estão em alta em 2021 no mercado de trabalho . O relatório da empresa de recrutamento também apontou que a demanda por especialistas em marketing intelligence é alta em startups e nos setores de educação, saúde, logística, varejo e alimentos e bebidas.
Não é exigida uma graduação específica para atuar como analista de inteligência de mercado. Geralmente, quem trabalha com marketing intelligence tem formação em Administração, Publicidade, Sociologia, Estatística, Marketing, entre outras.
Mas é necessário atender a dois pré-requisitos para crescer na carreira de marketing intelligence : ter um nível intermediário de inglês e uma pós-graduação no currículo.
Por não haver uma formação específica na área, é na especialização que o profissional irá aprofundar seus conhecimentos técnicos em Big Data, Digital Analytics , UX e modelos preditivos.
Para você se tornar referência na área de inteligência de mercado, a Pós PUCPR Digital preparou o curso Big Data e Marketing I ntelligence , com aulas 100% online ministradas por professores referência.
Por okleina
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