Futuro do trabalho

Como se tornar o profissional do futuro? Com a palavra, estudantes da Pós PUCPR Digital

Continuar a aprender ao longo da vida é uma resposta que se repete nos estudos sobre o futuro do trabalho feitos por órgãos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Também chamada de lifelong learning, essa habilidade é colocada em prática por estudantes da Pós PUCPR Digital assim que iniciam nossos cursos online. São profissionais que têm uma experiência high tech e high touch para compartilhar com você e, assim, ajudá-lo a se preparar para o pós.

Você confere o que eles aprenderam a seguir. Mas já podemos adiantar o que é preciso para ser um profissional do futuro, a partir das experiências de cada um deles:

• Autoconhecimento;
  • Conhecimento multidisciplinar;
  • Desenvolvimento de soft skills, as habilidades socioemocionais;
  • Alfabetização digital, ou seja, entender e saber usar as novas tecnologias no dia a dia;
  • Realização de cursos e especializações atualizados às necessidades do mercado e da sociedade.

3 qualidades da Pós PUCPR Digital que capacitam o profissional do futuro

Tiago Machado, Thiago Castro, Altair Turbay Jr. e Miguel Ostoka Rogyski elencaram o top 3 qualidades que fizeram com que escolhessem a Pós PUCPR Digital:

1. Professores referência;
  2. Facilidade de estudar em qualquer lugar, a qualquer hora;
  3. Conteúdo relevante para a prática profissional.

Tiago Machado cita Yuval Harari e Patch Adams como exemplo de professores referência do curso que ele faz, a especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano. “Os professores são muito comprometidos em nos transmitir o conhecimento e nos dar feedback daquilo que estamos aprendendo ou não dentro do curso”, destaca.

A facilidade de estudar em qualquer lugar a qualquer hora é possível graças ao formato da pós-graduação online, que permite a conexão em primeira pessoa com professores e colegas de outras cidades – e até de outros países.

Outro diferencial é a metodologia de ensino exclusiva da Pós PUCPR Digital, baseada no Experience Learning. Ela cria uma experiência de aprendizagem de qualidade para o estudante, que tem acesso a um conteúdo que passou por uma curadoria cuidadosa.

Os professores PUCPR também estimulam o estudante a desenvolver o pensamento crítico, criativo e analítico na prática, por meio do projeto de aplicação desenvolvido ao longo do curso.

“Você pode fazer uma pós-graduação de altíssimo nível dentro da sua casa”, resume Turbay.

Ser um profissional do futuro significa se adaptar às mudanças

O momento de profundas transformações na sociedade, desencadeadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação, fez com que o psicólogo Ulisses Cunha buscasse uma especialização para complementar sua formação.

A matriz da especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano chamou a atenção do psicólogo, que também trabalha como professor.

Outro fenômeno que acelerou as mudanças na sociedade foi a pandemia de Covid-19, resultando em um grande salto tecnológico na área da saúde. Profissionais da área da saúde tiveram que se adaptar à transformação digital, o que levou Daniela Baumgarten a fazer o curso Saúde 4.0: Gestão, Tecnologia e Inovação da Pós PUCPR Digital.

“A pós me forneceu ferramentas e conhecimentos que hoje fazem a diferença no meu trabalho. São muitas ideias e insights que você pode usar na sua prática. E ter participado de uma turma bem eclética (multiprofissional) também engrandeceu muito o debate e a formação", conta Daniela.

O Direito é outra área do conhecimento que passa pela transformação digital. A advogada Ana Paola de Almeida que o diga: com 25 anos de atuação em propriedade intelectual, ela se viu no universo das startups e do Direito Digital.

A especialização em Direito 4.0: Direito Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança ofereceu para a advogada as informações necessárias para se manter atualizada.

"É um aprendizado que a gente leva não só para o exercício da profissão, mas também para a vida, como cidadã, como consumidora digital”, explica a advogada.

Reparou no que essas 3 histórias têm em comum?

Ulisses, Daniele e Ana Paola buscaram conhecimento para se adaptar a mudança. Para isso, escolheram as especializações da Pós PUCPR Digital.

Vida transformada pela Pós PUCPR Digital

Juliana Gonçalves, egressa do curso Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness da Pós PUCPR Digital. Créditos: Priscila Fiedler/RPC.Priscila Fiedler/RPC

Quem já terminou um curso da Pós PUCPR Digital garante que a experiência é transformadora.

É o caso da psicóloga Juliana Gonçalves, que se mudou de Barretos, no interior de São Paulo, para Curitiba para trabalhar em uma clínica de neurodesenvolvimento infantil. Ela fez a especialização em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.

O conhecimento adquirido ajudou a psicóloga a desenvolver novas habilidades, que possibilitaram a criação de um grupo terapêutico para pais de crianças no espectro autista. Para Juliana, esse grupo também precisa de cuidados.

“Estudar na Pós PUCPR Digital permitiu que eu trouxesse novas vivências para o meu trabalho como psicóloga e fez com que eu olhasse para os meus pacientes de uma nova perspectiva”, conta a psicóloga.

Juliana também passou a olhar para si mesma de outra forma, com mais autoconsciência. As aulas ainda a ensinaram a tomar decisões de forma mais assertiva. A egressa da Pós PUCPR Digital compartilha mais detalhes da experiência no Estúdio C da RPC.

As experiências desses profissionais foram úteis para o seu desenvolvimento? Acompanhe o Blog da Pós PUCPR Digital para mais conteúdo sobre o futuro do trabalho.