Inscreva-se
imagem
PUCPR Logo

Como potencializar os resultados com a gestão multigeracional

6 de dezembro de 2024

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Uma pesquisa realizada pela empresa Sputnik demonstrou que 8 a 10 líderes têm dificuldade em gerir uma equipe multigeracional.


    Mesmo não sendo uma tarefa fácil — afinal, você precisa lidar com muitas diferenças ao mesmo tempo —, conseguir administrar essas características pode transformar os resultados de uma empresa. 


    Conheça os desafios enfrentados na gestão multigeracional e saiba como liderar uma equipe de diferentes gerações. 

    Desafios de gerir uma equipe multigeracional 

    Mesmo sendo uma realidade cada vez mais comum nas empresas atuais, os gestores ainda têm dificuldade em gerir uma equipe multigeracional. 


    Entre os desafios enfrentados, os principais são: 

    Diferentes formas de comunicação 

    A comunicação eficiente é a base de toda empresa, mas, quando lidamos com equipes de gerações diferentes, isso pode se tornar um desafio. 


    Afinal, enquanto os Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) valorizam reuniões presenciais, chamadas telefônicas e e-mails formais, os Millennials e a Geração Z (nascidos entre 1981 e 2012) preferem uma comunicação mais rápida e digital. 


    Por conta disso, os gestores precisam encontrar um meio-termo que funcione para todo mundo, mantendo a troca de informações entre os membros da equipe. 

    Conflitos de valores e expectativas 

    Profissionais de diferentes gerações cresceram em cenários econômicos, sociais e históricos diversos, impactando diretamente em seus valores e expectativas — tanto profissionais, como pessoais. 


    Diante disso, os gestores precisam aprender a lidar com trabalhadores que valorizam a lealdade à empresa, estabilidade e respeito à hierarquia, assim como com aqueles que priorizam a flexibilidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e interações horizontais. 

    Adaptação às tecnologias 

    As tecnologias estão evoluindo rapidamente e exigem cada vez mais que as empresas se modernizem, adotando ferramentas atualizadas. 


    O resultado? De um lado, temos profissionais mais velhos “resistentes à mudança”, por não receberem o suporte e treinamento adequados a essa transição. 


    Do outro, temos a Geração Z, que cresceu em um mundo digital e possui maior familiaridade com essas soluções inovadoras, mas pouca paciência com quem não entra rapidamente no ritmo.

    Quais são as oportunidades da equipe multigeracional?

    Muitos gestores ficam presos aos desafios acima, acreditando ser impossível administrar uma equipe multigeracional e acabam separando esses profissionais. 


    Em algumas empresas, encarar esse cenário como um problema pode até mesmo causar o etarismo, ou seja, a discriminação de trabalhadores por conta da idade.


    No entanto, aqueles que buscam superar esses desafios e criar equipes com pessoas de diferentes gerações podem aproveitar excelentes oportunidades. 


    Afinal, a diversidade de perspectivas, visões e experiências (profissionais e de vida) enriquece a tomada de decisões, resolução de problemas e, principalmente, o desenvolvimento de novas ideias. 


    A união entre o “tradicional que funciona” com “a necessidade de inovar” abre portas para a melhoria contínua de produtos ou até mesmo a criação de novos. 


    Outros benefícios proporcionados por uma equipe multigeracional são: 

    • Aprendizado e mentoria cruzada entre os profissionais; 
    • Equipe com ampla base de conhecimento e habilidades; 
    • Aumento do engajamento dos funcionários; 
    • Diminuição do turnover e retenção de talentos.

    Qual o papel do gestor na organização dessas equipes? 

    O gestor é o responsável por entender quais são as habilidades e potenciais que se complementam, criando equipes realmente completas e diversificadas. 


    Além disso, possui o papel de promover essa interação multigeracional e, principalmente, criar um ambiente seguro e respeitoso para todos, no qual os profissionais se sintam valorizados, independentemente da idade. 


    Veja abaixo algumas dicas de como colocar isso em prática: 

    1. Incentive a comunicação aberta e eficaz 

    Nesse caso, o gestor deve encontrar canais de comunicação interna que funcione para todos os membros da equipe, buscando um equilíbrio entre a formalidade dos mais velhos e a instantaneidade dos mais novos. 


    Além disso, promova (alguns) encontros presenciais e até mesmo interações mais sociais, como happy hours, nas quais os membros das equipes possam se conhecer melhor. Com certeza, muitos encontrarão pontos em comum que nem imaginavam. 

    2. Desenvolva programas de mentoria cruzada 

    Esses encontros servem para os profissionais poderem compartilhar seu conhecimento, experiência e sabedoria de vida no geral. 


    Portanto, é importante abrir esse espaço, tanto em grupo como individualmente, mostrando que todos possuem voz ativa na organização e que suas ideias serão escutadas. 


    Aproveite os momentos individuais para entender quais mudanças precisam ser colocadas em prática e reprimir comportamentos que contrariam a cultura de diversidade que deseja implementar. 

    3. Incentive a inclusão e o respeito 

    Para uma equipe multigeracional funcionar, é preciso que todos os membros estejam alinhados a esses propósitos: inclusão e respeito. 


    Ainda que suas visões sejam diferentes (o que é esperado), todos precisam possuir esse alinhamento, criando um ambiente de trabalho sem discrição por conta da idade — onde todos possam ser ouvidos igualmente. 

    4. Valorize as contribuições de cada geração 

    Enquanto o profissional mais novo conhece habilidades técnicas mais modernas, o mais antigo compreende melhor o funcionamento dos processos da empresa. 


    Ou seja, cada um pode contribuir para o negócio, basta o gestor aprender como valorizar essas capacidades. 


    Para isso, você deve aprender como estudar cada membro das equipes, identificando esses pontos fortes e combinando-os com outros profissionais que consigam suprir seus pontos fracos. 


    Celebre também as conquistas de cada um (individualmente e em grupo) e sempre incentive a participação ativa de todos, seja nas reuniões ou durante o desenvolvimento das ideias. 

    5. Promova a capacitação contínua 

    Essa adaptação não será fácil no início, não apenas por conta de resistência, mas também por falta de conhecimento. 


    Afinal, muitos profissionais não conhecem os benefícios que uma equipe multigeracional tem a oferecer ou simplesmente não sabem como gerenciar essas diferenças, em prol do mesmo objetivo. 


    Por conta disso, é fundamental que sua empresa invista em capacitação, não apenas para os gestores, mas também para os membros das equipes. Faça isso e perceba o processo fluir com maior facilidade! 

    >>> Leia também: 

    Por

    Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe com seus amigos!

     

    Assine a News da Pós para ficar por dentro das novidades


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.


    Quero receber

    Conteúdo Relacionado

    Share by: